Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Retrospectiva 2023: Reitora da Unesc tem atuação reconhecida por meio de homenagens em diferentes âmbitos

Principal honraria recebida pela presidente da Acafe foi o título de Cidadã Catarinense, em evento realizado na Alesc

A dedicação e a destacada atuação da reitora Luciane Bisognin Ceretta na Unesc foram reconhecidas ao longo de 2023, por meio de uma série de eventos que ressaltaram suas significativas contribuições para a Instituição e a comunidade. Desde homenagens locais até reconhecimentos em âmbito nacional, a conselheira dos Conselhos Nacional e Estadual de Educação foi agraciada com diversas distinções em virtude de seu empenho e comprometimento com a educação superior. O mais recente destaque foi a concessão do título de Cidadã Catarinense, proposto pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

Ao receber tal distinção, a reitora, natural do Rio Grande do Sul, reforçou os laços com Santa Catarina. “Este reconhecimento é um dos mais significativos que recebi. Há mais de três décadas escolhi viver em Santa Catarina, construir minha família, fazer amigos e encontrar felicidade no resultado do meu trabalho. Este estado me proporcionou grandes oportunidades e desde então me encanto pela sua população e pela sua notável capacidade. Santa Catarina se destaca nacionalmente”, compartilhou Luciane.

Outro momento marcante foi a entrega do Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger, concedido pela Câmara dos Deputados, na qual Luciane foi homenageada como uma das três pesquisadoras destacadas nacionalmente. Ela foi a única representante das Universidades Comunitárias a receber esse reconhecimento.

Em outro evento, a cerimônia do Prêmio Líderes (LIDE) Santa Catarina, em Florianópolis, a reitora foi reconhecida na categoria “Liderança Catarinense Destaque Nacional”. Seu papel fundamental na tramitação do projeto Universidade Gratuita, o reconhecimento científico com o Prêmio Mulheres na Ciência e a liderança da Unesc como uma das Universidades mais empreendedoras do país foram destacados como fundamentais para esse reconhecimento.

Além disso, a reitora foi homenageada em diversas ocasiões, como na Câmara de Vereadores de Forquilhinha, com o recebimento da Moção de Aplauso relacionada ao aniversário da Instituição e pelo Prêmio Mulheres na Ciência. 

Em uma cerimônia na Câmara de Vereadores de Nova Veneza, a reitora recebeu uma Moção Honrosa em reconhecimento não apenas pelo excelente desempenho à frente da Universidade, mas também pela parceria com o município, impulsionando o desenvolvimento local e a educação superior.

As homenagens seguiram em Siderópolis, onde a Câmara de Vereadores dedicou Moções de Aplauso à Universidade e à reitora. O destaque nacional de Luciane também foi reconhecido na Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc), recebendo o Mérito da Educação Comunitária.

A trajetória de reconhecimentos culminou ainda com a reitora sendo agraciada com uma Moção de Aplausos pelos vereadores de Criciúma, em virtude de sua nomeação para o Conselho Nacional de Educação (CNE). Além disso, a líder foi honrada pela Polícia Militar, em reconhecimento ao trabalho que desenvolve na Universidade, consolidando assim seu comprometimento tanto com a educação quanto com a comunidade.

“Acredito firmemente que essas homenagens não são apenas fruto de um esforço individual, mas sim da força coletiva de uma equipe comprometida e apaixonada pelo que faz. É a nossa união, dedicação e compromisso com a excelência que nos impulsionam a alcançar patamares cada vez mais elevados. Receber esses reconhecimentos só reforça a responsabilidade que temos em continuar trabalhando com empenho, sempre focados na qualidade do ensino, na pesquisa inovadora e no impacto positivo que podemos gerar na sociedade”, rememorou a reitora.

Trajetória

Luciane Bisognin Ceretta é graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria, possui mestrado em Enfermagem pela UFSC e doutorado em Ciências da Saúde pela Unesc. Possui ampla formação acadêmica em gestão, com quatro MBAs abrangendo Gestão Estratégica de Negócios, Gestão de Pessoas, Gestão Financeira e Gestão de Projetos. 

Além disso, possui oito especializações, sendo quatro na área da saúde e quatro na área de educação. A mais recente foi concluída neste ano pela Universidade de São Paulo (USP). Sua experiência na área da saúde abrange Saúde Coletiva, com foco em Saúde Pública e Educação na Saúde, estudos sobre epidemiologia e gestão em saúde. É uma pesquisadora reconhecida e professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – Mestrado na Unesc.

Sua experiência na educação inclui estudos sobre gestão universitária, acesso e permanência de estudantes no ensino superior e legislação educacional para o ensino superior. Nascida em Faxinal do Soturno, no Rio Grande do Sul, construiu uma carreira profissional consolidada em Santa Catarina. 

Contribuiu significativamente para a saúde municipal em Iporã do Oeste e Criciúma, implementando modelos de atenção primária e unidades de saúde em áreas carentes. Foi consultora da Organização Pan-Americana de Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz, desenvolvendo projetos inovadores para o planejamento e a gestão na área da saúde em diversos estados brasileiros, em parceria com o Ministério da Saúde.

Na área acadêmica, teve uma trajetória ascendente na Unesc, desde professora, coordenadora de curso, diretora de unidade acadêmica, pró-reitora de pós-graduação, pesquisa e extensão até a posição de reitora, fortalecendo a Instituição como referência não apenas no ensino superior, mas também na pesquisa e extensão. 

Além de seu papel na Unesc, Luciane assumiu a presidência da Acafe, liderando iniciativas que ampliaram o subsídio público para o ensino superior em Santa Catarina. Lidera a Comissão de Regulamentação das Universidades Confessionais e Comunitárias Brasileiras junto ao Conselho Nacional de Educação e é membro da Comissão Nacional de Residências em Saúde, representando o Conselho Nacional de Educação.

Recentemente eleita vice-presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB). Recebeu, em 2023, o Diploma de Mérito Educacional do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina; foi homenageada com o Prêmio Mulheres na Ciência pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina; recebeu o Prêmio Líderes da LIDE Santa Catarina na categoria “Liderança Catarinense Destaque Nacional’, e o Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger pela Câmara dos Deputados; Destaque Fiocruz para pesquisadores que buscaram contribuir com estudos para compreender os efeitos da Covid-19 e apoiar municípios brasileiros, além de diversos outros prêmios, honrarias e homenagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *