Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Educação

Pluralidade de carreiras oferecida pelo curso de Engenharia Química é tema de mesa redonda

Ex-alunos da Unesc participaram do evento, compartilhando experiências e momentos marcantes de suas carreiras (Fotos: Samira Pereira/ Colaboração)

Da indústria cerâmica à de alimentos, das cervejarias ao mundo dos aditivos químicos. A pluralidade de carreiras possibilitada pelo curso de Engenharia Química foi tema de uma mesa redonda que ocorreu na noite desta terça-feira (24/10), no Auditório Edson Rodrigues. 

O evento fez parte da Semana Acadêmica do curso, que está ocorrendo paralelamente à 14ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc. No centro do encontro, os engenheiros e ex-alunos da Universidade, Renan Rovani, Cíntia Máximo de Souxa, Franciele Domingos e Alexandre Canarin, falaram sobre suas experiências profissionais e possibilidades de futuro.

A presidente do Centro Acadêmico de Engenharia Química, Ana Luiza Devilla, conta que a ideia era justamente essa, de expandir a visão dos universitários sobre trajetórias e carreiras. “Buscamos e trouxemos para o debate profissionais que atuam em diferentes áreas. A química compõe tudo o que vemos, tocamos ou conhecemos, por isso as alternativas são infinitas”, enfatiza.

 

Experiências em destaque

Responsável técnica da Seara, a engenheira Cíntia foi uma das convidadas da noite. Ela conta que atrelou os estudos da Universidade à iniciação científica, e que isso fez muita diferença no seu futuro profissional. 

“A gente pensa que não dá conta, mas dá sim. Saímos da faculdade com um pouco de conhecimento de cada área; depois de formados precisamos continuar estudando, nos dedicando, andando com as próprias pernas. Mas para quem se esforça, as coisas dão certo”, diz ela, ao incentivar: “deem o melhor de vocês, nunca parem de buscar conhecimento. Quando começamos o curso, não sabemos exatamente quais caminhos vamos seguir, mas sempre nos encontramos. A engenharia é pluralista, é apaixonante”.

Assim como ela, Alexandre Canarin também lembrou sua trajetória desde que entrou na primeira turma de Engenharia Química da Unesc, em 2007. O mestrado no México em Tecnologia de Polímeros, os cursos de aperfeiçoamento, as empresas por onde passou, até chegar à indústria cervejeira. “Em 2017 cursei Tecnologia Cervejeira, em seguida emendei os cursos de sommelier e a especialização em estilos de cerveja. Hoje sou responsável técnico de algumas empresas da região, incluindo a Big Jack, consagrada como a melhor cervejaria da América do Sul na South Beer Cup 2023”, comenta.

A coordenadora do curso, Miquele Lazarin Pádula, conta que a mesa redonda superou todas as expectativas. “É muito gratificante receber os ex-alunos e perceber o quanto eles cresceram, como seguiram caminhos diferentes e hoje seguem carreiras surpreendentes. E este é o objetivo; compartilhar experiências, integrar profissionais e estudantes”, diz ela, ao lembrar: “nossa Semana Acadêmica segue até sexta-feira, com atividades que desafiam os alunos, que apresentam novas formas de enxergar o mundo. Teremos, ainda, minicursos e uma gincana integrada com as outras engenharias, compartilhando conhecimentos e, sobretudo, a paixão pela área”, complementa.

 

Semana de Ciência e Tecnologia

A Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc é patrocinada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea/SC) e recebe apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), além do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação e da Biozenthi. 

O evento é gratuito e aberto à comunidade. Mais informações sobre a programação podem ser encontradas no https://www.unesc.net/sct2023.

Texto: Samira Pereira/Especial

Texto: Samira Pereira/ Colaboração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *