Após 15 dias da Campanha “Remédios”, no Projeto de Investigação do Infantil 4B do Colégio Marista, nesta sexta-feira (30/06), foi o dia de a turma entregar para a Farmácia Solidária da Unesc todos os medicamentos arrecadados. A campanha resultou em uma visita à Unesc para saber com mais detalhes como funciona esse serviço que ajuda gratuitamente a população com a solidariedade de todos.
A garotada de apenas quatro anos fez questão de entregar todo o material coletado nas mãos da coordenadora da Farmácia Solidária, Indianara Reynaud Toreti. Segundo a professora da turma, Alessandra Bordini de Oliveira, as crianças queriam saber um pouquinho mais sobre os medicamentos. “Fizemos algumas pesquisas e uma campanha de arrecadação de remédio na qual a família Marista nos ajudou . Foi um projeto bem significativo para as crianças e para nós professores. É a sementinha que estamos plantando para desde pequenos terem a consciência de ajudar o próximo”, comentou.
A professora ainda explicou que a sua classe ainda aprendeu sobre como descartar corretamente o remédio vencido, sobre o armazenamento e ainda refletiu sobre poder ajudar as pessoas que precisam e não tem condições financeiras para comprar os medicamentos.
Para buscar mais conhecimento sobre o assunto, já que um dos amiguinhos precisa de medicação diariamente, a professora do curso de Farmácia da Unesc, Bruna Wessler, foi convidada para passar aos baixinhos mais informações sobre o manuseio correto da medicação.
“Em um primeiro momento estivemos no Marista para conhecer a turma e depois com uma estagiária da Extensão, da Farmácia Solidária, voltamos para explicar de uma maneira mais lúdica as formas de guardar um remédio”, comentou
Conforme Bruna, a iniciativa é muito positiva para a conscientização com relação ao uso correto dos medicamentos. “Hoje temos altos índices de intoxicação com medicamentos no público infantil. Isto mostra que a escola se preocupa em levar a melhor orientação aos alunos. Nos sentimos muito felizes e gratificados em poder ensiná-los. São pequenas atitudes que vão aprendendo e que fazem a diferença dentro dos espaços em que vivem”, finalizou.
Agora, todos os itens doados passarão por uma triagem pela equipe da Farmácia Solidária e serão classificados. Na próxima quarta-feira, acontecerá o encerramento das atividades no Colégio Marista, momento no qual será prestado contas aos pais e alunos do resultado da Campanha ‘Remédios’.
Como doar remédios fora de uso ou vencidos
As doações de medicamentos podem ser feitas na própria Farmácia Solidária, situada na Clínicas Integradas ou na Biblioteca (Unesc), no 28º GAC, 9º Batalhão Polícia Militar,, Corpo de Bombeiros, Cruz Vermelha, Delegacia Regional de Polícia, e nas Unidades Básicas de Saúde de Criciúma.
Como consultar a disponibilidade de medicamento
Os interessados em saber da disponibilidade de medicamentos e doações, podem entrar em contato pelo WhatsApp (48) 9-9644-1817. A Farmácia Solidária funciona das 8h15 às 11h30 e das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira.
Galeria de fotos: