Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Comunidade Acadêmica participa de reunião ordinária da Câmara de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão 

Grupo voltou à discussão de políticas institucionais que nortearão o futuro da Universidade (Fotos: Everton Horácio/ Agecom Unesc)

Decisões de extrema importância para o futuro da Universidade foram discutidas, na última sexta-feira (19/04), em reunião ordinária da Câmara de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão da Unesc. 

Com 25 membros, divididos entre diretores, coordenadores de curso, professores e acadêmicos, o grupo esteve reunido para discussão de políticas institucionais voltadas às temáticas de Meio Ambiente e Valores Humanos; Pesquisa, Pós-graduação; Extensão; Esporte; Cultura; Internacionalização; Inovação e Responsabilidade Social. Além disso, o grupo discutiu sobre as normas gerais para o regime de cotutela internacional nos cursos de mestrado e doutorado dos programas de pós-graduação stricto sensu e a regulamentação das categorias que compõem o corpo docente dos Programas de Pós-graduação da Universidade.

Conforme a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, o encontro é resultado do desdobramento de uma série de outras reuniões nas quais foram discutidas de forma minuciosa cada uma das pautas por comissões específicas.

“Essas políticas foram amplamente discutidas por comissões próprias no ano de 2023 e, posteriormente, passaram pelo fórum institucional no qual foram amplamente discutidas com a comunidade acadêmica, no início deste ano”, recorda Gisele, que acrescenta que, após passarem pela câmara, os assuntos seguem para outras instâncias da Universidade.

Outra pauta de destaque, conforme Gisele, foi a norma de regime de cotutela internacional nos cursos de mestrado e doutorado. “Neste sentido, a ideia foi propor a criação de uma resolução que norteasse o regime de cotutela internacional e titulação simultânea para os cursos de pós-graduação stricto sensu. Dessa forma, a partir de critérios estabelecidos, o estudante apresentará Trabalho de Conclusão de Curso, dissertação ou tese apenas uma vez e, caso aprovado, terá grau conferido pela Unesc e pela instituição estrangeira parceira. Essa é mais uma forma de estimular a internacionalização e o intercâmbio de conhecimento entre os nossos mestrandos e doutorandos”, afirma.

Essa e todas as demais pautas abordadas, de acordo com a pró-reitora, tiveram participação ativa de representantes de toda a comunidade acadêmica, reforçando o perfil democrático e plural da Unesc. “Fizemos as adequações necessárias frente à nova estrutura administrativa da Unesc e apontamentos oriundos do processo participativo do PDI em 2023, além das considerações de cada comissão própria. Esse é mais um momento no qual o que prevalece é a discussão, a troca de ideias e o bem comum. Todos planejando juntos o futuro da Universidade”, aponta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *