Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Técnicos do Iparque fazem entrega da revisão do Plano de Saneamento Básico de Arroio do Silva

Planejamento contempla os cenários de crescimento do município; objetivos; metas de curto, médio e longo prazo. (Foto: Divulgação)

Os profissionais do Parque Científico e Tecnológico da Unesc (Iparque) fizeram a entrega oficial da Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico e da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMSB) de Balneário Arroio do Silva.

Fazem parte do planejamento, o sistema de abastecimento de água (SAA); o sistema de esgotamento sanitário (SES); o manejo de resíduos sólidos, a limpeza urbana e o manejo de águas pluviais e drenagem urbana.

O coordenador do Centro de Pesquisas e Estudos Ambientais  do Iparque, Sérgio Luciano Galatto, explica que o PMSB compreende o planejamento dos serviços de saneamento básico e contempla os cenários de crescimento do município, objetivos, metas de curto, médio e longo prazo para universalização do atendimento.

“O plano estabelece programas, projetos e ações necessários para atingir os objetivos e metas; estimativa de investimentos financeiros, ações de emergência e contingência; mecanismos e procedimentos para avaliação sistemática da eficiência e eficácia das ações programadas”, diz.

“O documento norteia o planejamento da universalização do saneamento ambiental e proporciona salubridade do meio ambiente e qualidade de vida da população”, completa.

Ao lado da comunidade

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, relata que esta é mais uma ação que comprova que o Iparque cumpre aquilo que uma Universidade Comunitária se dispõe a fazer, que é estar ao lado da sociedade, contribuindo com a região na qual está inserida. O trabalho realizado em Balneário Arroio do Silva, é mais uma prova disto.

“O Centro Tecnológico da Unesc é o maior e mais completo do Sul do estado. Ao contar com  profissionais qualificados em um ambiente com alta tecnologia, a nossa Instituição presta diversos serviços que contribuem com o desenvolvimento da região. Assim como Arroio do Silva, diversas outras cidades de nossa região são beneficiadas por toda esta expertise”, enfatiza.

Além dos profissionais do Iparque, o ato de entrega contou com a participação do prefeito de Balneário Arroio do Silva, Evandro Scaini e dos membros do grupo técnico de acompanhamento da revisão,  Agda Felisberto, Jorge Luiz Freitas e Paula de Bem.

“O Município contratou o Iparque em virtude da capacidade técnica, dos profissionais habilitados, do conhecimento e dos projetos de desenvolvimento junto à Amesc. Pensando nisso, o trabalho tem sido desenvolvido com conhecimento e responsabilidade, tendo sempre o envolvimento da equipe técnica da prefeitura”, ressalta Scaini.

A cidade é uma das contempladas com o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico, desenvolvido pela Unesc, que visa o planejamento para os  15 municípios do Extremo Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *