No mês de setembro, pesquisadores do Grupo de Valorização de Resíduos como Estratégia para o Desenvolvimento da Economia Circular (GP V@lor-EC) da Unesc, estiveram em uma missão internacional, passando por Portugal e Itália. O grupo visitou universidades, institutos, laboratórios, empresas e feiras de fabricantes de produtos e equipamentos cerâmicos. Na oportunidade foram realizadas diversas interações para o estreitamento de relações com os pesquisadores europeus e com o professor João Batista da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Universidades portuguesas
Nas andanças por terras lusitanas, os pesquisadores conheceram o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), onde interagiram com os professores Manuel Ribeiro e Élia Fernandes, com o setor de Internacionalização da Instituição, concluindo com uma reunião com o presidente do IPVC, Carlos Rodrigues.
Aproveitando a viagem, o grupo também visitou a Universidade do Minho juntamente dos professores Aires Camões e Carlos Jesus, do Departamento de Engenharia Civil e do Centro para a Valorização de Resíduos (CVR), e do professor da Universidade de Aveiro, João Labrincha, do Departamento de Materiais.
Visitas técnicas foram realizadas ainda na indústria cerâmica Vianagrés, fabricante de louças comercializadas em toda a Europa; na Motamineral para conhecer o setor mineral de argila para fornecimento a indústria cerâmica; na Metalcértima, empresa metalúrgica que produz equipamentos à indústria cerâmica; encerrando na Solcer Empresa Cerâmica S/A, onde conheceram o processo português de fabricação de cerâmica vermelha estrutural.
Feira italiana
“Na Itália, o nosso grupo participou da Feira Internacional de Revestimentos Cerâmicos e Móveis para Banheiro (Cersaie 2024). Em Bologna, os pesquisadores prestigiaram a Feira Tecna 2024 e estiveram em Rimini, onde puderam ver o que há de mais novo no setor cerâmico, desde produtos até matérias primas e tecnologias de processamento”, comentou o coordenador do V@lor-EC, Fabiano Raupp-Pereira.
Em Faenza, conheceram o Consiglio Nazionale delle Ricerche (CNR-ISSMC) e o Istituto di Scienza, Tecnologia e Sostenibilitá Per Lo Sviluppo dei Materiali Ceramici (ISTEC), onde foram recepcionados pelo pesquisador Michele Dondi, que também conduziu o grupo para conhecer “Analisi di prodotto, certificazione e ricerca (Certimac) do Laboratori di Ricerca di Faenza (ENEA)”, onde acompanharam o processo de certificação de materiais da cadeia produtiva do setor da construção civil italiana.