Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Eventos

Dia da Extensão mostra a força da Unesc nas comunidades

Secretário de Assistência Social e líder comunitário do bairro de Cubatão, em São Paulo, abriu a programação especial (Texto e fotos Dani Savi)

“O alcance do impacto social é incalculável e representa o quanto o Sul catarinense se desenvolveu ao longo dos anos. Para onde você olhar, está a Unesc”. A reflexão é da reitora Luciane Bisognin Ceretta e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) sobre o Dia da Extensão, comemorado nesta terça-feira (2/05).

Para marcar a data, a Universidade preparou uma ampla programação que iniciou com a palestra do secretário de Assistência Social da cidade de Cubatão, em São Paulo, Sebastião Ribeiro do Nascimento, com o tema “Minha História na Comunidade”. No auditório Ruy Hulse, o convidado compartilhou saberes e vivências da liderança comunitária com um plateia diversa, formada por professores extensionistas, acadêmicos, colaboradores e presidentes de bairros de toda a região.

Enquanto Universidade Comunitária, a Unesc tem em sua essência as atividades de Extensão, que levam o conhecimento e a cidadania da academia diretamente para a comunidade. São ações e projetos que oportunizam experiências e favorecem a construção de caminhos para o enfrentamento de problemas sociais, para além dos muros da Universidade, e com um grande objetivo: a troca de saberes.

Mais de 200 projetos

“A Extensão é a dimensão acadêmica que demarca nossa relação com a comunidade. E a história da nossa Unesc já vem altamente conectada a esse contexto, já que foi a própria comunidade quem reivindicou aos governantes, à época, a criação da Fucri, hoje Unesc”, relembra a reitora.

“Nossos mais de 200 projetos contemplam todos os municípios da região Sul e, em Criciúma, todos os bairros. É por meio desta sinergia e do diálogo constante que podemos mapear as necessidades locais e regionais, trazê-las para dentro da Universidade e transformá-las em ações e projetos que contribuem para a transformação de vidas e cenários”, complementa.

Presente no evento, a presidente da União das Associações de Bairros de Criciúma (UABC), Andreia Zomer, destacou a importância da parceria com os bairros. “É uma parceria que já vem de muitos anos. Hoje, não vemos a UABC e os bairros sem o apoio da Unesc. A Universidade vem auxiliar, capacitar, trazer conhecimento e realizações para dentro das comunidades. Isso faz com que cada liderança se sinta privilegiada por esta relação que tem se tornado cada dia mais sólida”, enfatizou Andreia.

Resultados

Somente em 2022, a Instituição impactou a vida de milhares de pessoas com a realização de 221 programas e projetos de Extensão que contaram com a participação de cerca de 700 acadêmicos bolsistas e 80 voluntários. Os projetos contemplados no edital de Extensão para este ano serão divulgados em breve, com perspectiva de ampliação.

A Extensão é um dos três pilares da Universidade. Em conjunto com o Ensino e a Pesquisa, ela possibilita a formação e consolidação da instituição junto à sociedade, como um espaço privilegiado para a construção do conhecimento.

“É uma dimensão acadêmica potente e ao mesmo tempo reveladora. É uma alegria ter este dia institucionalizado no calendário da Universidade, que nos permite refletir a  importância da Extensão como um eixo formativo fundamental para o perfil do egresso, o que possibilita que ele esteja em contato com a realidade, com o seu campo de prática e que faz com que ele compreenda o seu lugar na sociedade”, ressalta a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação, Gisele Coelho Lopes.

“O nosso compromisso é com uma formação humana, técnica e comportamental. A relação entre Ensino e Extensão, por meio da Graduação Multi, coloca o estudante no centro da experiência e faz com que ele consiga compreender o significado de tudo o que ele aprende dentro da Universidade, dentro da sala de aula”, reforça a pró-reitora.

Programação do mês da Extensão

O mês de celebração vai trazer muitas ações e projetos voltados às comunidades, como oficinas de arte e cultura; palestras nas áreas de saúde, educação, tecnologias e negócios; visitas de escolas ao Museu de Zoologia; exposições e socialização das experiências de Extensão. A programação completa está disponível no site unesc.net.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *