Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Comunitária, Unesc também tem
o olhar voltado ao agronegócio

Iniciativas da Universidade contribuem com o segmento, fundamental para a economia do Sul catarinense. (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc)

Não é novidade que o Sul catarinense possui forte aptidão para o agronegócio. São muitas as culturas distribuídas pelas cidades que compõem a região e que contribuem com a economia. Entre elas, pode-se citar arroz, milho, maracujá, banana, entre outras.

A Unesc, reconhecida como a maior Universidade Comunitária do Sul de Santa Catarina, também volta os olhos para este setor e mantém iniciativas que contribuem com o agronegócio.

“O agronegócio é uma das principais forças propulsoras da nossa região e acreditamos que é nosso dever colaborar com o seu desenvolvimento sustentável. A visão da Unesc com relação a este setor não se limita às áreas de Ensino e Pesquisa. Também buscamos ser um parceiro ativo na comunidade, colaborando com instituições, empresas e produtores rurais locais, pois acreditamos que juntos podemos enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que o agronegócio oferece”, salienta a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Diversas iniciativas

Fomentar o pensamento inovador e pensar o agronegócio em novas perspectivas é um dos principais objetivos do Agrotech, um dos dez eixos que compõem o Unesc Connect, o Hub de Inovação da Universidade.

“A Unesc está comprometida em ser uma fonte de conhecimento, inovação e apoio para este e os demais segmentos que alavancam a economia do Sul de Santa Catarina, por isso temos uma temática dentro do Unesc Connect pensada exclusivamente para contribuir com o agronegócio, além de um curso que forma profissionais altamente qualificados, e ainda a parceria com a Procer, uma das empresas que atua dentro do projeto Unesc Labs”, fala a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex), Gisele Coelho Lopes.

A assessora de Inovação e coordenadora do Unesc Connect, Jaqueline Bitencourt, diz que a temática abrange tanto profissionais que atuam no segmento, quanto entusiastas. “Atualmente, a Universidade faz participações em eventos parceiros como a Agroponte, em Criciúma, e o Campo Acelerador, em Jacinto Machado. Nestes movimentos, nós apresentamos toda a nossa expertise em forma de palestras, painéis e workshops”, comenta.

A Instituição ainda possui outra iniciativa que contribui com o setor produtivo regional: o Unesc Labs. Por meio dela, as empresas instalam laboratórios dentro da Universidade, selecionam alunos para atuação nestes espaços e passam a integrar o ecossistema universitário, da mesma forma que os estudantes aprendem com a imersão em uma grande empresa.

Entre as empresas está a  Procer – Agrointeligência em Pós-Colheita, empresa de Criciúma que já ganha o mundo oferecendo soluções para o armazenamento de grãos. Voltada ao setor do agronegócio, ela foi a primeira a utilizar a integrar a parceria e a inaugurar oficialmente seu espaço dentro da Unesc.

O líder técnico de Desenvolvimento de Software da empresa, Wagner Machado Camargo, relata que a parceria possibilita aos estudantes de tecnologia a experiência do cotidiano do processo de desenvolvimento de softwares voltados ao agronegócio. “Realizamos encontros periódicos de capacitação técnica e repassamos as demandas de necessidades reais ao time de estagiários, e estes, supervisionados pelo professor tutor, realizam estas demandas”, diz.

Capacitando profissionais para o setor

A Unesc também forma profissionais para atuarem no segmento. Para isso, conta com o curso de Gestão em Agronegócio, no formato de Ensino à Distância (EaD). Entre os diferenciais, está o tempo de duração: três anos; as disciplinas com os conteúdos em ambiente virtual de aprendizagem, flexibilizando o tempo do aluno; professores conteudistas com experiência e formação na área; possibilidade de participar de projetos de pesquisa e extensão e realizar estágios não obrigatórios; entre outros.

O coordenador do curso, Lucas Fabrício de Souza Firmino, explica que o agronegócio é entendido como a soma de todas as operações de produção e distribuição de suprimentos agrícolas; operações de produção nas unidades agrícolas, independentemente do tamanho; além do armazenamento e processamento dos produtos agrícolas, áreas em que o acadêmico da Unesc poderá atuar após formado.

“A necessidade constante de atualização, e busca por conhecimento na área, ressalta a importância do curso para a região. O egresso pode trabalhar em sua própria organização rural ou em empresas agroindustriais, empresas de produção agrícola e pecuária, comercialização e distribuição de insumos e no varejo de alimentos. Também há oportunidades na área pública, com o desenvolvimento de políticas públicas para o setor, ou em agrotechs e foodtechs, voltados à inovações e soluções tecnológicas”, relata.

Os agronegócios podem incluir também os fornecedores de bens e serviços relacionados à agropecuária; os produtores; os processadores; transformadores e distribuidores envolvidos na geração e no fluxo dos produtos até o consumidor final.

“O nosso curso prepara os estudantes para liderar e gerenciar de forma eficaz os desafios e oportunidades do agronegócio contemporâneo. Nossa abordagem é multidisciplinar, incorporando conhecimentos em administração, tecnologia, sustentabilidade e muito mais, para formar profissionais capacitados a enfrentar os desafios complexos desse setor fundamental não só para a economia, mas à vida”, enfatiza a reitora Luciane Ceretta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *