Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Atividade do curso de Design é o elo
de ligação entre a academia e o setor cerâmico

Com o apoio da Torrecid alunos colocam em prática, a teoria na produção de novos design de superfícies. (Fotos: Vanessa Clarinda/Agecom/Unesc)

O palco do desafio para os acadêmicos da quarta fase do curso de Design, da Unesc, foi o auditório Edson Rodrigues. O objetivo era apresentar, dentro da disciplina Projeto de Design III, propostas finais dos projetos de design de superfícies para o setor cerâmico. Neste semestre, pela primeira vez, a empresa Torrecid do Brasil Fritas Esmaltes, Corantes e Tintas, participou e colaborou tecnicamente na condução dos projetos até a sua conclusão.

No processo de desenvolvimento dos modelos, duas atividades foram inovadoras: a tutoria de um profissional  de Design da empresa para cada grupo de alunos, dos seis formados, até a apresentação para o cliente final, fabricante de revestimentos cerâmicos. Na oportunidade também foi divulgado o catálogo virtual da linha apresentada. A Torrecid, grupo espanhol, produz matérias-primas para o setor cerâmico e está situada na BR-101, bairro Vila Nova, em Içara.

Para avaliar as propostas de cada grupo, foram convidados a gerente de Design, Catia Maldine; o gerente de Recursos Humanos, Lucian Luis e a designer e egressa da Unesc, Geovana Lima Fraga, todos da Torrecid, além da designer de superfície da empresa Dexco, Dienifer Tournier Warmling.

Conforme relatou a professora da disciplina, Catherine Marcon, em conjunto com o professor João Luís, o desenvolvimento do projeto em si, fez, com certeza, um semestre único. 

“Após o lançamento do desafio de criar o design de superfície para uma peça cerâmica decorada, nós fomos amparados pela equipe de designers da Torrecid que, entre outras atividades, esteve lado a lado dos acadêmicos durante todo o processo de desenvolvimento. O passo seguinte foi realizar uma grande pesquisa de mercado, mas principalmente de inspirações para os novos produtos. Após, os alunos trabalharam no desenvolvimento de um conceito que determinou o caminho que iriam seguir nas suas respectivas linhas de produtos cerâmicos. Neste contexto, foi realizada a produção de um moodboard conceitual e uma pré-avaliação do resultado por nós como professores”, explica.

Novidades vindas do Exterior

Segundo ela, nesse meio tempo, estavam ocorrendo as feiras internacionais das quais a empresa participou e visitou. Na volta, os profissionais da Torrecid compartilharam as novas tendências e produtos destaques nas feiras, validando os conceitos criados pelos acadêmicos.

“Foi aqui que realmente eles começaram a esboçar suas ideias, testar ferramentas, trabalhar com materiais de forma manual, criar algumas texturas, fotografar elementos naturais, e tudo mais. Foram realmente, diversos os recursos utilizados para gerar alternativas neste processo. Mas, claro, mesmo sendo muitas ideias possíveis, selecionamos apenas uma proposta de projeto por aluno, a qual foi aprofundada e detalhada para uma pré-banca”, diz.

Protótipos

Ainda conforme a docente, foi a partir do feedback que foi passado pela banca intermediária, alguns pequenos ajustes foram realizados com o acompanhamento da equipe. “Esse processo ocorreu de maneira conjunta, entre os acadêmicos e seus especialistas na fábrica. Ainda, foi realizada a criação dos relevos e texturas pretendidos para a aplicação na peça, os tons foram incorporados ao perfil de cor das impressoras utilizadas na fábrica, e as técnicas foram escolhidas para aplicação conforme a necessidade de cada projeto. Foi muito intenso toda essa experiência”, comenta.

Agradecimento

Catherine ainda aproveitou para expressar o seu agradecimento pelo empenho e dedicação de toda a equipe da Torrecid para com os alunos. “Desde a visita técnica na empresa e o lançamento do desafio fomos muito bem recebidos. Tenho certeza de que foi uma experiência marcante para todos os envolvidos, principalmente para os acadêmicos, visto que, participar de projetos com parceiros com esse naipe, é sempre muito enriquecedor e acaba trazendo mais noção do mercado profissional, neste caso, de como funciona o ramo da cerâmica”, conclui.

O melhor

Para o coordenador do curso, João Luís Silva Rieth, a parceria com a Torrecid resultou em  um dos melhores projetos colaborativos que o curso de Design já desenvolveu. “Nós tivemos uma participação muito intensa por parte da empresa, que assessorou os alunos tecnicamente em todas as fases do projeto. Na apresentação final, os seis grupos demonstraram suas propostas, e a empresa escolheu o projeto mais completo. Porém, eu considero que todos os trabalhos são passíveis de prêmio, devido ao alto nível da qualidade que os alunos atingiram. Essas experiências com projetos colaborativos, que o curso propicia, desenvolvido com várias empresas da região, demonstram esse dinamismo que o curso oferece quando traz para sala de aula os problemas reais no campo do design de produtos”, avalia.

Egressa

Participando da bancada avaliadora, Geovana, egressa do curso, comentou da sensação de ter passado pela experiência como aluna e hoje, como profissional. “Eu também participei dessa disciplina, na época foi com outra empresa, bem na pandemia.  Por isso foi muito desafiador e mais difícil. Isso me levou a estagiar na Eliane Revestimentos, onde me apaixonei pela cerâmica realmente. Hoje na Torrecid, trabalhando como designer de superfície,  está sendo bem gratificante poder estar aqui. Avaliar os produtos dos alunos, na qual eu já fiz parte, está sendo muito gratificante e bem legal”,  comenta.

“Esta experiência foi muito importante, tivemos essa imersão direto com a empresa, na produção do produto, passando por toda parte técnica. Foi a oportunidade de colocar em prática toda a parte teórica, do início ao fim na preparação do produto. Fiquei muito nervoso na apresentação final, porque, como eu falei, é muito importante para nós, como preparo para o mundo do trabalho. Com essa prática, sairemos profissionais melhor qualificados”, analisa José Diego Hipólito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *