Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Aprendizado multicultural: Unesc iniciará aulas de Estudos da Contemporaneidade

Sucesso em 2022 e 2023 disciplina “Estudos da Contemporaneidade” inicia em março (Fotos: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc)

A Unesc reafirma seu compromisso com a internacionalização acadêmica ao oferecer, para o primeiro semestre de 2024, a disciplina optativa ministrada em língua estrangeira. A disciplina de Estudos da Contemporaneidade, existente desde 2021 na Universidade, será uma oportunidade ímpar para os acadêmicos de todos os cursos de graduação expandirem seus horizontes.

A proposta é liderada pelas Diretorias de Ensino de Graduação Presencial; de Pesquisa e Pós-Graduação; e pelo Escritório de Relações Internacionais da Universidade. Na ementa elaborada para a disciplina, a assessora do Escritório de Relações Internacionais da Unesc e professora Cinara Ludvig Gonçalves prevê uma abordagem ampla e diversificada.

“Nas aulas, a dinâmica e a participação serão evidentes, permitindo a discussão de temas acadêmicos abrangentes. Os estudantes terão a oportunidade de praticar suas habilidades de comunicação e, ao mesmo tempo, enriquecer suas experiências ao aprender com colegas de diferentes origens culturais. Isso não só contribuirá para o aprimoramento do idioma, mas também proporcionará aprendizados valiosos por meio de debates multiculturais”, explicou Cinara, informando ainda que as atividades ocorrem nas quartas-feiras, das 8h20 às 11h05.

Além disso, segundo Cinara, devido à diversidade da turma, composta por estudantes de diferentes cursos, os debates se tornaram especialmente interessantes, refletindo visões variadas de diversas perspectivas e origens. “A cada semestre, convidamos os acadêmicos de outros países para compartilharem um pouco de suas histórias de vida, o que sempre resulta em uma surpresa positiva para a turma, enriquecendo significativamente nossos aprendizados”, pontuou Cinara.

Objetivo

A disciplina de Estudos da Contemporaneidade aborda uma ampla gama de temas, incluindo questões sociais, políticas e culturais contemporâneas, educação, direitos humanos, ecossustentabilidade, relações étnico-raciais, gênero, diversidade, tecnologias, culturas digitais, identidades e ciências da saúde e sociedade. 

Todas essas áreas serão exploradas durante as aulas ministradas em inglês, oferecendo aos acadêmicos uma oportunidade única de imersão em temas relevantes da atualidade. “O principal objetivo da disciplina é promover a discussão e integração entre acadêmicos, professores e convidados, visando reduzir fronteiras culturais, sociais, políticas e econômicas. Embora não seja voltada especificamente para o ensino da língua estrangeira, a disciplina enriquece significativamente o conhecimento dos participantes, proporcionando a internacionalização no ambiente acadêmico”, concluiu a professora. A carga horária estipulada para a disciplina é de 60 horas. As matrículas podem ser realizadas por meio do site unesc.net.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *