Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Aula Magna abre as atividades do segundo semestre do PPGD da Unesc

O evento faz parte do Seminário de Auto Avaliação do mestrado

Com o tema “Sociologia jurídica dos muros: possibilidades de compreensão do direito e da sociedade a partir da arte e das representações urbanas”, a Matéria “Unesc aparece em publicação da USP” professora conferencista Dra. Renata Almeida da Costa, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado e Doutorado) da Universidade La Salle, realizou, na noite desta segunda-feira (09/08), a Aula Magna de abertura do segundo semestre do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense (PPGD/Unesc).

Conforme a palestrante, o tema surgiu ainda quando a professora de Direito Penal no início dos anos 2010. “A abordagem desta noite está relacionada aos meus projetos de pesquisa, desde quando vinculada ao programa de Pós-Graduação da Universidade La Salle. Contudo, o pensar sobre esse tema, não se dá de uma forma muito mecânica e nem instantânea para fins da realização de uma tarefa burocrática que é a de entrega de um projeto para institucionalização. A reflexão sobre esse assunto, que diz com a observação do direito a partir das formas representativas da sociedade, se dá especialmente nos grandes centros urbanos nas formas de comunicação e representação social como a arte”, explicou.

A abertura contou com a participação dos professores e doutores Antonio Carlos Wolkmer, coordenador e coordenador adjunto do PPGD, respectivamente. A coordenadora do curso de Direito e procuradora jurídica da Universidade, Márcia Piazza, representou a reitora Luciane Bisognin Ceretta. A Aula Magna teve transmissão via google-meet e pelo canal da Unesc Tv, no YouTube.destacou a importância de estarem juntos neste programa. “É sempre muito importante esta nossa parceria, já que somos a única Instituição de Ensino Superior, aqui do Sul do Estado, a ter um programa próprio de Mestrado, em uma parceria com o curso de direito que traz importantes eventos. Esta noite com certeza receberemos grandes contribuições da conferencista. Parabenizo pelo evento, e destaco que momentos como este, que proporcionam debates e reflexões, são fundamentais para nossa área jurídica”, comentou Márcia.

Segundo o coordenador do PPGD, professor Antonio Carlos, a Aula Magna faz parte do terceiro Seminário de Auto Avaliação do programa de Mestrado em Direitos Humanos e Sociedade. “Essa atividade marca a terceira semana do alto planejamento e de auto avaliação, e tem na Aula Magna, um momento culminante, indiscutivelmente”, considerou.

O coordenador adjunto do PPGD, professor Reginaldo de Souza Vieira, destacou a parceria do programa com o curso de Direito. “É uma grande satisfação destacar essa trajetória de parceria, estarmos juntos dentro de um projeto de uma instituição comunitária, com um programa voltado para os Direitos Humanos, com discussão da democracia e das políticas públicas. É uma honra nesta noite poder compartilhar algumas discussões e aprender com a professora Renata. Hoje temos vários docentes, os acadêmicos das duas Universidades, sendo alguns do Mato Grosso do Sul, de Pernambuco e São Paulo. Será um debate acadêmico para aumentar em muito um importante diálogo e uma reflexão qualificada”, ponderou.

Primeira avaliação

Conforme informou o coordenador, o programa é relativamente novo e vai ter a sua primeira avaliação em breve. “O Programa foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação do Brasil. Hoje contamos com 11 professores, distribuídos em duas grandes linhas de pesquisas: Direitos Humanos, Cidadania e novos Direitos e Direitos, Sociedade e Estado. É um programa que procura ampliar seu alcance e possui uma rede de Programas de Pós-Graduação em Direitos Humanos. Estamos também já estabelecendo convênios a nível internacional e a produção dos professores têm sido, para um curso novo, plenamente satisfatória. É um curso que atende todo uma demanda da Região do Sul do Estado de Santa Catarina, com a presença muitas vezes, de alunos do Rio Grande do Sul e do interior de Santa Catarina, e que se propõe como meta uma visão social comprometida com a sociedade, com a inclusão social, com a cidadania e tendo alcance interdisciplinar no seu enfoque nas suas metas”, concluiu.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *