Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Ações Sociais

Profissionais da Unesc intensificam
ações da Campanha de Vacinação

Os imunizantes utilizados pelo SUS são trivalentes, produzidos pelo Instituto Butantan e distribuídos para toda a rede pública de saúde (Fotos: Divulgação/Agecom/Unesc)

A Unesc, como uma Universidade Comunitária dedicada ao bem-estar da sociedade, realiza a campanha contra a Influenza 2024 de 22 de março a 31 de maio. A iniciativa oferece vacinação gratuita à comunidade interna e externa pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e pretende imunizar em torno de duas mil pessoas do município de Criciúma.

As aplicações são realizadas na Clínica Escola de Enfermagem, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min. A ação é uma  parceria entre o Município de Criciúma, a Vigilância Epidemiológica e o Estado, com o objetivo de alcançar as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

No dia 17 de abril, a Universidade realizará o Dia D da campanha interna contra a Influenza, serão cinco pontos de vacinação estabelecidos no campus da Unesc. Para receber a vacina, é necessário apresentar Documento de Identidade, Cartão SUS, Carteirinha de Vacinação e comprovante do grupo prioritário ao qual pertence.

A coordenadora da Clínica Escola de Enfermagem da Unesc, Zoraide Rocha, salienta a continuidade da ação anual na campanha de vacinação contra a Influenza 2024. “Em parceria com a Vigilância Epidemiológica, monitoramos de perto o cronograma das campanhas e vacinas de rotina disponibilizadas à comunidade. Neste início de vacinação já foi registrada uma grande procura por parte de professores, profissionais de Saúde e indivíduos com doenças crônicas não transmissíveis”,  comenta a coordenadora.

Estratégias de Prevenção

Os grupos prioritários para a vacinação contra a Influenza abrangem uma variedade de pessoas, desde crianças de seis meses a menores de seis anos, trabalhadores da Saúde e gestantes até puérperas (até quarenta dias após o parto), professores de ensino básico e superior, povos indígenas e idosos. 

Também estão incluídos na lista pessoas em situação de rua; membros das Forças Armadas; indivíduos com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas; deficientes permanentes; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário; portuários; a população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; bem como adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

Gripe Influenza

A Influenza, conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), normalmente conhecida como gripe, é uma doença grave que causa danos à saúde das pessoas há muitos séculos. Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C. Os vírus A e B apresentam maior importância clínica.

Estima-se que, em média, o Tipo A cause 75% das infecções, mas, em algumas temporadas, ocorre predomínio do tipo B. Os tipos A e B, que sofrem frequentes mutações, são responsáveis pelas epidemias sazonais e por doenças respiratórias com duração de quatro a seis semanas.

Em geral, de acordo com a Dive, essas são associadas ao aumento das taxas de hospitalização e de mortes por pneumonia, especialmente em pacientes que apresentam doenças crônicas e fatores de risco. Já o vírus C raramente causa doença grave.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *