A Unesc, por meio do Centro Especializado em Reabilitação (CER), marcou presença no município de Tubarão, em evento estadual voltado às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Durante o seminário catarinense sobre o Autismo promovido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) houve uma discussão de políticas públicas de inclusão e entre os temas, trabalhou-se a discussão de reabilitação e avaliação.Toda a atividade foi organizada pela Escola Legislativa, por meio da Comissão parlamentar de pessoas com deficiência.
Ao todo, três profissionais representaram a Universidade, sendo eles, a fonoaudióloga Leyce da Rosa, a psicóloga Karen Karkle e o fisioterapeuta Aires Mondardo Jr.
O convite para a participação dos profissionais da Universidade ao evento veio da coordenadora da área técnica da pessoa com deficiência no estado de Santa Catarina, Jaqueline Reginatto.
“Ela nos convidou para realizar uma palestra e falar sobre o nosso processo de avaliação que hoje é referência na região da Amrec e Amesc. Isso porque o Centro de Reabilitação Especial da Unesc, fecha o diagnóstico por meio de uma equipe multiprofissional específica para pessoas pessoas autistas ou que possuem deficiência intelectual”, ressalta Aires.
Ainda segundo Aires, em junho, uma ação similar será realizada no Campus de Criciúma.
“É algo que ocorre em diferentes cidades de Santa Catarina e no dia 14 de junho será mais uma etapa de um total de seis. O objetivo é atender as demandas da região, focando em profissionais em educação e saúde”, conclui Aires.