Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Reitora da Unesc tem intensa agenda em Florianópolis

Após posse da Furb e da Alesc, reitores participaram de quatro encontros estratégicos

O mês de fevereiro começou com força total para a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). Após a primeira reunião presencial do grupo e participação maciça de reitores na posse da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb) na terça-feira (31/01), a quarta-feira (01/02) foi de intensa agenda em Florianópolis para alinhamentos importantes aos projetos da Associação.

A primeira atividade do dia foi a posse dos deputados estaduais na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), na qual reitores prestigiaram os legisladores eleitos. Já na sequência, liderados pela presidente e reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, os reitores da Acafe e seus representantes foram recebidos na nova pasta do Governo do Estado, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, encontro seguido por agendas na Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e da Secretaria de Estado da Educação.

“Durante muito tempo a academia conversou apenas consigo própria, mas há alguns anos percebemos que o que precisamos é ir além dos nossos muros, ouvir, compreender as demandas, trocar informações para efetivamente contribuir com o desenvolvimento. Acreditamos na educação como uma das absolutas estratégias para isso e temos em nossas instituições mais de 140 mil acadêmicos em cursos de graduação presencial que irão também para a indústria, ou seja, esse movimento visa conectar ao que temos de referência para qualificar ainda mais nossos processos. Agendas como as de hoje nos ajudam a fortalecer e qualificar não só a Acafe, mas todas as instituições que a integram”, apontou Luciane.

Na secretaria recém implementada, o secretário Marcelo Fett apresentou aos visitantes o ponto do vista no qual o trabalho se pauta a partir de agora, destacando a satisfação de contar com o apoio da Acafe neste desafio. “Um dos nossos propósitos é aproximar a academia nas empresas, identificar os fatores críticos e montar nossas estratégias a partir desses fatores críticos, dando sentido aquilo que é produzido. Isso é uma jornada. Não é algo que se constrói do dia para a noite, mas estamos enxergando esse caminho”, destacou.

Na sequência, o grupo seguiu para Fapesc, onde foi recebido pelo novo presidente da pasta, Fábio Wagner Pinto, também destacando o desejo de aproximar ainda mais a Fapesc das demandas das universidades e suas potencialidades. Para o assessor Adriano Rodrigues, o encontro e o contato já estabelecido com Fábio e sua equipe demonstram uma importante continuidade na parceria entre Fapesc e Acafe. “Vocês estão há apenas um mês nos cargos e daqui a um mês já estarão conosco iniciando uma agenda de parceria. Acredito que esse seja um forte sinal de que estamos muito conectados e quem ganha com isso é Santa Catarina”, disse ao presidente.

Na Fiesc o grupo esteve com o presidente Mário Cezar de Aguiar e equipe. Ao lado do novo presidente da Fapesc, os reitores ouviram as apresentações da equipe da Federação sobre as novidades na instituição e apresentaram os planos para o ano no que diz respeito ao movimento em prol da inovação, da tecnologia e da ciência liderados pela Acafe. “O povo de Santa Catarina é muito empreendedor. Temos aqui a indústria mais diversificada e distribuída do país. Nós vemos na indústria o vetor para o desenvolvimento de Santa Catarina e por isso a importância de fortalecer parcerias com a academia, com as universidades para que possamos alavancar esse cenário ainda mais, nosso compromisso na Fiesc”, destacou Mário.

A última agenda do dia foi com o secretário de Educação, Aristides Cimadon, ex-presidente da Acafe.  Na pauta os encaminhamentos e expectativas relacionados ao projeto que envolve as universidades comunitárias em ensino gratuito. “Estamos encaminhando, fazendo estatísticas e analisando tudo de perto para obter as definições. Temos em mente que não será uma mudança abrupta, será algo gradual. Seguimos dialogando para estabelecer desde o nome do projeto, os critérios e a forma como será aplicado”, apontou.

Na conversa o grupo debateu ainda sobre formas de avaliação, possibilidades de apoio da Acafe à estrutura da Secretaria, ensino básico, entre outros assuntos referentes à Educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *