Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Plano Nacional de Educação é tema do primeiro dia da Reunião Itinerante do CNE em Florianópolis

Encontros iniciaram nessa segunda-feira (15/04) e seguem até quinta-feira (18/04) (Fotos: Jeferson Baldo e Daniela Savi/ Agecom Unesc)

O Conselho Nacional de Educação (CNE) chegou a Florianópolis com a tradicional Reunião Ordinária Itinerante para debater diversas pautas que vão da Educação Básica ao Ensino Superior, passando pelo técnico. No primeiro dia, o tema abordado foi o Plano Nacional de Educação (PNE).

Os encontros seguem até quinta-feira (18/04), no Auditório do Centro Integrado de Cultura (CIC), na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e no Auditório do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC).

“Com esta ação, nós buscamos o diálogo mais próximo da sociedade brasileira. Desta iniciativa surgem ações relacionadas às questões regionais com as suas especificidades. Ou seja, trata-se de uma oportunidade para termos acesso às demandas. É importante olharmos para Santa Catarina que reforma o Ensino Superior com a ampliação da permanência dos estudantes por meio de bolsas de estudo integrais, um exemplo relevante para o país. Fundamental também a interação do setor econômico do estado com o processo de formação”, relata o presidente do CNE, Luiz Roberto Liza Curi.

Ele conta ainda que o Conselho é um órgão mobilizador de agendas e demandas que envolve, entre outras coisas, a expansão da Educação Superior, a interação dos níveis educacionais, currículos e impactos no processo de formação. “A educação é a base do desenvolvimento regional em qualquer estância de desenvolvimento. Nenhum país desenvolvido conseguiu crescer sem a educação”, fala.

A conselheira nacional, presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e reitora da Unesc, Luciane Ceretta, enfatiza que Santa Catarina é um estado destacado nos indicadores educacionais tanto na educação básica, com ótimas notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), quanto na Educação Superior, com formatos pedagógicos formativos, além de programas de acesso de permanência dos estudantes.

“Ter o Conselho Nacional de Educação trazendo as pautas emergentes em nível nacional na educação profissionalizante, no Ensino Superior, na Educação Básica, na formação de professores, em nosso estado é uma oportunidade ímpar para todo o Sul do país de dialogar e refletir. O conselho é um órgão de assessoramento do Ministério da Educação e tê-lo em Santa Catarina para compreender as diferentes dimensões que os três estados do Sul representam, as demandas de cada um, as necessidades e, portanto, ter ações mais assertivas com relação aos atos regulatórios, às políticas, são algumas das ações que fizemos no CNE”, comenta Luciane.

Também conselheiro nacional, Aristides Cimadon, enaltece a realização do encontro na capital catarinense. “Este é um momento importante na história da educação de Santa Catarina, pois esta reunião tem o objetivo de ouvir as instituições de Educação Básica, superior e os profissionais da área. O CNE tem a prerrogativa da elaboração das diretrizes curriculares e aqui discutimos os grandes temas que vão desde a Educação Básica, Ensino Fundamental e Médio, até a Pós-graduação”, conta.

O Ministério da Educação (MEC), foi representado pelo secretário de Articulação Intersetorial com os Sistemas de Ensino, Maurício Holanda Maia, que enalteceu a inciativa do CNE e explanou alguns pontos do Plano Nacional de Educação, entre eles qualidade, equidade e financiamento.  “Esta ida do conselho aos estados permite que mais pessoas participem e tomem conhecimento das tarefas do conselho”, conta Maia, que participou do debate sobre o PNE.

 

Programação da Reunião Ordinária do CNE em Florianópolis:

16/04/2024

10h às 12h – IES Comunitárias, Universidade Gratuita (cases de sucesso), na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc);

14h às 17h – Educação Profissional Tecnológica: Os dilemas futuros da EPT, na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc);


17/04/2024

10h às 12h – Formação Continuada de Professores, no Auditório do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina;

15h às 18h – Organização Acadêmica da Universidade Brasileira – Trajetória, Diferenças e Convergências, no Auditório do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina;


18/04/2024

10h às 12h – Pós-Graduação Stricto Sensu – Trajetória e Desafios, no Auditório do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina;

15h às 18h – Educação Infantil e Educação Integral, no Auditório do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *