Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Alunos do Bairro da Juventude participam do concurso “Chefs do Bairro” promovido pela Unesc e
Via Gastronômica de Criciúma

O evento foi realizado nesta terça-feira(31/10) na instituição, com a participação das duas turmas do curso de Cozinha Industrial (Fotos: Décio Batista/Divulgação/Agecom/Unesc)

O dia 31 de outubro de 2023 vai ficar guardado com carinho na memória dos alunos do curso de Cozinha Industrial do Bairro da Juventude. É que eles participaram da primeira edição do Concurso Gastronômico “Chefs do Bairro”, promovido pelo Bairro, Via Gastronômica de Criciúma e Unesc.

O evento é uma forma de avaliar o que os estudantes já aprenderam sobre culinária por meio do projeto de Extensão “A gastronomia na educação de jovens como fator de inclusão social”, gerenciado pelo professor do curso de Gastronomia e coordenador do curso de Gestão de Turismo da Unesc, Lucas Fabricio de Souza Firmino, com apoio dos acadêmicos dos curso de gastronomia, Nutrição e Gestão de Turismo da Unesc.

O desafio dessa terça-feira para os alunos das turmas foi apresentar um prato de “Massa Fresca”, no qual eles foram avaliados em três quesitos por cinco jurados, sendo os avaliadores da tarde os professores da Gastronomia da Unesc Marco Antonio da Silva e Lucas Firmino; o presidente e vice da Via Gastronômica, Odair Woichinevski e Lucas Biava, respectivamente, e da representante do Bairro, Tatiane Magagnin.

Conforme Lucas, coordenador do projeto de Extensão, a ideia do projeto é justamente promover inserções nas aulas do curso de gastronomia do Bairro da Juventude e ensinar propostas diferentes das que estão acostumados nas aulas. “Estamos oferecendo a experiência dos professores e dos estudantes da Universidade para esses adolescentes”, comentou.

O aroma das iguarias produzidas perfumava o hall do Centro Lúdico de Inovação e Criatividade (Clic).Para Odair, presidente da Via Gastronômica de Criciúma, proprietário do Confraria Restaurante, Seu Bragança Bar e Restaurante e Sid Pizzas, essa é uma união de forças visando capacitar os alunos do Bairro.

“Essa parceria tem como objetivo oferecer uma formação qualificada, voltada para a área gastronômica e oferecer uma oportunidade para essa juventude. Os empresários do setor estão colaborando e participando para contratar quem sabe essa mão de obra qualificada. Lá na frente pode ser que um deles, ou vários, se tornem um dos nossos colaboradores nos estabelecimentos da Via ou até mesmo empreendedores da gastronomia”, analisou.

Segundo o diretor de projetos do Bairro da Juventude, Nei de Souza, é muito importante esse tipo de parceria pelo desafio que a instituição enfrenta. “Quando conseguimos unir a Universidade e trazer os empresários da Via Gastronômica, isso fortalece o nosso curso, fortalece o dia a dia dessas crianças e traz a elas experiências que não são contempladas na nossa parte pedagógica. Quando vem um professor de um curso superior e traz seus conhecimentos, isso acrescenta muito ao aprendizado. Confiamos nesse tipo de ação, porque são várias mãos buscando o bem comum para esses alunos”, analisou.

Em cada prato apresentado aos jurados, vários sorrisos também eram distribuídos pelos ‘chefs’. Observando tudo e avaliando cuidadosamente estava o professor Marcos, que enalteceu a importância desse primeiro evento no Bairro. “Para nós que estamos envolvidos, para o mundo do trabalho, termos esses adolescentes que mais tarde estarão atuando numa área que tem bastante carência de profissionais altamente qualificados é muito bom, porque isso estimula o conhecimento, estimula a prática e ao mesmo tempo insere nossos acadêmicos em atividades extensionistas. Foi empolgante ver como eles têm paixão pela cozinha e como eles se envolveram, dando o melhor de si nesse concurso”, refletiu.

A empolgação dos alunos em participar da ação foi observado pelo professor do curso
de Cozinha Industrial do Bairro da Juventude, Cleiton Machado. Ele destacou que foi uma experiência muito bacana e construtiva para os seus alunos. “Esse concurso gastronômico foi a oportunidade deles demonstrarem o que estão aprendendo. Poder fazer as receitas e mostrar suas habilidades, colocando em prática os conhecimentos adquiridos. Foi um grande desafio para todos”, respondeu.

A jovem Maria Luiza Mendonça Domingos considerou a atividade bem inovadora e desafiadora. “Eu já trabalho com isso normalmente em restaurante, mas essa atividade é uma experiência enriquecedora. Aprendi diversas técnicas, coisa que não faço normalmente, mas com a mentoria dos professores da Unesc foi possível. Adorei essa experiência”, agradeceu.

A competição foi realizada nos períodos da manhã e da tarde, sendo que os alunos foram divididos e avaliados em grupos. Como explicou o professor Lucas, as avaliações foram feitas em três categorias: massa, molho e empratamento e criatividade.

“A ideia aqui, como é um concurso acadêmico, não é premiar primeiro, segundo, terceiro lugar e sim destacar de alguma forma, a categoria; ouro, prata ou bronze, ou seja, algum grupo que ficou um pouquinho melhor num determinado aspecto, ou que poderia melhorar em alguma coisa. Porque o que estamos avaliando mesmo são as boas práticas de manipulação dos alimentos”, explicou.

Entre os critérios, as equipes pontuaram pelo sabor, boas práticas na manipulação de alimentos, entre outros itens. Participaram seis equipes no período matutino e quatro no período vespertino.

A ação faz parte do projeto de Extensão “A gastronomia na educação de jovens como fator de inclusão social”, coordenado pelo professor Lucas F. S. Firmino e promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex), por meio da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, aprovado pelo Edital Nº 514/2022 da UNESC. Estão envolvidos professores e acadêmicos dos cursos de Gestão de Turismo, Gastronomia e Nutrição.

Conheça os resultados:

“Chef do Bairro” – Matutino

Galeria de Fotos:

“Chef do Bairro” – Vespertino

Galeria de Fotos:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Chef do Bairro” – Vespertino

Equipe 1 – Massa aos 4 queijos
Massa: Ouro
Molho: Ouro
Empratamento: Ouro

Equipe 2 – Yakissoba com talharim largo
Massa: Prata
Molho: Prata
Empratamento: Prata

Equipe 3 – Spaghetti au poulet
Massa: Ouro
Molho: Ouro
Empratamento: Prata

Equipe 4 – Massa carbonara
Massa: Prata
Molho: Bronze
Empratamento: Prata

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *