Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Profissionais sanitaristas contribuem na defesa da saúde mental da comunidade

Um profissional graduado, com habilidades para levantar dados, realizar diagnósticos e vistorias, assim como planejar políticas públicas de promoção e informação à saúde. Este é o Sanitarista, foco das homenagens neste dia 2 de janeiro. Ao desempenhar estas e outras funções o profissional atua diretamente na defesa da saúde coletiva e, logo, da saúde mental de todos os indivíduos que integram a sociedade.

Na Unesc a formação de sanitaristas se dá por meio do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol), setor que se dedica ao estudo das pautas emergentes em saúde, como a saúde emocional dos pacientes.

Para a psicóloga egressa do mestrado profissional do Programa, Dipaula Minotto, é constante a atuação do sanitarista no campo da saúde mental e da luta contra as drogas. “Por meio da gestão e planejamento de políticas públicas para a cobertura e inovação técnico assistencial, trabalhamos na qualificação dos serviços a partir de valores e princípios do Sistema Único de Saúde, o SUS, e da Reforma Psiquiátrica Brasileira, assim como na redução do estigma na relação com a população atendida e os espaços das cidades que devem ocupar enquanto cidadãos”, explica.

Ainda de acordo com Dipaula, os mestrados profissionais preparam sanitaristas, formados em diferentes áreas, aptos a fazer a articulação no campo jurídico político e na luta pela ampliação do protagonismo de pessoas usuárias e familiares, dispostos a colaborar com o Sistema de Saúde de forma geral. “São papeis fundamentais na luta por uma sociedade com a saúde mental recebendo a atenção devida ao assunto”, acrescenta.

Conforme a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), a titulação de sanitarista, originariamente uma especialização dentro da medicina, estendeu-se para outras profissões, incorporando conhecimentos e outras atividades profissionais; ampliou arco de atuação e hoje constitui um grande campo de formação: profissionalizante, pós-graduado e, mais recentemente também como formação graduada; numa articulação de ensino, pesquisa, assistência e gestão que, desde a Constituição brasileira de 1988, tem no Sistema Único de Saúde (SUS) sua grande estratégia de disseminação de ações, serviços e programas.

Diante da importância da atuação, conforme a coordenadora do PPGSCol, Lisiane Tuon, a Unesc tem um importante papel na formação de profissionais que saibam trabalhar no e para o SUS abrangendo também esta temática. “É imprescindível que nossos mestrandos e egressos compreendam que “o SUS somos nós”, logo, esse sistema não se faz apenas com sua linda concepção teórica, mas, sim, com a implicação de todos os cidadãos, profissionais -do ensino e do serviço – e gestores para a efetivação de seus princípios”, pontua.

Conforme Lisiane, ao abordar a Reforma Sanitária Brasileira, o Programa mobiliza reflexões e a vontade de fazer o SUS acontecer na prática. “Isso, a partir das ações que empregamos em nossos espaços de atuação, sendo que a integração entre o ensino e o serviço é o foco da efetivação do Sistema que dá certo”, expressa a coordenadora.

 

O Programa da Unesc com foco na Saúde Coletiva

A formação do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) – Mestrado Profissional aprofunda e mobiliza processos reflexivos no fazer saúde dos profissionais, por meio da gestão do cuidado, a fim de que se promovam, em nível de região e estado, movimentos positivos em defesa do SUS e de modos possíveis de fazer o sistema acontecer a partir dos seus pressupostos.

Conforme a coordenadora do Programa, entre as funções do PPGSCol destacam-se a promoção e mediação de encontros que possibilitam aos profissionais e gestores da macrorregião repensar suas práticas. “Queremos, desta forma, ressignificar processos de formação em saúde e torna-los mais humanizados, horizontalizados, com profissionais mobilizados, de modo crítico, com o SUS, utilizando sempre a produção científica como fonte de evidências”, pontua.

 

Hora de garantir a vaga na sonhada graduação

Como uma Instituição completa, prepara para oferecer a excelência em todos os âmbitos de atuação, a Unesc já se prepara para receber os novos acadêmicos em 2024. As matrículas para os cursos de graduação da Unesc já estão abertas aos interessados em ingressar em fevereiro. Para iniciar o sonho de entrar na Universidade não é necessário realizar vestibular, com exceção do ingresso no curso de Medicina. Basta ter histórico escolar em mãos, documentos de identidade e o desejo de dar o primeiro passo.

Para posteriormente concorrer a bolsas de estudo, entre elas do programa estadual Universidade Gratuita, é necessário que o estudante já esteja matriculado, ou seja, é importante que garanta a vaga no curso desejado.

Na página unesc.net/graduação é possível acessar todas as opções em graduação presencial e os diferenciais de cada um.

Mais informações sobre ingresso podem ser obtidas pelo contato (48) 999 150 433.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *