Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Ações Sociais

Unesc intensifica oferta de vacinação gratuita contra gripe

Em média 550 doses do imunizante foram aplicadas (Fotos:Vanessa Clarinda/Agecom/Unesc)

Os acadêmicos do curso de Enfermagem da Unesc, sob orientação de professores, realizaram nessa terça-feira (17/04), a campanha do Dia D contra a Influenza. A iniciativa disponibilizou vacinação gratuita para a comunidade interna e externa em cinco pontos da Universidade.

Das 19h às 21h, as aplicações ocorreram no hall do Bloco Administrativo, Bloco XXI, Bloco R, Bloco S e Clínicas Integradas. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Município de Criciúma, a Vigilância Epidemiológica e Estado, e objetiva alcançar as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

A coordenadora da Clínica Escola de Enfermagem da Unesc, Zoraide Rocha, salientou a continuidade da ação anual na campanha de vacinação contra a Influenza 2024. “Em parceria com a Vigilância Epidemiológica, monitoramos de perto o cronograma das campanhas e vacinas de rotina disponibilizadas à comunidade. Neste início de vacinação já foi registrada uma grande procura por parte de professores, profissionais de Saúde e indivíduos com doenças crônicas não transmissíveis”,  comentou a coordenadora.

O acadêmico da sétima fase do curso de Enfermagem, Atauan Gomes, destacou a ação como enriquecedora. “ Reconheço a vacina como a forma mais eficaz de proteção contra doenças infecciosas, que reduz o risco de adoecimento e manifestações graves. Contribuir para esta iniciativa ao lado de colegas foi de grande aprendizado. Fortaleceu tanto minha base prática quanto teórica, além de aprimorar minhas habilidades”, citou Atauan.

Imunização prioritária

A campanha de combate à Influenza 2024 ocorre de 22 de março a 31 de maio. Para receber a imunização, é preciso apresentar RG, Cartão Nacional de Saúde, Caderneta de Vacinação e comprovante do grupo prioritário ao qual pertence.

Os grupos alvo para a vacinação contra a Influenza englobam uma diversidade de pessoas, desde crianças de seis meses a menores de seis anos, profissionais da Saúde e gestantes até mulheres no pós-parto (até quarenta dias após o nascimento), docentes de nível fundamental e superior, povos originários e pessoas idosas.

Também estão contemplados na relação pessoas em situação de vulnerabilidade social, integrantes das Forças Armadas, indivíduos com enfermidades crônicas não contagiosas e outras condições médicas, pessoas com deficiência permanente, motoristas de caminhão, trabalhadores do transporte público terrestre, trabalhadores portuários, a população carcerária e funcionários do sistema prisional, além de adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos em medidas socioeducativas.

Alerta gripe

A gripe, de acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), é uma enfermidade séria que afeta a saúde das pessoas há muitos anos. Existem três cepas de vírus influenza: A, B e C. Os tipos A e B são os mais relevantes clinicamente.

Em média, se estima que o Tipo A seja responsável por 75% das infecções, embora, em algumas ocasiões, o tipo B predomine. Os tipos A e B, que passam por mutações frequentes, causam epidemias sazonais e problemas respiratórios que duram entre quatro e seis semanas.

De acordo com a Dive, essas epidemias estão associadas a um aumento nas taxas de hospitalização e mortalidade por pneumonia, especialmente em pacientes com condições crônicas e fatores de risco. Por outro lado, o vírus C raramente causa enfermidades graves.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *