Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Colégio Unesc

Colégio Unesc participa da Assembleia dos Bichos “Se os animais falassem” no Museu de Zoologia da Universidade

Atividade de conscientização ambiental foi desenvolvida com os alunos dos primeiros Anos Iniciais 1 e 2 (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc)

O Museu de Zoologia Morgana Cirimbelli Gaidzinski convocou para a tarde desta terça-feira (16/04), os alunos das turmas um e dois, primeiro Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Unesc, para uma Assembleia  dos Bichos “Se os animais falassem. O objetivo da discussão foi a elaboração de um documento endereçado aos adultos para conscientização ambiental nos oceanos.

Os alunos se transformaram e representaram os grupos dos bichos do reino animal aquático, répteis, anfíbios, crustáceos e mamíferos. Uma turma formada por peixes, tartarugas e jacarés, sapos, caranguejos e orcas.

Em todos os documentos apresentados pelas comissões dos animais, ecoou um grito uníssono; “Não joguem lixo no mar”. Além deste dado em comum, os representantes da bicharada, ainda destacaram a defesa das árvores às margens dos rios e a não poluição das águas com produtos químicos, esgotos e lixo.   

Essa reunião foi uma provocação aos alunos, para que cada um, na pele dos bichos, pudesse elencar uma mensagem dirigida ao ser humano. “Depois de apresentar um vídeo mostrando alguns problemas causados pela poluição, cada comunidade representativa colocou no papel o que gostaria de dizer para evitar a continuidade do despejo de resíduos, contaminação química, redes de pesca, entre outras ações que resultam no sofrimento dos animais aquáticos”, explicou a assistente administrativa e integrante do projeto de Educação Ambiental do Museu, Elizabeth Marley.

Para a professora Diana da Cunha, da turma um, foi muito gostosa a interação com o Vitorino, o mascote do Museu. “Estamos estudando com eles, no projeto anual, sobre os animais e hoje fomos ao fundo do mar, conhecer melhor este habitat. Foi ótima a participação dos alunos, eles gostaram bastante”, destacou

Conforme também explicou a professora da turma dois, Morgana Fogaça Cabreira dos Santos, as crianças estão trabalhando com o projeto de alfabetização alinhado com os animais, que é parte do interesse de todos. “Esse contato com os bichos traz referência às histórias infantis, das brincadeiras e está sendo de grande importância para eles. Porque vai trazer a alfabetização para um momento bem presente em que estão vivenciando, trabalhando, brincando, partilhando experiência da sala de aula, junto com o Museu”, observou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *