Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Educação

Minicurso aborda aspectos técnicos e econômicos do carvão

Elemento que faz parte da história e da economia regional foi tema central de atividade que integra a SCT (Fotos: Mayara Cardoso/ Agecom Unesc)

O combustível fóssil que faz parte da história e da economia regional, o carvão, foi tema central de minicurso, ministrado na noite desta terça-feira (24/10), que integra a programação da 14ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc. O responsável por abordar a temática foi o professor, geólogo, mestre em geoquímica, doutorando em hidrogeoquímica ambiental e diretor fundador da Simão Soluções em Geologia e Meio Ambiente LTDA (Simgeol), Gustavo Simão.

O minicurso foi prestigiado por acadêmicos de diversos cursos, desde engenharias Civil, Ambiental e Química, História, Geografia e Ciências Biológicas.

A proposição da atividade, conforme Gustavo, se dá pelo apreço ao tema, foco dos estudos desde a graduação, até o mestrado e agora doutorado. “Creio ser uma temática importante na formação de uma série de profissionais e trago esta abordagem ampla para que os alunos entendam um pouco melhor o que é esse elemento tão presente na nossa cultura regional”, destacou.

Além de abordar a composição química do material, implicações da geologia da mineração e no meio ambiente, o professor procurou fazer um paralelo com a atividade econômica que gera emprego e renda para muitos estudantes que passam pela Universidade.

“O curso se propõe a fazer uma abordagem sobre os diversos aspectos que envolvem a formação dos depósitos de carvão e que por fim influenciam a sua mineração e vão condicionar os danos ambientais tão bem conhecidos na bacia carbonífera de Santa Catarina”, acrescentou, pontuando ainda o significado do elemento em nível nacional e internacional.

A Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc tem o patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea/SC), e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc); além do Ministério de Ciências Tecnologia e Inovação e da Biozenthi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *