Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Ensino

Comunidade de Aprendizagem:
a troca de experiências entre docentes da Unesc

Último encontro do ano aconteceu nesta semana com apresentação do aplicativo Gradepen (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc)

Uma das maiores preocupações dos professores no ano letivo é o período de preparação, de aplicação e correção de provas, atividades que dependem do empenho dos profissionais, além de envolver um tempo considerável para a execução. Para facilitar esta rotina, a troca de experiências de métodos adotados pode ser uma grande alternativa e a Comunidade de Aprendizagem propicia isso nos encontros realizados durante o ano.

Para isso, a assessoria pedagógica da Diretoria de Ensino da Unesc, convidou a professora do curso de Farmácia, Paula da Silva Cardoso, para apresentar o aplicativo Gradepen, ferramenta utilizada para a elaboração e correção de provas.

Quem explica sobre a capacitação é a assessora, Ioná Vieira Bez Birolo. “Nós sempre debatemos a docência do ensino superior e nesta oportunidade, a professora Paula nos trouxe detalhes sobre um programa que auxilia os docentes, tanto na elaboração, como na correção da prova. Este aplicativo agiliza e propicia ganho de tempo e agilidade. Até os estudantes ficam felizes pela rapidez da divulgação das notas e isso é muito bom para todos”, comentou.

A contribuição da professora Paula para a Comunidade de Aprendizagem foi apresentar e mostrar como o Gradepen, disponível para os sistemas Android e IOS, pode contribuir com os colegas. “Apresentei um aplicativo de correção de provas que facilita tanto para a construção da avaliação, de uma forma que fique organizada as questões, que fique de um layout bonito, como também facilita a vida do professor na hora da correção. Em minutos conseguimos corrigir 50 provas, isso apenas com QR Code e um gabarito. Com o uso da ferramenta, consigo, durante uma noite, aplicar a prova, corrigir e liberar a nota”, explicou.

Agilidade

Paula ainda comentou sobre a agilidade nos processos acadêmicos. “O uso do aplicativo facilita muito a vida do professor e também dos estudantes porque o aluno sofre uma ansiedade para saber a nota, e isso facilita para a aula de recuperação e discussão sobre o conteúdo”, concluiu.

“Essa formação foi muito importante para mim, eu não conhecia essa maneira de correção e vai ser muito fundamental a partir do próximo”, avaliou a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Sara Medeiros dos Santos Pizzatto.

Para o ano que vem, o reinício dos trabalhos da Comunidade de Aprendizagem está agendado para fevereiro, em dois encontros. No dia 22, a conversa será com o diretor de Ensino, Marcelo Feldhaus, e no dia 29, a troca de experiências será com o professor do curso de Biologia e coordenador da Assessoria Pedagógica da Diretoria de Ensino, Guilherme Alves Elias. Os encontros acontecem sempre às quintas-feiras, na sala 4 do bloco XXI B.

A assessora Ioná também anunciou que entre os dias 11 e 13 de dezembro serão realizados os últimos encontros da Formação Permanente de Docentes de 2023, para avaliações colaborativas das disciplinas virtualizadas, híbridas e presenciais. Os encontros ocorrerão no bloco XXI B, sala 103, das 14 às 17 horas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *