Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Comitês da região e ProFor Águas Unesc
participam do 1º Ercob Sul

Evento reuniu representantes de Comitês, dos governos e técnicos dos três Estados do Sul para debater sobre os desafios da gestão hídrica na região

Nos últimos três dias, os Comitês do Sul catarinense, juntamente com o ProFor Águas Unesc – equipe técnica da Entidade Executiva – participaram do I ERCOB SUL (Encontro Regional de Comitês de Bacias da Região Sul do Brasil). Ao longo de sua programação, o evento destacou assuntos importantes para a gestão das águas, por meio de capacitações e painéis.

Promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde de Santa Catarina (SEMAE), Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), juntamente com os Fóruns dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o evento tinha como propósito trocar experiências sobre a gestão integrada dos recursos hídricos e fortalecer a cooperação entre os órgãos. Dessa forma, otimizando estratégias para preservação, uso sustentável e enfrentamento de desafios comuns, como eventos climáticos extremos e escassez hídrica.

Entre os dias 20 e 22, diversos temas foram trazidos para debates, como a educação ambiental voltada à gestão de recursos hídricos; ações estruturais e não estruturais para minimizar impactos das secas e inundações (segurança de barragens); e avanços, desafios e perspectivas para a implementação da cobrança pelo uso dos recursos hídricos nas bacias hidrográficas da região Sul.

Durante a participação no evento, a equipe do ProFor Águas Unesc apresentou os resultados dos primeiros projetos desenvolvidos junto aos Comitês ao longo do ano de 2023. “É um momento muito especial, que coincide com o período da celebração do Dia Mundial da Água. Ao compartilharmos conhecimentos e experiências, tanto entre as entidades executivas, comitês de bacia, lideranças políticas e profissionais que trabalham a questão da gestão e governança das águas, foi possível vislumbrar os grandes desafios, lacunas ainda existentes em termos de conhecimento e de formação, entraves e oportunidades no sentido de se buscar os avanços necessários para uma efetiva gestão compartilhada, integrada e participativa por parte de toda a sociedade”, frisa o coordenador geral do projeto, professor Dr. Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

Novas perspectivas

Para o Comitê Araranguá e Afluentes do Mampituba a participação foi tanto como ouvinte quanto como palestrante do evento. Após integrar a diretoria do órgão por muitos anos, o membro titular pela Associação de Drenagem e Irrigação Santo Izidoro (ADISI), Sérgio Marini, compartilhou aos participantes experiência de mais de uma década do Comitê na mediação de conflitos pelo uso da água. “Com a troca de relatos, cases de sucesso e iniciativas desenvolvidas, conseguiremos fortalecer nossa atuação, na busca de melhorias na gestão dos recursos hídricos”, afirma o vice-presidente do órgão, Juliano Mondardo Dal Molin.

Após a imersão, que trouxe novas perspectivas de como solucionar as demandas e desafios, o objetivo dos Comitês é consolidar ainda mais suas atuações. “Foi extremamente importante vermos a realidade dos outros estados, aprendermos com o que eles já vivenciaram, pois podemos replicar ações que deram certo. Notamos que todos passam por obstáculos, mas, juntos, podemos superá-los”, evidencia a presidente do Comitê Urussanga, Lara Possamai Wessler.

Além da troca entre os próprios órgãos responsáveis pela gestão das águas, na visão do presidente do Comitê Tubarão, Complexo Lagunar e Bacias Contíguas, Woimer José Back, a interação com as autoridades e a legislação foi de grande valia. “Todos buscam melhorias, principalmente ao vermos que estamos longe do ideal. Nossas dificuldades, em geral, são parecidas, pois precisamos atualizar nossos estudos de bacia e enquadramentos. Todos precisamos de suporte para avançar e ter água em qualidade e quantidade adequada”, destaca.

Participações

Pelo Comitê Araranguá e Afluentes do Mampituba, também participaram representantes das entidades-membro, como a Gaivota Saneamento, com a Crislaine Campos Maccari; e a Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), com o Thales Pires Ribeiro.

Já pelo Comitê Tubarão e Complexo Lagunar, também estiveram presentes o vice-presidente, Patrício Fileti; a membro suplente da Tubarão Saneamento, Amanda Salles Fiedler; a representante da União das Associações de Pescadores da Ilha (UAPI), Maria Aparecida Santos; o membro titular da Fundação Ambiental Municipal de Orleans (FAMOR), Samuel Andrade Segatto; e a representante da Gravatal Saneamento, Camila da Silva Lima.

Por sua vez, o Comitê Urussanga, além da presidente, contou com a participação do vice-presidente, Fernando Damian Preve Filho, e o membro da Câmara Técnica, Antônio Adílio da Silveira.

Por fim, representando a equipe do ProFor Águas Unesc, estiveram presentes também o coordenador técnico, José Carlos Virtuoso; a técnica em Gestão Ambiental Ana Paula de Matos; as técnicas em Gestão Hídrica que prestam suporte direto aos Comitês Araranguá e Tubarão, Sabrina Baesso Cadorin e Mhaiandry Benedetti Rodrigues Mathias, respectivamente; e a aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Unesc, Simoni Daminelli Vieira, que desenvolve pesquisa sobre educação ambiental no âmbito da gestão hídrica.

Texto: Catarina Bortolotto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *