Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Eventos Acadêmicos

Unesc forma novos profissionais em Residência Médica

São quatro especialistas em Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia(Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc)

O Programa de Residência Médica da Unesc formou mais quatro profissionais com especialização nas áreas de Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia, especialidades consideradas estratégicas pelo Ministério da Saúde para o atendimento à população.

A cerimônia foi realizada no auditório de Realidade Mista com a presença da pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, que representou a reitora Luciane Bisognin Ceretta, além da coordenadora do curso de Medicina, Maria Inês da Rosa; do coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme), Arthur Tavares Corrêa Dias e da coordenadora do Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, Juana Naspolini Coral.

Gisele salientou a importância da segunda formatura nestas especializações. “Isto mostra uma continuidade dos programas e a importância na formação nestes segmentos para a nossa região, além da oportunidade de fixar mais médicos para a nossa sociedade”, comentou.

“Ter esses profissionais qualificados aqui na nossa cidade ajuda a atender melhor a população. É este o papel de uma Universidade Comunitária: formar mais para atender as necessidades. Por isso, a Unesc está sempre à frente, oferecendo residências em especialidades em falta aqui no sul de Santa Catarina”, acrescenta.

A Unesc é a única Instituição de Ensino Superior que coordena Programas de Residência Médica entre Florianópolis e Porto Alegre.

Os novos pediatras são Bruna Ugioni Godoy e Thiago Medeiros dos Santos. Já Bruna Biachin e Jéssica Télli Palma são as mais novas Ginecologistas e Obstetras da Região Metropolitana Carbonífera. Representando os formandos, Jéssica fez questão de agradecer aos amigos e parentes e principalmente a Unesc pela confiança depositada nos novos especialistas.

“Gratidão é um um sentimento nosso e de todos aqui presentes. Nos preparamos para esses passos que foram possíveis porque a nossa formação permitiu isso: sonhar com o próximo passo. Não queremos parar por aqui, vamos continuar, e o próximo desafio vai ser maior do que o anterior, justamente pela base que tivemos. A Residência nos transformou como pessoa, eu não sou mais a Jéssica de 2021, sobrou muito pouco dela. Mas eu tenho certeza que hoje sou muito melhor e a nossa transformação não só foi só como acadêmica e profissional, mas como pessoa também. Eu me orgulho do profissional que me formei e da pessoa que me transformei”, citou.

Serviço para a sociedade

Para a coordenadora do curso de Medicina, Maria Inês da Rosa, disponibilizar esses médicos para a comunidade é prestar um serviço social. “São especialidades em áreas cruciais, cuidando da saúde da mulher, das gestantes e depois dos recém-nascidos até a adolescência. Formamos profissionais altamente qualificados que, com certeza, terão um impacto positivo na saúde da nossa população”, avaliou.

Maria Inês ainda lembrou de como tudo começou. “Este é mais um sonho realizado desde que retornei à coordenação em 2019. Com carta branca da nossa reitora e uma importante parceria do professor Leon, do presidente da Coreme, professor Arthur, do professor Alan, na época chefe da maternidade do Hospital e Maternidade Infantil Santa Catarina, e da professora Rose Duarte, que fez toda a parte pedagógica, submetemos os projetos, que para nossa alegria foram aprovados. Depois conquistamos as bolsas no Ministério da Saúde e em 2020 iniciamos as primeiras turmas”, relatou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *