Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Dia da Extensão: projetos da Unesc
transformam as comunidades

Única Universidade comunitária do Sul catarinense mantém mais de 200 iniciativas que contribuem com toda a região. (Fotos: Arquivo/Agecom/Unesc)

Na Unesc, o Dia da Extensão, celebrado nesta quinta-feira (2/05), não é apenas uma data no calendário, mas um momento de reflexão e celebração das inúmeras maneiras pelas quais a Instituição se conecta e transforma as comunidades.

Na única Universidade Comunitária do Sul catarinense, a Extensão representa a ponte entre o conhecimento acadêmico e as demandas da sociedade, e na Unesc, essa ligação é fortalecida por mais de 200 projetos que abordam desafios locais, regionais e até mesmo globais.

Desde iniciativas de saúde pública até programas de educação ambiental e capacitação de lideranças comunitárias, os projetos de Extensão da Unesc deixam uma marca visível na vida de milhares de pessoas.

Única Universidade comunitária do Sul catarinense mantém mais de 200 iniciativas que contribuem com toda a região. (Fotos: Arquivo/Agecom/Unesc)

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, enfatiza que a verdadeira essência da Extensão universitária vai além dos números. Ela reside na conexão humana, no compromisso de servir e na colaboração entre acadêmicos, professores e membros da sociedade.

“O Dia da Extensão é uma data especial para a Unesc, pois somos uma Universidade que foi constituída há 56 anos pela vontade da comunidade de Criciúma e da região. Representa o compromisso fundamental que temos com as comunidades que nos cercam. Nossos projetos de Extensão são o coração pulsante da nossa Universidade, pois por meio deles colocamos em prática a nossa missão de promover a qualidade e a sustentabilidade do ambiente de vida”, salienta.

Os projetos de Extensão não apenas oferecem soluções para problemas prementes, mas também cultivam valores como empatia, responsabilidade social e ativa. “A Unesc é mais que uma Instituição de Ensino Superior, é um parceiro confiável e uma fonte de esperança e transformação. À medida que a Universidade comemora o Dia da Extensão, reafirma o compromisso contínuo de servir e fortalecer as comunidades onde está inserida e mostra que o verdadeiro impacto do conhecimento vai além dos muros da academia”, cita.

Exemplos não faltam

São tantos os projetos de Extensão promovidos e mantidos pela Unesc que seria impossível listá-los em poucas linhas. Um desses exemplos é a Escola de Lideranças, lançada em 2023 com o objetivo de capacitar líderes comunitários de Criciúma. Após a jornada, 66 pessoas receberam o certificado.

Em parceria com a União das Associações de Bairros de Criciúma (UABC), a iniciativa capacitou pessoas de diferentes idades, profissões e bairros que estiveram juntas ao longo de sete módulos de aprendizagem, por meio dos quais foram capacitados de forma teórica e prática para contribuírem ainda mais ativamente nas comunidades nas quais estão inseridos.

“Essas lideranças passam a ter ainda mais clareza de direitos e deveres enquanto cidadãos, os caminhos necessários para buscar reivindicações, as formas de trabalhar de forma mais profissional para de fato transformar realidades”, relata Luciane.

Após sucesso da iniciativa em Criciúma, o projeto já atrai olhares de outras cidades, uma delas é Içara, que passa a contar com a Escola de Lideranças em 2024.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, reforça que os projetos da Unesc não são apenas uma extensão do conhecimento acadêmico, mas uma expressão concreta do compromisso com o desenvolvimento social e a promoção do bem-estar das pessoas.

“É inspirador ver como os nossos estudantes e professores se envolvem de forma ativa e apaixonada em cada iniciativa e trazem consigo não apenas conhecimento técnico, mas a sensibilidade e a empatia para compreender as complexidades dos desafios enfrentados. Este compromisso com a excelência e com o serviço à comunidade é o que impulsiona o sucesso de nossos projetos de Extensão. É por meio do trabalho conjunto e da colaboração que podemos alcançar resultados significativos que transformam vidas e fortalecem comunidades”, afirma.

Presença nos bairros

A Unesc está presente em todos os bairros de Criciúma, algo que se fortaleceu ainda mais em 2023 com a realização do projeto de Extensão Vivercom, uma grande mobilização de toda a comunidade acadêmica que levou experiências diferenciadas para todas as idades com atividades culturais, contação de histórias, oficinas artísticas, brinquedos para as crianças, atrações musicais, orientações voltadas à saúde, entre muitos outros serviços disponíveis de forma gratuita.

Ao todo, mais de duas mil pessoas foram beneficiadas por cerca de 500 acadêmicos, colaboradores e professores. “Sabemos da importância da Universidade na vida das pessoas e na transformação de cenários. Defendemos que somente por meio da educação conseguimos proporcionar a realização de sonhos. A Unesc está de mãos dadas com as comunidades, com uma série de bolsas de estudos à disposição para estimular o aprendizado e divulgar o conhecimento”, diz a diretora de Extensão, Fernanda Sônego.

A área da Saúde possui uma série de projetos de Extensão, entre eles o Sorrindo Melhor que, apesar do nome, é multiprofissional: leva dentista; nutricionista; fonoaudióloga; fisioterapeuta e psicóloga aos pacientes que passaram por tratamento no Centro Especializado em Reabilitação (CER II), da Unesc.

O trabalho, desenvolvido em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde e do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas), é voltado pessoas com algum tipo de deficiência, seja ela transitória ou de longo prazo, que as impossibilitam de acessar os serviços comuns de saúde, que chegam ao serviço por meio do Sistema de Regulação.

A partir de novembro de 2022, os procedimentos também passaram a ser realizados em Instituições de Longa Permanência, sendo que, desde então, cinco destas já receberam a equipe da Unesc. Até 2023, mais de 1,2 mil atendimentos já foram realizados pelo projeto, sendo que cada paciente recebe a visita dos profissionais de quatro a seis vezes. Destes, 70 foram realizados em Instituições de Longa Permanência; 53 a domicílio e 24 em hospitais. Já os procedimentos giram em torno de 1,4 mil com  Fisioterapeuta; 200 com Nutricionista; 2,8 com Odontologista e 440 com Psicóloga.

Comemoração

A Unesc preparou uma série de atividades para celebrar o mês da Extensão. As ações iniciam no dia 4/05 e seguem até o dia 10/05. A programação conta com ações voltadas ao empreendedorismo, saúde, educação, cultura, meio ambiente, entre eles, e pode ser conferida no site www.unesc.net.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *