Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Eventos

Autoavaliação é o terceiro tema do
Quadrienal 2021-2024 dos PPGs Unesc

Professores debateram os critérios de avaliação utilizados pela Capes para os Programas de Pós-graduação da Universidade (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc)

Na tarde desta quarta-feira (6/09), a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex), por meio da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DPPG), realizou mais um encontro com os docentes dos oito programas de mestrado e cinco programas de doutorados da Unesc. O encontro faz parte do 2º Fórum da Quadrienal 2021-2024, e teve como tema o “Autoavaliação”.

Para a pró-reitora da Propiex, Gisele Coelho Lopes, a tarde teve a finalidade de discutir um dos elementos de gestão dos Programas de Pós-graduação no Brasil, que é a autoavaliação. “Na medida em que temos os PPGs muito bem planejados, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão regulador dos programas de pós-graduação Stricto Sensu no Brasil, requer uma metodologia de autocrítica para identificar as oportunidades de melhoria contínua no processo formativo dos nossos estudantes”, comentou

Gisele ainda destacou que, nesse caso, uma das funções dos programas é formar professores e pesquisadores. “Este encontro foi muito elucidativo, porque oportunizou a compreensão dos critérios e do modus operandi de avaliação do relatório técnico da Capes, em que instrumentaliza e esclarece a importância de a Instituição criar com os PPGs práticas efetivas para qualificar o processo de autoavaliação para próxima Quadrienal”, pontuou.

A pró-reitora ainda destacou, “Estaremos criando uma metodologia para a universidade em parceria com o Setor de Avaliação Institucional (SEAI), que possibilitará direcionar a dinâmica do processo autoavaliativo dos nossos programas. No ano que vem realizaremos um seminário integrador voltado à autoavaliação para identificar possibilidades de aprimorar o que fazemos”, concluiu.

“Nesta tarde abordamos o tema da ‘Autoavaliação’ dos Programas de Pós-Graduação (PPGs). Este é o momento importante, pois é um novo indicador da Capes, que busca identificar como os Programas constroem suas atividades, os processos de ensino de aprendizagem, de produção, de conhecimento. Temos que entender como nos auto avaliar e comparar com planejamento estratégico do Parâmetro Curricular Nacional (PCN) do curso, verificar como está o curso, como caminha e qual a direção”, explicou o diretor   de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu, Ismael Gonçalves Alves.

No encontro realizado no auditório Edson Rodrigues, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Ângela Cristina Di Palma Back e o coordenador  do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), Robson dos Santos, apresentaram seus cases sobre o tema. 

Quem também passou informações aos docentes sobre a importância do processo de autoavaliação como instrumento de gestão dos PPGs da Capes, foi o professor Thiago Francisco.  “A autoavaliação é um mecanismo importante para potencializar os planejamentos estratégicos dos programas, ampliando as oportunidades de inserção social e do fortalecimento das estratégias de desenvolvimento da formação dos pesquisadores”, resumiu. 

Na avaliação do professor do Programa de Pós-Graduação de Desenvolvimento Social (PPGDS), Alcides Goularti Filho, é fundamental tomar conhecimento sobre as decisões da Capes. “A avaliação dos programas é muito importante. Gostei muito do relato da professora Gisele sobre a reunião em Brasília(DF), de onde saem as decisões nacionais. O que é regulamentado nos atinge diretamente, no nosso cotidiano e nesses encontros estamos fazendo as nossas autoavaliações, em busca da qualidade exigida pela Capes”, avaliou.

“Esses encontros que a Propiex está promovendo são muito importantes para os PPGs não só no âmbito da autoavaliação, que foi o tema discutido hoje, mas todos os demais temas que estão sendo abordados. São critérios fundamentais utilizados pela Capes e precisamos discutir, entender realmente nos detalhes, como que somos avaliados”, argumentou a professora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) e gestora do Escritório de Relações Internacionais, Vanessa Moraes de Andrade.  

Conforme Vanessa, isso servirá para elaborar instrumentos e documentos para também mostrar o que está sendo produzido. “Como a professora Gisele falou: ‘muitas vezes não sabemos mostrar as muitas coisas que desenvolvemos’, então esse tipo de debate em que todos os programas de diferentes áreas se encontram, é benéfico, pois nos mostras como os colegas estão trabalhando, como cada área pensa e contribui para a melhoria dos Programas de Pós-Graduação”, destacou.

O segundo encontro também contou com a participação dos professores das universidades que integram o PPGSP e fazem parte do Sistema Acafe: Uniplac, UNC e Univille, através do Google Meet, mesmo meio pelo qual participaram os docentes da Unesc que não puderam estar presencialmente.

Próximos encontros:

01/11 – O PPGCEM e o PPGSP apresentam o tema: “Produção Técnica”

Em março de 2024, todos os programas com a temática: “Inovação e Transferência de Conhecimento”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *