Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Lançado o Empreende Mulher, um olhar para elas que querem fazer acontecer

Reitora no lançamento do programa, que terá inscrições abertas em dezembro / Foto: Daniela Savi / AgeCom

Com foco na capacitação e na mentoria para a abertura e manutenção de negócios femininos na região, a Unesc mais uma vez protagoniza uma grande ação e lança o Empreende Mulher, inédito na região. Idealizado pela reitora Luciane Bisognin Ceretta, o programa carrega a intenção de aglutinar as mulheres no intuito de empreender. A data escolhida para o lançamento, esta sexta-feira (19/11), foi justamente o Dia Nacional do Empreendedorismo Feminino.

A reitora salientou que movimentos do gênero crescem mundo afora e conduzem a desejáveis renovações no mundo dos negócios. “Temos visto que um dos grandes desafios é movimentar para tirar do papel ou consolidar projetos já existentes. Empreender é uma ciência, é uma arte, é coragem, e tecnologia que requer muita inovação. Requer dose extra de coragem, de conhecimento, competência, de adaptabilidade, de criatividade, de conectividade”, comentou Luciane.

A reitoria salientou que, na esteira desse grande enfoque, está a Unesc que se conecta com as necessidades e com olhar inovador de ressignificação e que lança esse grande projeto dentro do Inova Unesc. Mas, apesar dos avanços, há diversos obstáculos a serem enfrentados. “As mulheres ainda ocupam posição de destaque em apenas 13% nas maiores organizações brasileiras. O ato de empreender pode ser realizado por um projeto ou movimento que impacte no cotidiano das pessoas. Hoje é o lançamento, mas teremos inúmeros espaços de interlocução e todos estão convidados a participar”, ressaltou.

Oportunidades

Dentre as oportunidades disponíveis para as participantes do Empreende Mulher, dentro de uma metodologia institucional voltada para o desenvolvimento feminino, estão os projetos para despertar a liderança entre as mulheres. Um deles é o PDL Mulher.

“Além dele, as mulheres vão poder contar com projetos Pré-Incube, Incube-se, Mentoring Mulher, Estratégia 360, Plano de 60 dias, IPEME/Plano de Internacionalização e Pipocando Empreendedorismo”, comentou a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes.

A pró-reitora ponderou que todos esses projetos estarão disponíveis conforme a necessidade de cada participante. “Elas vão contar com uma equipe dedicada especialmente para a mulher que quer empreender. É para todas as mulheres que querem fazer a diferença nesse novo tempo”, observou.

Os projetos servirão, a partir de diferentes perspectivas, para desenvolver habilidades de liderança empreendedora, além de compartilhar ideias e estratégias de desenvolvimento e sustentabilidade do negócio, tanto para aquelas que já empreendem quanto para quem tem uma ideia para tirar do papel.

Movimento

A pró-reitora Acadêmica Indianara Reynaud Toreti destacou que a Universidade tem uma grande missão de servir como articuladora e proporcionar oportunidades em prol do desenvolvimento da região.

“Esse é um grande programa desse grande ecossistema. Também estamos com a proposta da graduação Multi, que envolve a inovação e o empreendedorismo. É um projeto com inovação curricular e pedagógica. Um novo modo de ensinar a aprender, mais conectado ao mercado de trabalho”, salientou.

A presidente do Núcleo da Mulher Empresarial da Acic, Vânia Menegali, que também participou do lançamento, sublinhou a importância do projeto para o desenvolvimento regional. “O Núcleo da Mulher Empresária está à disposição. As mulheres somam 45% da potencialidade de cuidar dos lares, de dar sustento para que a família possa se manter. Percebemos que cada vez mais vai precisar de apoio da Universidade, do conhecimento, para manter sustentável o seu negócio e a sua família”, destacou.

Foto: Unesc TV / Reprodução

Homens também puderam expor seus pontos de vista no lançamento do Empreende Mulher. “Quem vai participar, vai, acima de tudo, receber uma mentoria forte, qualificada, por meio de metodologias e dos ambientes. As mulheres estão cada vez mais envolvidas em todas as frentes e vemos isso dentro da própria Unesc. Vai trazer um novo perfil e incremento”, salientou o presidente do Comitê de Implantação do Centro de Inovação de Criciúma, Valmir Cabral da Silva Neto.

O diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Criciúma, Aldinei Potelecki, qualificou o Empreende Mulher como uma nova ferramenta que tem o objetivo de proporcionar maior qualidade de vida, capacitação, crescimento e desenvolvimento às envolvidas. “Ficamos felizes em saber que as mulheres terão, na Universidade, esse apoio, em especial empreender”, completou.

Inscrições

As inscrições para o Empreende Mulher estarão abertas a partir de 1º de dezembro. Quem quiser buscar mais informações pode acessar o unesc.net/empreendemulher.

Serão dois perfis atendidos, para quem tem e para quem não tem negócio próprio. O programa iniciará efetivamente em março do ano que vem.

Ouça, no podcast Acontece no Campus, da Unesc Rádio, as informações sobre o Empreende Mulher:

Assista o lançamento do Empreende Mulher com a transmissão da Unesc TV:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *