Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

UnescTec, cursos técnicos com a qualidade de uma Universidade comunitária

UnescTec, cursos técnicos com a qualidade de uma Universidade comunitária
Professor Haron Fabre no Nossa Unesc / Foto: Unesc TV / Reprodução

Que tal se tornar, em 1 ano e meio, técnico em análises clínicas? Ou em podologia? Ou então em saúde bucal? São algumas das 21 opções de qualificações via UnescTec, a formação técnica da Universidade que desde setembro de 2020 está oferecendo interessantes oportunidades a quem quer avançar no mercado de trabalho.

O professor Haron Fabre, que coordena a UnescTec, esteve no programa Nossa Unesc desta quarta-feira (24/11) contando detalhes sobre os cursos oferecidos e o modelo diferenciado de ensino técnico da Unesc.

Muitas opções

UnescTec, cursos técnicos com a qualidade de uma Universidade comunitária

“É um leque amplo, que atende as necessidades da região”, argumenta o professor Haron. Os cursos, que vão de 1 ano a 1 ano e meio de duração, envolvem as áreas de saúde e ambiente, tecnologias e administração. “Temos um setor dentro da Universidade que está constantemente mapeando o mercado, analisando onde precisamos formar mais profissionais”, explica.

Ouvir quem atua no mercado é uma marca da UnescTec, garantindo a conexão que interessa ao estudante tanto no seu processo de ensino-aprendizagem quanto na inserção e empregabilidade. “Para os cursos de saúde bucal, nós procuramos dentistas que estão no mercado e também o nosso curso de Odontologia da Unesc. Começamos a validar com esses profissionais alguns cursos a partir dessas informações. E, claro, com base na demanda”, detalha Haron.

O professor avisa que ao menos três novos cursos serão lançados em 2022 pela UnescTec. “Hoje o nosso formato é o subsequente, quando a pessoa encerra o ensino médio, ela pode fazer esses cursos técnicos. Nós teremos também, futuramente, o concomitante, junto com o Colégio Unesc, teremos a partir do ano que vem”, detalha.

A UnescTec tem relação direta com o Colégio Unesc. Tanto que o modelo concomitante citado pelo professor Haron diz respeito à oferta do novo ensino médio, processo pelo qual será obrigatória a oferta de uma carga horária com formação prática para os estudantes. Aí entram alguns dos novos cursos que a UnescTec oferecerá.

Os técnicos norteadores

“Eu gosto muito de curso técnico, sou fruto de curso técnico, e eu costumo falar que o técnico é norteador. Às vezes a pessoa não vai seguir naquela área de escolha, mas vai ajudar em habilidades e competências que o curso técnico tem no seu DNA. A questão de postura mercadológica, como eu devo lidar com situações no mercado”, conta o coordenador. “Os cursos técnicos são extremamente importantes, uma formação rápida, muito objetiva, a pessoa sai sabendo, literalmente”, sublinha Haron.

Um dos exemplos citados, de curso que tem feito sucesso, é o de técnico em Administração. “É um curso que dura 1 ano e meio. Esse técnico estará habilitado a trabalhar no mercado de trabalho que envolva administração. Todos os nossos cursos são reconhecidos, com portarias validando”, lembra.

O diferencial

São vários os diferenciais que a UnescTec oferece. Entre elas, o tempo e a estrutura. “O tempo é curto e temos uma infraestrutura muito boa, já existente, da nossa Universidade”, confirma. “O curso de Administração, por exemplo, usa a estrutura da graduação. O de saúde bucal usa a estrutura dos laboratórios de Odontologia e da área da saúde. E os professores são os professores da casa, que trabalham também na área”, relaciona.

UnescTec, cursos técnicos com a qualidade de uma Universidade comunitária

Outro fator importante é o alto grau de empregabilidade. “Chegam muitas mensagens no departamento, muitos emails com ofertas de vagas. Era uma demanda reprimida e que precisava ser sanada. Claro que não conseguimos colocar todos os alunos no mercado de trabalho, às vezes chega um número expressivo de vagas e não consigo colocar todos, que ou já estão na área ou estão buscando uma qualificação profissional”, observa.

Mais uma situação que diferencia os cursos técnicos da Unesc é a carga de relações com a comunidade, em atividades assemelhadas à extensão universitária. Recentemente, estudantes de massoterapia ofereceram a Terapia do Bem, uma atividade gratuita e aberta a todos, com grandes resultados tanto para a população quanto para os estudantes.

E os feedbacks favoráveis vindos do mercado são frequentes. “Eles pedem um profissional de segurança do trabalho, temos 10 alunos e eles precisam de 20”, exemplifica. “Muitas empresas solicitam às vezes alunos de primeira fase, eles querem moldar conforme a necessidade da empresa”, complementa.

Conheça mais

Para saber mais dos cursos da UnescTec basta clicar aqui. “É um site muito dinâmico, com todas as informações, carga horária, valores, estrutura das disciplinas, tanto EaD quanto as presenciais. Hoje a gente tem uma carga horária de 60% de presencialidade e 40% de EaD, com a flexibilidade do currículo na matriz para o aluno”, refere o professor.

“O nosso aluno, quando chega no UnescTec, ou já está trabalhando ou já tem outra formação. Pensamos na flexibilidade para esse público”, complementa.

Confira a entrevista do professor Haron Fabre ao programa Nossa Unesc no link abaixo. O Nossa Unesc é uma produção da Escola de Comunicação Criativa (ECoCria) e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h15min, na RTV Criciúma, canal 19.1 em TV aberta. Os programas são disponibilizados, também, no canal Unesc Oficial no Youtube.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *