Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Eventos

Grupos de pesquisa da Unesc apresentam dados sobre estudos desenvolvidos em saúde coletiva no primeiro dia da 13ª Semana de Ciências e Tecnologia 

Seis temas foram apresentados por acadêmicos-pesquisadores e debatidos por professores de forma virtual 

As pesquisas que estão sendo realizadas sobre a saúde coletiva nos grupos de estudos da Unesc foram apresentadas na tarde desta segunda-feira (24/10), no primeiro dia da 13º Semana de Ciências e Tecnologia (SCT). Seis temas foram abordados em forma de paineis por representantes de diversos estudos sobre a saúde de diferentes segmentos da população como adolescentes e idosos.

Temas apresentados

 A acadêmica Ligia Milanez Venturini apresentou o estudo sobre “o Tratamento intra-articular com triancinolona hexacetonida associado a nanopartículas de ouro reduz a degeneração da cartilagem em modelo animal de osteoartrite”.  Conforme o estudo evidenciado: “A associação entre TH e GNPs administrados por via intra-articular promoveu reversão das alterações oxidativas e redução dos níveis de citocinas pró-inflamatórias, sendo capaz de prevenir a progressão da patologia e minimizar a degradação articular”.

A residente Júlia Origotti, do Programa de Residência Multiprofissional, demonstrou os resultados do seu trabalho sobre a relação entre atividade física e índice de massa corporal com a percepção de competência de escolares. Até este momento a percepção da pesquisa é de que: “O IMC não apresentou correlação com PC e AF, constatando que o IMC foi uma variável pouco efetiva. Atividade física é relacionada às percepções de competência. É importante identificar a influência da AF na vida das crianças e adolescentes, para assim poder desenvolver estratégias que impactem positivamente o seu ciclo de vida”, comentou.

O acadêmico e pesquisador Marcos Paulo Campos Assis, representando o Grupo de Estudo e Pesquisa em Promoção da Saúde (GEPPS), abordou a “Correlação entre força de membros superiores e inferiores de dois protocolos de treinamento”.

Dentro do objetivo do painel, o estudante de Educação Física, João Pedro Castro Elias Deodato, demonstrou os resultados obtidos na pesquisa sobre “Impacto do treino resistido e combinado na autoestima de indivíduos com sobrepeso e obesidade”.

Já a acadêmica Elisandra Dagostim abordou a temática “Influência de dois protocolos de treinamento na força muscular em indivíduos com sobrepeso e obesidade”, com a apresentação dos resultados obtidos em seu trabalho.

Para finalizar, a aluna do curso de Psicologia, Vitória Silva, integrante do Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados (GPEAA), trouxe para a sala virtual a “Resposta dos exercícios aquáticos sobre autonomia funcional em idosos comórbidos: Extensão e Pesquisa articulados”. 

Os professores Germano Duarte Porto e Rubya Pereira Zaccaron, foram os escalados para comentarem cada estudo apresentado, abordando potencialidade e sugerindo novos caminhos para as pesquisas.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *