Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Riso que acalenta e gera esperança 

Quem nunca presenciou a gargalhada de uma criança e se deixou contagiar por ela. Ou sorriu junto com um amigo, um parente, um idoso. Somente com estas afirmativas, e com as lembranças que elas devem ter gerado em sua mente, já é possível concluir como sorrir é terapêutico.

É por isso que as Clínicas Integradas de  Saúde da Unesc receberam um “especialista” na arte de arrancar gargalhadas: o “Risologista”, um personagem criado pelo artista Andrus Tomé que encantou crianças, pacientes, colaboradores e acadêmicos que passaram pelo local na manhã desta quinta-feira (14/09). 

A ação foi realizada em alusão à campanha Setembro Amarelo, que foca na prevenção do suicídio. “A campanha realizada neste mês existe justamente para valorizar o olhar e o conversar com o outro, saber como está se sentindo de verdade e o palhaço traz esta honestidade na maneira de ser e de interagir com as pessoas”, conta Andrus.

Encanto

Com um jaleco branco que leva o seu nome: “Risologista”, o palhaço encantava em cada espaço que entrava. De uma mala, ele retirava um pedaço de papel amarelo, começava a dobra até formar uma flor. Para finalizar e, para a surpresa de todos, ele completava com uma essência que perfumava toda a sala.

Aos poucos, as pessoas visitadas abriram largos sorrisos que contagiaram as salas e consultórios. “Esta honestidade que o palhaço traz do seu treinamento artístico promove a confiança no outro. Aos poucos, as pessoas se abrem, brincam juntas, mas sempre com muito respeito. Este trabalho não é uma simples piada de fazer somente as pessoas rirem, é realmente conectá-la com o seu lado mais humano”, conta. 

Diversas ações na Universidade

Esta não é a única ação com relação ao Setembro Amarelo realizada pela Unesc. Diversas atividades são realizadas ao longo do mês e podem ser vistas por todo o campus. “É uma programação intensa liderada por nossa reitora Luciane Bisognin Ceretta durante todo o mês. São várias palestras, entre outras atividades e a ‘risologia’ faz parte desta programação para proporcionar um momento de interação, risadas, carinho e cuidado para os profissionais, acadêmicos e pacientes”, relata a coordenadora das Clínicas Integradas de Saúde da Unesc, Carine Cardoso. 

“A ideia é trazer um pouco de alegria e conforto, pois quando a pessoa procura um serviço de saúde, é porque há uma necessidade, então trazer isso para este contexto de brincadeira, cuidado e alegria, melhora o dia de todos nós”, acrescenta.

Aceitação

A assistente social do Centro Especializado em Reabilitação (CER II), Priscila Cardoso, revela que a aceitação de quem presenciou a visita do artista foi surpreendente. “Tanto para crianças quanto para adultos, foi uma grata surpresa ter uma presença tão diferente neste ambiente. O Setembro Amarelo foca na valorização da vida e nós pretendemos humanizar os ambientes de trabalho e o acolhimento dos pacientes que atendemos nas Clínicas Integradas de Saúde. O riso é muito importante, pois promove saúde mental, aos colaboradores e aos usuários do espaço”, cita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *