Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Grupo AVEnCER da Unesc realiza atividades alusivas ao Dia Nacional de Prevenção e combate a Hipertensão Arterial Sistêmica

Participantes realizaram exercícios de motricidade ampla em ação em frente as Clínicas Integradas (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc)

O dia 26 de abril é denominado no Brasil como o Dia Nacional da Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, data para sensibilizar a população da importância do diagnóstico e do tratamento da pressão alta ou hipertensão arterial. Para alertar sobre a prevenção desta silenciosa enfermidade, o grupo AVEnCER, vinculado ao Centro Especializado em Reabilitação (CER) das Clínicas Integradas da Unesc, realizou uma atividade especial na tarde desta quinta-feira (25/04). O grupo convidou participantes para uma série de exercícios voltados para a motricidade ampla.

O evento coordenado pela fisioterapeuta responsável do Grupo, Gislaine Innocente Savaris, e pela fonoaudióloga Suelen Capelari, ambas profissionais do CER, ainda contou com a participação do profissional de Educação Física, Antônio Carlos da Rosa Silva, do Serviço Especializado em Reabilitação Cardio Pulmonar (SERC) e de acadêmicos dos cursos da área da saúde, que aferiram a pressão e repassaram orientações para o controle da pressão e distribuição de alimentos saudáveis como sal temperado caseiro.

“Todas as quintas-feiras o grupo se reúne e hoje aproveitamos para realizar uma atividade diferente para marcar a data de conscientização.  Nossos integrantes são pessoas com lesões neurológicas agudas e o Acidente Vascular Encefálico (AVE), se encaixa nessas lesões. É uma forma importante para alertar sobre o risco que uma alimentação rica em sódio pode provocar nas pessoas” explicou Gislaine.

Conforme a paciente Maria de Lourdes Evaristo Felipe, moradora do bairro Maria Céu, o grupo AVEnCER, está fazendo  muito bem para a sua saúde. “Tive um AVE um mês após a morte do meu marido. Deveria ter começado mais cedo, mas surgiu essa oportunidade e estou gostando bastante mesmo e há cada dia me sinto melhor, estou vencendo” relatou.

O bom humor da dona Celéria Maria Neves é contagiante. Há quase um ano, ela sofreu um acidente vascular e há cinco meses participa do Grupo. “É muito bom estar aqui. Quando não venho me bate uma coisa, uma angústia. É bom demais. Me sinto bem melhor depois de cada encontro”, confessou.

Maria Noeli da Silva, é uma fonte motivacional inesgotável. Há 10 anos ela vem enfrentando uma luta constante com diversas enfermidades. Já teve câncer, andou com auxílio de muletas, passou por cirurgias, AVC e teve dengue. Mesmo com todas essas adversidades se mantém bem humorada e feliz pelas vitórias alcançadas.

Gosto muito de estar participando do grupo, me cuido certinho. Encaro todas as dificuldades positivamente. Não adianta chorar e até consolo meus filhos. Adoro vir para a Unesc, nunca me entreguei. Vou dar a volta por cima e ainda vou viajar muito”, anunciou a dona Maria.

Um ano

O grupo AVEnCER está comemorando um ano de existência. Os encontros são realizados todas as quintas-feiras, das 13h às 14h. Os participantes contam com a atenção de uma equipe multiprofissional formada por fonoaudióloga, fisioterapeuta, psicóloga, terapeuta ocupacional, enfermagem, nutrição, entre outros profissionais. Os pacientes estão vinculados ao CER e são encaminhados pelas Unidades de Saúde do Sistema de Saúde Municipal.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *