Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Plano de Desenvolvimento Institucional: o futuro da Unesc construído a várias mãos

Lançamento do planejamento coletivo e democrático ocorre na próxima terça-feira (29/11), no Auditório Ruy Hülse. (Foto: Arquivo/Agecom/Unesc)

“Participe e ajude a construir a Unesc do amanhã”. O convite é para que professores, gestores, acadêmicos, técnicos-administrativos e comunidade externa apresentem as suas ideias para contribuir com a construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), para o período de 2023 a 2027. 

O processo de elaboração é democrático e participativo, abrangendo todos os segmentos da comunidade interna e externa, tendo início na próxima terça-feira (29/11), às 14 horas, no Auditório Ruy Hülse, e se estendendo ao longo de 2023.

“O Plano de Desenvolvimento Institucional contém as bases para que a nossa Unesc se desenvolva. A sua construção, que ocorre com ampla participação da comunidade acadêmica, leva em consideração diversos pilares e a missão institucional da Universidade. Convidamos toda a comunidade acadêmica para que se envolva de forma prática neste documento que baliza a gestão, pois assim iremos definir as ações que serão adotadas nos próximos cinco anos para que a Unesc continue sendo a referência que é, podendo ainda ampliar a sua atuação e as contribuições significativas para o desenvolvimento da região onde está inserida”, destaca a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

A grande importância do PDI, citada pela reitora, se dá porque ele é um planejamento de médio prazo, que norteia todo o processo de desenvolvimento e crescimento da Universidade para os próximos cinco anos, envolvendo todas as áreas de atuação: ensino, pesquisa, inovação,  extensão e gestão.

O processo de construção do PDI 2023-2027 prevê uma sequência de seis etapas: diagnóstico interno e externo; definição dos objetivos e metas estratégicas; elaboração dos planos por eixo e redação do PDI; consolidação e redação final; aprovação; e comunicação do PDI.

“Além de identificar e caracterizar a Instituição, o PDI também estabelece a visão de futuro, os objetivos, metas e estratégias institucionais para os próximos anos”, explica o coordenador do Setor de Planejamento Institucional (Seplan), Fabiano Bossle.

Participação de todos, sem exceção

A diretora de Ensino a Distância da Unesc, professora Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias, que também integra o grupo de trabalho (GT) do PDI, reforça a importância do documento. “O primeiro PDI foi em 2009 e eu já participei. Em 2019, fizemos um movimento significativo, que teve 40 mil dados levantados. Ouvimos toda a comunidade acadêmica, durante seis meses. Dar a oportunidade para a comunidade interna e externa participar é muito bom e quanto maior a representação, melhor será o resultado dele”, avalia.

E quem também não poderia ficar de fora desta construção são os estudantes. “A Unesc sempre promove este gesto de ouvir e abrir as portas para que os alunos opinem e participem, ativamente, de ações e projetos em todas as dimensões acadêmicas”, destaca o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Vittor Teixeira.

Compartilhamento

Este compartilhamento de ideias, debate de opiniões e levantamento de possibilidades, realmente não deixa ninguém de fora, como aponta a gerente do Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH), da Unesc, Mariléia Maciel. “O plano é extremamente importante para a Universidade, porque é constituído por diferentes grupos de interesses que são os nossos professores, colaboradores, estudantes, bem como a comunidade externa. Esta participação tem que ser efetiva porque é um momento das pessoas olharem para a nossa Universidade e focar nos eixos que serão apresentados e nos mostrar as diferentes percepções e contribuições neste sentido”, menciona.

Para a supervisora da Central de Atendimento ao Acadêmico (Centac), Alessandra Campos Goulart, este é um processo de reciclagem, de refletir o que já aconteceu e de analisar os prós e contras de tudo o que foi aplicado. “A nossa Gestão Superior é muito dinâmica e estratégica e, com esses planejamentos, percebemos que estamos no caminho certo. É evidente a evolução da Unesc, o seu reposicionamento e visibilidade nestes últimos anos, apesar de todas as adversidades impostas pelo cenário, principalmente pós-pandemia”, avalia.

Serviço:

O que: Início da elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) – 2023/2027

Quando: Terça-feira (29/11)

Onde: Auditório Ruy Hülse

Hora: 14h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *