Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

União de crenças: celebração de fim de ano une comunidade acadêmica para encerramento de 2023

Em um gesto significativo que enfatiza a valorização da diversidade e inclusão, a Unesc celebrou o encerramento do ano abraçando a pluralidade de crenças por meio de um culto inter-religioso. O evento reuniu líderes de diferentes crenças religiosas, unindo professores, acadêmicos e colaboradores.

A iniciativa, idealizada pela gestão da Instituição, proporcionou um momento de profunda reflexão e bênçãos coletivas para todos os membros da comunidade acadêmica, na tarde desta quinta-feira (21/12), nas dependências da Universidade.

Na atmosfera acolhedora do campus da Unesc, representantes de variadas crenças uniram-se para compartilhar suas mensagens de fé e gratidão. Entre os presentes, estiveram o líder da Mesquita Palestina de Criciúma, Sheikh Adil Ali Pechiliye representando a fé muçulmana; o pároco da paróquia São Paulo Apóstolo, padre Eloir Borges representando a fé católica; a kardecista Makely Machado do centro espírita Seara de Jesus representando a fé espírita; e a pastora evangélica da Abba Pai Church, Viviane Martinello, representando a fé evangélica.

A abertura da tarde foi marcada pela colaboradora da Universidade, Elis Amorim, que iniciou entoando o louvor Aleluia. Em seguida, os líderes convidados trouxeram suas contribuições, demonstrando a importância do respeito mútuo e da convivência harmoniosa entre diferentes crenças. Suas palavras ecoaram mensagens de paz, união, amor e gratidão, elementos fundamentais para a construção de uma sociedade mais inclusiva e respeitosa.

O culto ecumênico proporcionou um espaço para a reflexão sobre os desafios enfrentados ao longo do ano, destacando a importância da solidariedade, compreensão e empatia.

Em suas palavras a reitora, Luciane Bisognin Ceretta, expressou profundo agradecimento a todos pelo papel fundamental desempenhado na construção e superação dos desafios ao longo de 2023, cada um contribuindo do seu lugar. Ela enfatizou a natureza desafiadora do ano e a resiliência demonstrada diante das grandes questões enfrentadas, culminando em conquistas significativas.

“Hoje, ao refletir sobre o que superamos e realizamos em conjunto, é notável o progresso alcançado. Desde garantir o acesso e a permanência dos nossos estudantes até a criação de um ambiente de trabalho favorável para todos, além da representatividade institucional em todos os âmbitos, o posicionamento e o reconhecimento da Universidade, tanto a nível estadual quanto nacional e internacional, são resultados de uma construção coletiva ao longo dos 55 anos de existência”, disse.

Conforme a reitora, além de todas as conquistas celebradas, a que particularmente mais a emocionou foi observar os resultados da pesquisa realizada com os funcionários, mostrando que consideram a Unesc um ambiente excelente para trabalhar. “Isso é significativo. Reconheço que nossos ritmos aqui são intensos, mas ao contemplar essa pesquisa e testemunhar o trabalho árduo que todos estão realizando, sinto-me verdadeiramente presenteada. É gratificante constatar o empenho e a dedicação de todos”, finalizou.

Homenagem

No momento de fé e união, a comunidade acadêmica expressou profunda gratidão à reitora, agradecendo pela dedicação incansável e liderança inspiradora que têm sido fundamentais para moldar a trajetória da Universidade. 

A surpresa veio quando funcionários adentraram com uma placa e uma caixa repleta de cartões de felicitações, deixando a reitora emocionada. Na placa, a seguinte mensagem: “À Reitora Luciane Ceretta, fonte de inspiração na Unesc, sua dedicação diária, coragem e força moldam um caminho de excelência para todos nós”.

Em nome de todos, a coordenadora do Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH) da Unesc, Mariléia Maciel, expressou seu sentimento. “Nesta caixa, há inúmeros agradecimentos, um reconhecimento sincero. É uma expressão do nosso afeto, carinho e apreço por tudo que você fez por nós durante a pandemia e ao longo deste ano. Você nunca deixou de pensar nas pessoas; ao contrário, nos colocou como os principais atores que contribuem para fazer desta universidade o que ela é hoje. Em nome de todos presentes, expresso minha gratidão a você. Liderança não se resume a cargos, mas a exemplos, e você é o nosso exemplo. Muito obrigado por tudo”, finalizou Mariléia.

O encerramento foi marcado pela música “Feliz navidad”, entoada pelos professores Zeca Virtuoso e Richarles Souza de Carvalho, com balões caindo e colaboradores se abraçando, desejando boas vibrações para o ano de 2024.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *