Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Jornada Empreendedora encerra
mais uma edição com êxito

Empreendedores receberam diversas orientações para aprimoramento de atividades (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc)

A Jornada Empreendedora da Unesc concluiu mais uma edição com sucesso, totalizando 14 encontros e mais de 50 horas de capacitação. Este evento é parte dos programas e projetos de Empreendedorismo e Inovação da Universidade, em parceria com a Associação de Micro e Pequenas Empresas de Criciúma e Região (Ampe), visando estreitar os laços entre a academia e os empreendedores locais.

A reitora Luciane Ceretta ressalta o compromisso da Unesc como uma Universidade Comunitária em contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Sul catarinense. “Além de fornecer certificados, a Unesc agrega valor ao fomentar redes e ecossistemas, compartilhando conhecimento e oportunidades para diversos aspectos do desenvolvimento regional”, salienta a reitora.

O coordenador do projeto, professor Leonel Luiz Pereira, destaca os seis eixos temáticos trabalhados durante os encontros, proporcionando aos participantes uma compreensão abrangente sobre diversos aspectos do empreendedorismo. Empresas como a de Simone Bortoluzzi testemunharam o valor dessas capacitações, identificando áreas de melhoria e ajustes necessários para impulsionar seus negócios.
“Essa oportunidade nos proporcionou uma visão profunda do funcionamento de uma empresa, identificando o que está sendo feito corretamente, onde estão os pontos de melhoria e as áreas que precisam de ajustes. Muitas vezes, nos encontramos no meio de todas as tarefas, mas sem clareza sobre a lucratividade, a eficácia do marketing ou a qualidade dos produtos e serviços oferecidos”, disse Simone, que é personal organizer.

“Sabemos o quão desafiador é empreender no Brasil, especialmente quando é a primeira vez. Muitas vezes, seguimos nossos instintos e cometemos erros ao tentar aprender. No entanto, essa jornada nos proporcionou conhecimentos e exemplos do mundo real, mostrando-nos quanto ainda temos a evoluir. Agora, podemos aplicar essas lições em nosso negócio de forma mais eficaz, buscando os resultados que tanto almejamos, de maneira mais ágil e eficiente. Esses aprendizados transcendem a sala de aula e terão um impacto significativo em nosso empreendimento”, comentou Simone.

“Essa experiência empreendedora nos ensinou a ser mais assertivos, especialmente no marketing e na gestão financeira, corrigindo os erros do passado e permitindo-nos evoluir”, compartilhou ela.

Com o propósito de desenvolver mentes para resolver problemas complexos, a Unesc mantém um diálogo constante com sociedade e com a comunidade acadêmica. Atendendo em Ensino, Pesquisa e Extensão, tem a Inovação e o Empreendedorismo presentes, de forma transversal, em todas as dimensões acadêmicas.

De acordo com a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, ao longo de sua caminhada, a Universidade comprovou sua expertise quando essa é a pauta. “Há cerca de 10 anos, começamos a refletir sobre a necessidade de trabalhar com Inovação e Empreendedorismo, a partir dos movimentos que a própria sociedade vinha realizando”, explica. “O propósito é justamente esse. Conectar”, diz Gisele.

Para o professor Wilciney Villan, um dos mentores do projeto, a experiência foi bastante interessante, especialmente por ser a primeira turma. “As pessoas estavam realmente curiosas para descobrir o que poderiam aprender. Começamos com o diagnóstico, identificando problemas e facilidades, passamos pela elaboração do modelo de negócio, o que permitiu uma reflexão mais estratégica. Em seguida, entramos na parte financeira e de mercado, e agora estamos trabalhando no plano estratégico. Muitos participantes nem imaginavam a importância desse passo antes do curso. É muito interesse e agrega a todos”, explicou Pereira.

“A troca de experiências tem sido fundamental. Os participantes trazem suas vivências, questionamentos e dúvidas, enquanto nossos professores oferecem orientação e mentoria ao longo do processo. Além de contribuir, também aprendemos muito como espectadores, ouvindo as discussões. É uma experiência muito rica para todos os envolvidos”, comentou o coordenador do projeto.

Aprendizados

Para Guilherme Pavan Vieira, proprietário de um food truck familiar, esta oportunidade proporcionou uma visão privilegiada do funcionamento de uma empresa, permitindo-o analisar suas práticas, identificar áreas de melhoria e compreender melhor o que está por trás de seus sucessos e falhas.

“Antes, estávamos sobrecarregados, tentando lidar com todas as responsabilidades sem uma visão clara de nossa rentabilidade, qualidade ou estratégias de marketing. Agora, estamos mais conscientes da importância da organização em todos os aspectos do negócio, desde aquisições de produtos até negociações eficazes”, observou.

“Aprendemos a arte da negociação e a importância de estabelecer metas claras para o futuro, o que nos ajudou a definir onde queremos estar e como planejamos chegar lá nos próximos anos. Para mim, que costumo lidar com todas as áreas do negócio, desde compras até marketing, essa orientação foi um verdadeiro divisor de águas, ajudando-me a enfrentar desafios com mais confiança e clareza. As horas foram dedicadas com muito amor, cada professor que veio, uma entrega, um carinho de preocupação, de ver realmente se importar com o seu negócio”, relatou.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *