Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Educação

Painel do curso de Ciências Econômicas da Unesc enaltece potencialidades da mulher no mercado

Encontro serviu para mostrar as diversas oportunidade disponíveis para o Economista (Fotos: Divulgação/Agecom/Unesc)

O auditório Edson Rodrigues, no bloco P, recebeu nesta semana um encontro em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março. Em promoção do curso de Ciências Econômicas, a Unesc realizou, na noite desta quarta-feira (23/04), painel no qual reuniu três economistas para compartilhar experiências com estudantes e professores. O foco do encontro foi enaltecer a representatividade feminina na profissão.

Contaram suas experiências profissionais a diretora executiva da Associação Empresarial de Criciúma, Maria Julita Volpato Gomes; a sócia e assessora de investimento da SYN  Investiments, Vanessa Librelato e a docente da Unesc, professora e orientadora de  Doutorado, Mestrado, Iniciação Científica e de Graduação, Melissa Watanabe.

Para a diretora da Acic, foi uma grande alegria poder participar, representar as mulheres e falar um pouco da carreira. “Conhecer a carreira brilhante na direção de gestão de fundos de investimentos, da Vanessa, a trajetória acadêmica de muito sucesso da Melissa, as duas com relatos de muita superação e compartilhar um pouco também da minha história, como gestora, então economista, foi de muito aprendizado. Voltar à Unesc para mim é motivo de muita alegria”, explicou.

No relato sobre a sua carreira Julita destacou a identificação com o curso de Economia.  “Sempre tive uma carreira de sucesso pelos locais por onde passei. Inicialmente com uma gestão puramente financeira, depois em um misto de gestão administrativa e financeira. Hoje, sou diretora executiva da Acic. Economia foi curso que me deu todas as possibilidades de uma carreira, em uma área exercida essencialmente por homens, mas aos poucos fui ocupando os espaços e sempre com um relativo sucesso. É um curso que hoje me traz realização, bem-estar e felicidade”, comentou.

A professora Melissa também falou sobre o seu caminho dentro das duas graduações da qual possui: Agronomia e Ciências Econômicas, além de mestrado e doutorado. Para ela foi bacana ouvir as experiências apresentadas na noite. A docente falou também como ingressou na Academia, a partir de um cartaz que solicitava monitoria para o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sócio-econômico(PPGDS) da Universidade Federal do Paraná, da qual fazia graduação.

“Foi a partir daí que comecei a me interessar em pesquisa. Foi dentro do Programa que percebi a necessidade de ampliar ainda mais o meu conhecimento e fui fazer Ciências Econômicas.  O curso me deu muito amparo, muita estrutura para discussões que ocorreram dentro do PPGDS. Então dentro da minha trajetória o que eu posso dizer é que a gente está constantemente estudando, a ciência já nos faz isso. Ela já tem essa lógica de que você tem que se manter atualizado sempre”, comentou.

A Doutora também passou um recado para os acadêmicos presentes, principalmente para as meninas. “Muitas vezes a gente cria uma trajetória, cria uma lógica de futuro, faz projeções, mas nem sempre aquilo ocorre da maneira como queríamos. Esses percalços, eles ampliam o nosso conhecimento. Por isso tenham calma e resiliência”, finalizou.

A economista Vanessa, apresentou em sua participação, a trajetória dentro do mercado financeiro, sua atuação no mercado voltado para atender os clientes com alta renda. Ela também comentou todas as dificuldades por qual passou até hoje, sendo atualmente empreendedora dentro do mercado financeiro.

Para o coordenador do curso, Thiago Rocha Fabris, o objetivo do evento foi mostrar para os acadêmicos as diferentes áreas de atuação que um Economista pode atuar. “Nós conseguimos atuar tanto na parte de gestão, quanto nas empresas. Por isso o convite à Julita, à Vanessa e à professora Melissa. Cada uma delas foi relacionada à trajetória profissional e de vida. Porque escolheram o curso de economia e o quê que isso contribuiu e facilitou a carreira delas. Realizamos uma aproximação entre algumas mulheres economistas, para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Com isto mostramos aos alunos, que a profissão de economista possui muitas possibilidades”, concluiu.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *