Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Unesc apresenta trabalhos do PPGCEM na Espanha

Quatro pesquisas realizadas por acadêmicos do PPGCEM foram divulgadas no Congresso Mundial da Qualidade de Revestimentos Cerâmicos(Fotos:Divulgação/Agecom/Unesc)

A 18ª edição do Congresso Mundial da Qualidade de Azulejos e Pavimentos (Qualicer 2024), recentemente realizado em Castelló, na Espanha, proporcionou à Unesc a oportunidade de apresentar oralmente quatro trabalhos do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da instituição. Esses trabalhos foram elaborados por colaboradores da Eliane Revestimentos, do Grupo Mohawk do Brasil, sediados em Cocal do Sul, Santa Catarina. A divulgação destes estudos foi conduzida pelo professor e coordenador adjunto do curso de Engenharia Mecânica, Adriano Michael Bernardin.

O Qualicer é reconhecido como o principal congresso mundial dedicado aos revestimentos cerâmicos, ocorrendo a cada dois anos na Comunidade Valenciana. Castellón, onde o evento é sediado, guarda muitas semelhanças com Criciúma, já que ambos são centros de produção cerâmica de destaque, tanto na Espanha quanto no Brasil, respectivamente.

Para Bernardin, que também atua como professor do PPGCEM, a participação da Unesc em colaboração com a empresa Eliane no Qualicer foi extremamente significativa. “O Qualicer se estrutura em três pilares essenciais: matérias-primas, produção e mercado. Em cada um desses pilares, são destacadas as principais inovações no campo dos revestimentos cerâmicos, tanto provenientes da indústria quanto dos avanços gerados por universidades e instituições de pesquisa. Neste ano, foram apresentados 51 trabalhos oralmente, e os estudos da Unesc abordaram temas de pesquisa de interesse direto para a empresa Eliane, elaborados por seus próprios colaboradores. Isso evidencia o papel crucial da nossa Universidade na formação de profissionais altamente qualificados na região Sul de Santa Catarina, concretizando um dos objetivos primordiais do PPGCEM”, observou o professor.

Internacionalização

No contexto do planejamento estratégico do PPGCEM, a internacionalização foi estabelecida como uma meta prioritária. “Nesse sentido, a participação dos pesquisadores do Programa em congressos internacionais desempenha um papel crucial”, afirmou o coordenador do PPGCEM, Eduardo Junca. “Essa presença não apenas contribui para a divulgação do conhecimento gerado em nossa Instituição, mas também facilita a colaboração efetiva entre cientistas de diversas partes do mundo. Ao compartilharem descobertas e experiências em fóruns internacionais, nossos pesquisadores fortalecem os laços acadêmicos, promovem o intercâmbio de ideias e estimulam parcerias científicas de alto impacto”, acrescentou Junca.

Primeiro trabalho

No estudo intitulado “Comportamento Mecânico de Epóxi Reforçado com Fibra de Juta Aplicado em Revestimentos Cerâmicos para Sistemas de Fachadas Ventiladas”, tema de mestrado desenvolvido por Aline Ribeiro sob a orientação do professor Agenor De Noni Junior, foi realizado uma análise minuciosa do comportamento mecânico do epóxi reforçado com fibra de juta quando aplicado em revestimentos cerâmicos destinados a fachadas ventiladas. Essa abordagem representa uma inovação significativa nos sistemas de revestimento, visando aumentar a resistência e promover a sustentabilidade. A sessão de apresentação contou com a moderação de Jorge Viebig e Matías Martínez.

Segundo trabalho

O estudo intitulado “Avaliação do Desgaste Abrasivo da Superfície de Revestimentos Cerâmicos de acordo com as Normas ISO 10545 e UNE 138001”, faz parte da tese de Aline Demarch, orientada pelo professor Elidio Angioletto. Este trabalho investiga a avaliação do desgaste abrasivo de revestimentos cerâmicos, seguindo as normas ISO 10545 e UNE 138001, com o objetivo de analisar os principais critérios para garantir a qualidade e durabilidade dos produtos cerâmicos. A sessão foi moderada por Richard Bowman e Gonzalo Silva Moreno.

Terceiro trabalho

Durante a mesma sessão, o professor Adriano apresentou a tese intitulada “Influência do Espessura das Placas de Gres Porcelânico na Resistência de Sistemas de Pisos Elevados”, elaborada pela mestranda Djeisa Pasini, sob a orientação do professor Elídio Angioletto. Este estudo investigou o impacto da espessura do porcelanato na resistência dos sistemas de piso elevado, com o objetivo de otimizar o design visando maior durabilidade e desempenho desses sistemas. A moderação da apresentação ficou a cargo de Richard Bowman e Gonzalo Silva Moreno.

Quarto trabalho

Durante a apresentação do trabalho “Influência da Nanosílica e Nanoboemita na Deformação Piroplástica de uma Composição de Grés Porcelânico”, parte da tese de doutorado de Vicente De Lorenzi sob a orientação do professor Michael Peterson, o autor investiga o efeito das nanopartículas de sílica e boemita na deformação piroplástica do grés porcelânico. Este estudo avalia como essas nanopartículas podem aprimorar as propriedades da cerâmica para aplicações exigentes. A sessão de apresentação foi moderada por Matias Gras Llopis e Raquel Catalán Brenes na sala principal do evento.

O que é Qualicer

O Qualicer , Congresso Mundial da Qualidade de Revestimentos Cerâmicos, teve sua origem marcada em 1990, quando a Câmara de Comércio, Indústria e Navegação de Castellón de la Plana, na Comunidade Valenciana, Espanha, e o Colégio de Engenheiros Industriais uniram esforços na criação de um evento dedicado exclusivamente ao setor cerâmico. Esse empreendimento pioneiro marcou um ponto de viragem na história de um setor tão dinâmico e influente, que tem sido o verdadeiro motor da economia não apenas de Castellón, mas também de outras regiões, como Criciúma.

Inicialmente concebido como um fórum modesto para debater sobre o azulejo enquanto produto, o Qualicer rapidamente evoluiu para se tornar um congresso de renome mundial sobre a qualidade dos revestimentos cerâmicos. Hoje, ele aborda não apenas a qualidade do processo, do produto e da instalação dos revestimentos, mas também a qualidade de todos os elementos envolvidos na intricada rede do mundo empresarial cerâmico. Ao longo dos anos, o Qualicer amadureceu e expandiu suas fronteiras, consolidando-se como um evento internacional de destaque no cenário da cerâmica global.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *