Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Primeiro lugar no RUF 2023, Artes Visuais da Unesc
tem mais de 50 anos de história

Academia está entre as melhores de Santa Catarina e no Brasil (Fotos: Arquivo/Agecom/Unesc)

O curso de Artes Visuais/Bacharelado da Unesc está em primeiro lugar entre as Universidades Comunitárias, segundo no estado de Santa Catarina e entre os 380 melhores no Brasil, conforme o Ranking Universitário da Folha de São Paulo (RUF), publicado em dezembro de 2023. A Universidade promove formação atenta ao estado da arte na atualidade, por meio de disciplinas que dialogam entre si na perspectiva da produção do conhecimento.

Durante o curso, que tem mais de 50 anos de história e credibilidade, o acadêmico vai percorrer por matérias como desenho; imagens digitais; ilustração; gravura; escultura; fotografia; pintura; performance; arte urbana; curadoria; áudio e vídeo.

Com excelente infraestrutura, oferece aos universitários ateliês de pintura; desenho; escultura e cerâmica; serigrafia e gravura; estúdio de fotografia; laboratórios de informática com softwares gráficos; sala de teatro, além de espaços ambientados para aulas de criação artística e de exposição exclusiva do curso.

“O curso possui um corpo docente qualificado com mestres e doutores e uma estrutura física de da inveja a qualquer um com ateliês e galeria de arte que são referência no estado. É um curso com 54 anos de história, formando professores de artes, artistas e produtores culturais que atuam no sul catarinense”, salienta a coordenadora do curso, Daniele Cristina Zacarão Pereira.

O que se aprende

A formação bacharel em Artes Visuais envolve a oferta de disciplinas com matriz diversificada e atualizada que contempla estudos sobre os fundamentos da arte; a teoria e história da arte; a interrelação entre as diferentes linguagens artísticas; o mercado de arte; o exercício da crítica e da curadoria; ateliês e manifestações contemporâneas da arte; além das linguagens artísticas digitais que abrem espaços no campo da produção de arte aliada às tecnologias.

Também são realizadas parcerias com museus, galerias e outros espaços de exposição e trânsito da arte, abrindo oportunidades para experiências e inserção no meio artístico. Como atividades acadêmicas complementares, existe a oferta e organização de viagens de estudo e apreciação estética, tanto no circuito local de arte, como nas grandes exposições e bienais. “Além disso, o curso oferece possibilidades de atuação na pesquisa e na extensão, por meio da participação em projetos coordenados pelos professores”, cita Daniele.

Graduação Multi Unesc

Com um corpo docente altamente qualificado, composto por mestres e doutores, os matriculados neste curso realizam e participam de congressos; bienais de arte; exposições; viagens de estudo; visitas monitoradas e curso de aperfeiçoamento. Outro atrativo é a possibilidade de participação nos programas de Pesquisa e Extensão em áreas técnicas relacionadas ao campo da arte e da cultura.

Atuação profissional

O curso de Artes Visuais permite a atuação em diversas áreas com foco nos setores de direção, pesquisa e criação de arte. O bacharel pode ser um profissional liberal atuando como artista visual em seu ateliê ou com curadoria, crítica de arte e produção cultural. Pode atuar em áreas como empresas, fundações, secretarias de cultura, galerias de arte, museus, ateliês dentre outros. Também a área da indústria têxtil, cerâmica, publicidade e do mercado criativo acolhem nossos egressos.Os formados atuam em diversos setores da economia criativa.

Licenciatura

A Licenciatura em Artes Visuais da Unesc forma professores de Arte para atuarem em escolas públicas e privadas de Educação Básica e em instituições culturais. Os estudantes são preparados para serem professores e pesquisadores no campo das Artes Visuais, comprometidos com a realidade e com pressupostos contemporâneos de arte e de educação. Uma formação que os habilita a trabalhar na educação, intervindo na sociedade através do ensino da arte e na promoção, produção e criação artísticas, atuando em diferentes espaços culturais e educativos.

Diferenciais

Com a nova matriz curricular que promove a formação docente com uma base pedagógica sólida, é um curso na modalidade presencial, com mais de 50 anos de história e confiança. Altamente estruturado, oferece ateliês de pintura, desenho, escultura e cerâmica, serigrafia e gravura, estúdio de fotografia, laboratórios de informática, sala de teatro e salas ambientadas para aulas de metodologias de ensino das artes e sala de exposição exclusiva.

Durante o ano os universitários podem realizar e participar de congressos, bienais de arte, exposições, viagens de estudo, visitas monitoradas e curso de aperfeiçoamento. O estudante ainda é convidado a participar de programas de pesquisa e extensão em áreas técnicas relacionadas ao campo da arte e da cultura

Aprendizado

O profissional licenciado em Artes Visuais, formado pela Unesc, apresenta competência para desenvolver o pensamento visual criativo a fim de atuar no amplo campo educacional e cultural que é envolvido pelas linguagens artístico-culturais e em especial as Artes Visuais. Com isto, está apto a produzir e mediar conhecimentos para o ensino de Arte em espaços formais e não formais de educação, conduzindo o processo de ensino aprendizagem nos contextos e relações que envolvem a arte na contemporaneidade, contribuindo para a qualidade do ambiente de vida das pessoas.

A Licenciatura em Artes Visuais permite a atuação em escolas de Educação Básica nos diferentes níveis de ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio). Também em espaços de educação não formal, como Fundações Culturais, Secretarias de Cultura, Museus, Galerias e Oficinas Livres de Artes.

Hora de garantir a vaga na sonhada graduação

Como uma Instituição completa para oferecer a excelência em todos os âmbitos de atuação, a Unesc está preparada para receber os novos acadêmicos. As matrículas para os cursos de graduação da Unesc estão abertas aos interessados em ingressar já em fevereiro.

Para iniciar o sonho de entrar no Ensino Superior não é necessário realizar vestibular, com exceção do ingresso no curso de Medicina. Basta ter histórico escolar em mãos, documentos de identidade e o desejo de dar o primeiro passo. Para posteriormente concorrer a bolsas de estudo, entre elas do programa estadual Universidade Gratuita, é necessário que o estudante já esteja matriculado, ou seja, é importante que garanta a vaga no curso desejado.

Bolsa de 100% com o Universidade Gratuita

Com uma grade diversificada e conteúdos atualizados para o exercício da profissão, o acadêmico vivenciará um curso oxigenado, criativo e desafiador. O Governo do Estado, com a nova política educacional universitária lançada no segundo semestre do ano passado, contempla este curso dentro do Programa Universidade Gratuita, que oferece bolsas de 100%.

Unesc, a melhor Universidade não estatal do estado

O Programa Universidade Gratuita é apenas um dos muitos bons motivos para se escolher a Unesc e exemplos não faltam. Entre os grandes destaques está a boa colocação da Instituição no Ranking Universitário Folha (RUF), um dos mais renomados instrumentos de avaliação acadêmica do país. No instrumento de avaliação, a Instituição Comunitária do Sul catarinense se consolida como a melhor Universidade não estatal de Santa Catarina, posicionada entre as 20 melhores não estatais do Brasil.

Além disso, a Unesc, que completou 55 anos de existência em 2023, aparece entre as dez universidades mais empreendedoras do Brasil, além de conquistar o posto de Instituição mais empreendedora de Santa Catarina, por meio do Ranking Universidades Empreendedoras (RUE) de 2023, elaborado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores, a Brasil Júnior.

Na página unesc.net/artes-visuais-bacharelado é possível acessar todas as informações sobre a graduação presencial. Esse é o acesso para informações sobre o unesc.net/artes-visuais-licenciatura.

Mais informações sobre ingresso podem ser obtidas pelo contato (48) 9 9915-0433

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *