Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Arte e Cultura

Exposição: Bloco Administrativo recebe
produção de artista criciumense

Autor da obra propõe o projeto Cover de Cover para brincar com a realidade através da releitura de outros autores (Fotos: Divulgação/Unesc)

As pessoas que gostam de artes e exposições em geral estão com sorte. Desde o último dia 11 de setembro, a sala Edi Balod, localizada no Bloco Administrativo da Unesc”, recebe a exposição “Cover de Cover “, cuja autoria é do criciumense Claudio Moreira. De acordo com o autor, trata-se, de uma exposição, que ‘ensaia’ sobre as relações entre escrita, escuta e leitura e seus emaranhamentos em operações de tradução.

Cover (um dia), cartazes de dimensões variadas

O artista elenca a exposição em dois termos principais que são centrais para interpretar o Cover: “Transléxico Dismórfico” e “Cover Disléxico”. Segundo o autor, são metodologias de trabalho que ele desenvolveu no período de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) da sua graduação em artes visuais. 

Na época, Claudio, teve orientação da professora e também artista, Raquel Stoff. “O Cover Transléxico Disfórmico, possui uma relação direta com o original a partir de uma mudança da sua estrutura física para uma outra coisa”, afirma. Por sua vez, no Cover Disléxo, há uma relação indireta com aquilo que é original. “Já no Cover Disléxico, tem uma relação indireta com o original, ou seja, se perdeu do original, não se detecta de onde veio”, explica.

Moreira destaca uma das obras em sua exposição, chamada “Um dia essa criança vai crescer”, que foi baseada no texto original “One day this kid” (1990) – criada pelo autor estadunidense, David Wojnoriwkz. “A partir desse trabalho de David Wojnoriwkz, eu traduzi  para o português. E nessa tradução, eu optei, além de fazer essa tradução do léxico (da gramática), eu também despedacei o texto”, diz. 

Leitura ao vivo do trabalho-proposição de Claudio Moreira “tradução livre” (peça para leitura)

A exposição segue aberta ao público em geral até a próxima quarta-feira (4/10), com entrada gratuita. Depois da Unesc (Universidade do extremo Sul Catarinense),o artista prevê um desdobramento da exposição na “Sala de leitura/sala de escuta”, localizada no Ceart (Centro de Artes) – Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), em Florianópolis.

Claudio é Bacharel em Artes Visuais pela Udesc e atualmente faz mestrado em Artes Visuais na área de Pesquisas e Processos Contemporâneos, também pela Udesc, no setor de Ceart. Quem desejar, pode acompanhar os trabalhos de Moreira no instagram, através do perfil @clawdiomoreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *