Os profissionais do Parque Científico e Tecnológico da Unesc (Iparque) fizeram a entrega oficial da Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico e da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMSB) de Balneário Arroio do Silva.
Fazem parte do planejamento, o sistema de abastecimento de água (SAA); o sistema de esgotamento sanitário (SES); o manejo de resíduos sólidos, a limpeza urbana e o manejo de águas pluviais e drenagem urbana.
O coordenador do Centro de Pesquisas e Estudos Ambientais do Iparque, Sérgio Luciano Galatto, explica que o PMSB compreende o planejamento dos serviços de saneamento básico e contempla os cenários de crescimento do município, objetivos, metas de curto, médio e longo prazo para universalização do atendimento.
“O plano estabelece programas, projetos e ações necessários para atingir os objetivos e metas; estimativa de investimentos financeiros, ações de emergência e contingência; mecanismos e procedimentos para avaliação sistemática da eficiência e eficácia das ações programadas”, diz.
“O documento norteia o planejamento da universalização do saneamento ambiental e proporciona salubridade do meio ambiente e qualidade de vida da população”, completa.
Ao lado da comunidade
A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, relata que esta é mais uma ação que comprova que o Iparque cumpre aquilo que uma Universidade Comunitária se dispõe a fazer, que é estar ao lado da sociedade, contribuindo com a região na qual está inserida. O trabalho realizado em Balneário Arroio do Silva, é mais uma prova disto.
“O Centro Tecnológico da Unesc é o maior e mais completo do Sul do estado. Ao contar com profissionais qualificados em um ambiente com alta tecnologia, a nossa Instituição presta diversos serviços que contribuem com o desenvolvimento da região. Assim como Arroio do Silva, diversas outras cidades de nossa região são beneficiadas por toda esta expertise”, enfatiza.
Além dos profissionais do Iparque, o ato de entrega contou com a participação do prefeito de Balneário Arroio do Silva, Evandro Scaini e dos membros do grupo técnico de acompanhamento da revisão, Agda Felisberto, Jorge Luiz Freitas e Paula de Bem.
“O Município contratou o Iparque em virtude da capacidade técnica, dos profissionais habilitados, do conhecimento e dos projetos de desenvolvimento junto à Amesc. Pensando nisso, o trabalho tem sido desenvolvido com conhecimento e responsabilidade, tendo sempre o envolvimento da equipe técnica da prefeitura”, ressalta Scaini.
A cidade é uma das contempladas com o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico, desenvolvido pela Unesc, que visa o planejamento para os 15 municípios do Extremo Sul.