Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Arte e Cultura

Espaço Toque de Arte Unesc comemora 23 anos com
a exposição “Margem do Rio”

Abertura da mostra do artista plástico Leandro Jung acontece nesta terça-feira (19/09), às 20h30min, no Bloco Administrativo da Universidade (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc)

A Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), por meio da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias e do Setor de Arte e Cultura, convida os apreciadores e apaixonados pela arte, para a abertura, nesta terça-feira (19/09), às 20h30min, de mais uma exposição no Espaço Cultural “Toque de Arte”. Desta vez, o artista plástico Leandro Jung, de Orleans/SC, é quem expõe obras e expressa uma visão ambientalista com a mostra intitulada “Margem do Rio”.

O artista traz uma mensagem sobre as consequências das ações poluentes nas águas do Rio Palmeiras, localizado em sua cidade natal, contaminadas pelos resíduos da extração do carvão. A água suja tinge tecidos e a ação das folhas que caem das árvores da Mata Atlântica deixam marcas nos retalhos posicionados, na floresta, pelo artista. Com seu olhar, Jung, mostra, com detalhes, as marcas que os resíduos de queimadas na mata auxiliar, às margens do rio, em contatos com as pedras, deixam impregnados os tecidos brancos.

Para ele, o tempo cronológico determina as horas, os dias, as semanas e os meses em que cada proposta artística ficou inserida na natureza. “Os períodos chuvosos e secos, o movimento da poluição das águas do rio, as digitais deixadas pelas pedras e as mudanças da floresta são marcas do tempo meteorológico. O tempo que não é duplo, tem duas ações, cronológica e climática”, define.

“O retorno do artista Leandro Jung, egresso do curso Artes Visuais da Unesc, é de grande importância. As interpretações são muitas, vejo como uma forma de denúncia a problemáticas ambientais de longa data e como um grito para o despertar da consciência para o cuidado com a natureza e todos os seres vivos. Leandro é um artista defensor do ambiente de vida”, avalia a coordenadora do Setor de Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig.

Esta é a exposição de número 138, contemplada pelo Edital 338/2022 para projetos expositivos temporários no Espaço Toque de Arte, um local criado há 23 anos pela Unesc, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex), com apoio da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias (Dirext) e execução do Setor de Arte e Cultura.

A mostra estará aberta à visitação de escolas e à comunidade, de 19 de setembro a 11 de outubro de 2023. Para agendar uma visita monitorada os interessados poderão enviar um e-mail para o setor de Arte e Cultura da Unesc:cultura@unesc.net ou entrar em contato pelo telefone 3431-2622.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *