Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Ensino

Profissionais do CER apresentam instrumentos
para fechamento de diagnóstico do TEA

Minicurso faz parte da 14ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc. (Foto: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc)

Os instrumentos utilizados para fechamento de diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Centro Especializado em Reabilitação (CER II), além de estudos de caso foram apresentados em um minicurso realizado na tarde desta terça-feira (24/10) na Unesc. A ação faz parte da programação da 14ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT), que iniciou nessa segunda-feira (23/10), e segue até sexta-feira (27/10), com mais de 130 atividades de forma online e presencial no campus da Instituição em Criciúma e na unidade de Araranguá.

A apresentação do minicurso ficou a cargo de Gabriela Thais da Silva e Karen Kassandra Karkle, que atuam no Centro. “Durante o minicurso apresentamos um pouco da nossa prática, o protocolo que utilizamos para o fechamento do diagnóstico”, contou Karen, que é psicóloga, especialista em neuropsicologia.

Gabriela, que é fonoaudióloga, especialista e com formação em desenvolvimento infantil e TEA, explicou que a avaliação no CER II é realizada por uma equipe multiprofissional formada por psicólogas, fonoaudiólogas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e médico neurologista  para o fechamento de diagnóstico em crianças suspeitas de Transtorno.

“Entre as atividades estão acolhimento e triagem, avaliação global com entrevistas com os responsáveis pela criança, seguida da avaliação diretamente com a criança por meio de atividades lúdicas livres e direcionadas”, citou.

Ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), se refere a uma série de condições neurológicas caracterizadas por algum grau de comprometimento do comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por uma gama estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva. 

Já o CER  II da Unesc tem como objetivo “assistir a pessoa com deficiência na integralidade de atenção à saúde, a fim de desenvolver o seu potencial físico, psicossocial, profissional e educacional” e, atualmente soma mais de 1,6 mil atendimentos por meio de 24 profissionais entre assistente social, enfermeiro, médico, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicólogo, cirurgião-dentista, fonoaudiólogo, entre outros.

A Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc tem o patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea/SC), e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc); além do Ministério de Ciências Tecnologia e Inovação e da Biozenthi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *