Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

2023: Ano de reconhecimento e premiações à Unesc

Meses foram marcados por homenagens à Instituição que fez 55 anos (Fotos: Agecom Unesc 2023)

Em mais um ano de realizações e conquistas a comemorar, a Unesc se destaca como um farol de sucesso e excelência acadêmica. Entre premiações e reconhecimentos, a instituição trilhou um caminho notável ao longo do último ano, consolidando sua posição como referência no cenário educacional.

Em meio a desafios globais, a Unesc não apenas superou obstáculos, mas também se destacou sobremaneira no que diz respeito à inovação, comprometimento e qualidade, elevando o padrão de ensino superior na região e participando ativamente do desenvolvimento socioeconômico do Sul.

 

Ranking Universitário Folha e Ranking Universidades Empreendedoras

Entre os grandes destaques do ano está a boa colocação da Universidade no Ranking Universitário Folha (RUF), um dos mais renomados instrumentos de avaliação acadêmica do país. No instrumento de avaliação, a Instituição de Ensino Superior (IES) Comunitária do Sul se consolida como a melhor Universidade não estatal de Santa Catarina, posicionada entre as 20 melhores não estatais do Brasil.

A coleta das informações que resulta no ranking é realizada a partir da utilização de dados nacionais, internacionais e duas pesquisas de opinião realizadas pelo Instituto Datafolha. A edição 2023 da pesquisa avaliou todas as 203 universidades brasileiras. Para qualificação, consideram-se os critérios de Ensino, Pesquisa, Mercado, Inovação e Internacionalização e um detalhado processo que mantém relação com alguns dos mais tradicionais rankings do mundo como o World University Rankings, o Times Higher Education World University Rankings e o Academic Ranking Of World Universities.

A dedicada produção científica e as conexões globais da Unesc corroboram a notável colocação. Na área da Pesquisa e da Internacionalização, a Instituição lidera o ranking entre as universidades não estatais do estado. Além disso, ocupa a terceira posição entre as IES não estatais de Santa Catarina, em Inovação, e destaca-se, em sexto lugar, no mercado educacional e no Ensino.

Ainda entre as grandes conquistas está o destaque no Ranking Universidades Empreendedoras (RUE) de 2023, elaborado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores, a Brasil Júnior. Ao garantir seu lugar entre as dez universidades mais empreendedoras do Brasil, além de conquistar o posto de instituição mais empreendedora de Santa Catarina, a Unesc reafirma sua dedicação contínua à inovação, ao empreendedorismo e à excelência educacional.

O RUE é considerado o maior ranking brasileiro sobre universidades empreendedoras e é um indicador meticulosamente desenvolvido a partir de uma ampla coleta de dados provenientes de diversas fontes, incluindo pesquisas com estudantes, levantamentos realizados por acadêmicos voluntários (embaixadores) e análises de bases de dados complementares. Esses dados alimentam a avaliação das instituições em seis eixos principais: Cultura Empreendedora; Inovação; Extensão; Internacionalização, Infraestrutura; e Capital Financeiro.

Segundo a reitora Luciane Bisognin Ceretta, ambos os reconhecimentos demonstram a excelência acadêmica e a constante busca por Inovação e qualidade no Ensino, características marcantes da Unesc que reafirma o compromisso com o desenvolvimento regional e a formação de profissionais de excelência em diversas áreas do conhecimento.

Conforme ela, a Unesc é uma Universidade Comunitária que demonstra esse caráter, diariamente, ao contribuir com a sociedade e com o desenvolvimento social, econômico, ambiental, cultural e esportivo da região. “Estar nestes rankings tão rigorosos e seletos confirma a posição de destaque que nossa Instituição assumiu ao longo de 55 anos de história. Estamos orgulhosos deste resultado e do crescimento contínuo da nossa Unesc”, acrescenta.

 

Homenagens especiais aos 55 anos de história

Ao longo dos meses de 2023 muitas foram as menções e homenagens recebidas pela Unesc em alusão ao aniversário de 55 anos da Instituição.

Entre os reconhecimentos recebidos estiveram uma Sessão Solene promovida pela Câmara de Vereadores de Criciúma. Sob proposição do vereador Nícola Martins, a homenagem foi aprovada por unanimidade e realizada no Auditório Ruy Hülse, no campus, no dia 19 de abril, sob o olhar atento da comunidade acadêmica e dezenas de autoridades de toda a região.

Ainda em se tratando de legislativo, a Câmara de Vereadores de Siderópolis entregou, no dia 26 de junho, uma Moção de Aplauso à Universidade pelo aniversário em sessão realizada na Câmara do Município.

Outro grande evento de homenagem à Instituição foi realizado a partir de proposição da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). No dia 24 de junho, portanto, mais uma vez o Auditório Ruy Hülse se revestiu da melhor forma para receber a homenagem, proposta pelo deputado Rodrigo Minotto.

 

Premiações na Inovação

Já na reta final de 2023, em 6 de novembro, a Universidade recebeu ainda o prêmio de segunda colocação na categoria Instituição Científica e Tecnológica (ICT) Inovadora no Prêmio de Inovação Catarinense, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Já no dia seguinte, dia 7 de novembro, a Instituição garantiu ainda o prêmio Criciúma Faz Bem, da NSC TV, na categoria Inovação, com o projeto Unesc Connect.

 

Excelência também como espaço de trabalho

Coroando as premiações do ano, a Unesc recebeu ainda a certificação da Great Place To Work (GPTW), entidade que analisa os ambientes organizacionais em mais de 100 países. No resultado, fruto de pesquisa de clima organizacional realizada em junho, a Unesc foi considerada um excelente lugar para trabalhar a partir da análise de dezenas de critérios obtidos por meio da resposta independente e anônima de colaboradores.

A participação na certificação, conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, além de elevar a marca da Universidade e posicioná-la internacionalmente, tem como objetivo a utilização dos dados estratégicos coletados ao longo da pesquisa para definição de ações internas nos pontos a explorar ainda mais e a melhorar.

Estes são dados que demonstram exclusivamente as premiações concedidas à Unesc enquanto instituição de forma geral. Nos próximos capítulos da retrospectiva serão evidenciadas outras premiações voltadas projetos e iniciativas específicas, além da gama de homenagens recebidas pela reitora Luciane Bisognin Ceretta.

 

Experiências que transformam

As matrículas para os cursos de graduação da Unesc já estão abertas aos interessados em ingressar em 2024. Para iniciar o sonho de entrar na Universidade não é necessário realizar vestibular, com exceção do ingresso no curso de Medicina. Basta ter histórico escolar em mãos, documentos de identidade e o desejo de dar o primeiro passo.

Para posteriormente concorrer a bolsas de estudo, entre elas do programa estadual Universidade Gratuita, é necessário que o estudante já esteja matriculado, ou seja, é importante que garanta a vaga no curso desejado.

Na página unesc.net/graduação é possível acessar todas as opções em graduação presencial e os diferenciais de cada um.

Mais informações sobre ingresso podem ser feitas pelo contato (48) 999 150 433.

Hora de garantir a vaga na sonhada graduação

Essa Universidade que tem como premissa a excelência em todos os âmbitos, está com  matrículas abertas para os cursos de graduação aos interessados em ingressar em 2024. Para iniciar o sonho de entrar na Universidade não é necessário realizar vestibular, com exceção do ingresso no curso de Medicina. Basta ter histórico escolar em mãos, documentos de identidade e o desejo de dar o primeiro passo.

Para posteriormente concorrer a bolsas de estudo, entre elas do programa estadual Universidade Gratuita, é necessário que o estudante já esteja matriculado, ou seja, é importante que garanta a vaga no curso desejado.

Na página unesc.net/graduação é possível acessar todas as opções em graduação presencial e os diferenciais de cada um.

Mais informações sobre ingresso podem ser obtidas pelo contato (48) 999 150 433.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *