Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Arte e Cultura

Coralistas da Unesc levam emoção e encanto a Gramado

Na Serra Gaúcha, grupo da Universidade se apresentou para cerca de mil pessoas no Festival de Canto Coral Foto: Divulgação/Agecom/Unesc

Pela terceira vez, os integrantes do Coral da Unesc levaram talento à Gramado, na Serra Gaúcha. Na cidade, eles participaram da 4ª edição do Festival de Canto Coral, no qual, sob a regência do maestro Joel de Oliveira, encerraram a noite de apresentações com a canção Bohemian Rhapsody, da banda Queen, além de cantar as músicas Disparada, Con te Partirò e Berimbau dos cantores, Jair Rodrigues, Andrea Bocelli e Vinícius de Moraes, respectivamente.

Além do Coral da Unesc, a noite de apresentações no último sábado (21/10), contou com a participação de outros sete grupos vindos de diversas partes do Brasil e um do Chile.

Oliveira, que rege o coral da Universidade há 12 anos, salienta a felicidade em levar o trabalho realizado no Sul catarinense para o Rio Grande do Sul. “O apoio à cultura é uma das bandeiras da Unesc, uma Universidade Comunitária que há 55 anos contribui com a região, sendo que há 30 possui o seu próprio coral que, com lindas vozes, encanta por onde passa. A apresentação neste importante festival em Gramado é mais uma prova da excelência e dedicação de seus membros com o canto coral”, enfatiza a reitora Luciane Bisognin Ceretta. 

 

Oportunidade para todos

Lauredi Pinheiro Terra prestigia o evento de Gramado ao lado de sua colega coralista antes de subirem de subirem ao palco pelo Coral Unesc

Nascido em Esteio, no Rio Grande do Sul, Lauredi Pinheiro Terra, fazia parte do coral da universidade em que estudava e, ao se mudar para Criciúma, buscou uma oportunidade para seguir cantando. “Me disseram que a Unesc possuía um coral e, ao receber a indicação, fui à procura e hoje me sinto realizado”, lembra Terra que também toca cavaquinho.

“Tivemos a oportunidade de divulgar o nosso trabalho por meio do festival. Torná-lo conhecido para corais de outras culturas e ajudar a elevar o nome da Unesc para além dos muros da Universidade”, cita Oliveira, acrescentando que a última vez que o grupo participou do evento foi em 2018, ainda antes da pandemia. “Cerca de 70% dos membros atuais não estavam naquela edição”, revela o maestro.

Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, é um grande orgulho para a Unesc ter o Coral entre os participantes do Festival. “Estamos muito felizes e também orgulhosos de participarmos do 4º Festival de Canto e Coral de Gramado. Este intercâmbio e compartilhamento com outras pessoas para além da nossa região daquilo que temos feito por aqui nos fortalece e motiva a valorizar cada dia mais a cultura, que, em uma Instituição de Ensino Superior Comunitária como a Unesc, é transversal ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão. Somos só gratidão pela oportunidade e pelo encantamento vivenciado por lá!”, destacou.

 

Uma história de 30 anos

A viagem contou com uma participação muito significativa entre os coralistas. Trata-se do professor, ex-diretor-presidente da Fundação Educacional de Criciúma (Fucri), e mestre de cerimônias, Laênio Ghisi. Foi ele quem criou o Coral Unesc durante a sua gestão, fato pelo qual o faz ter carinho ainda mais especial pelo projeto.

“A minha relação com o Coral Unesc dura mais de 30 anos. Quando eu me elegi presidente da Fucri a grande promessa, a prioridade número um, era transformar a Fucri em Universidade. Depois eu tinha outros objetivos. Após conseguir a carta consulta da Unesc no Conselho de Educação eu parti para outros objetivos como o Colégio Unesc, o Coral, a bandeira e o hino”, lembra.

 

Aberto à comunidade

Para a coordenadora do setor de Arte e Cultura da Universidade, professora Amalhene Baesso Reddig, a Lenita, o evento foi incrível. Ela elogiou os coralistas e recordou o início do Coral Unesc. “O Laênio criou o projeto, sendo que a Sônia Lea Richard Machado era a coordenadora e o professor Antonio Luis Urnau o maestro. No primeiro momento participavam professores, muitas pessoas da comunidade e um número menor de acadêmicos. Agora existem mais universitários e menos pessoas da comunidade”, recorda.

Qualquer pessoa da comunidade interna e externa pode participar do Coral Unesc, basta, segundo o maestro Joel de Oliveira, ter disponibilidade para ensaiar duas vezes por semana e para participar de eventos junto aos demais integrantes. “Os nossos ensaios ocorrem sempre às terças-feiras e quintas-feiras, das 18h às 19h. Outro requisito é ter idade mínima de 14 anos”, explica Oliveira, lembrando que os interessados precisam ainda passar por uma audição.

O Festival de Canto Coral de Gramado foi criado em 2017 pela empresa Grupo Maestro Gil Gonçalves. O evento de 2023 marcou o retorno após a pandemia, sendo a edição de maior número de grupos coralistas ao reunir 600 artistas do Brasil e do exterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *