Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Alunos do curso de Artes Visuais reproduzem sala da casa do artista Edi Balod na Unesc

Exposição “Rua Lauro Müller, 693” foi aberta na noite desta sexta-feira (30/06) (Fotos: Mayara Cardoso)

O cheiro de incenso, as músicas preferidas, a presença da natureza, a luz baixa e todos os elementos que fazem parte da atmosfera da casa do artista Edi Balod estão reproduzidos no espaço de arte que leva o nome dele, a Sala Edi Balod, localizada no Bloco Administrativo da Unesc. Na noite desta sexta-feira (30/06) foi inaugurada no espaço a exposição “Rua Lauro Müller, 693”, uma produção de acadêmicos do curso de Artes Visuais que, com o apoio do artista experiente, transformaram a sala em uma reprodução de um lar verdadeiramente excêntrico.

Ter contato com a experiência de Edi e o desafio de transportar para o campus a atmosfera da sua casa, para a acadêmica da 5ª fase, Sara Cristina Barcelos de Oliveira, foi um grande prazer. “Nós entramos na casa dele lá no início do projeto, há três meses, e sentimos uma paz, algo que não dá para explicar. É um espaço único, onde há muita coisa, mas parece que tudo tem seu lugar exato e tem um sentido. Foi isso que tentamos reproduzir”, relatou.

“Ficamos muito gratos pelo aceite ao nosso convite e pela generosidade ao nos receber. Muitas vezes ficamos receosos por pedir esse ou aquele objeto para a exposição e ele, sempre muito atencioso, nos deu total liberdade para escolher o que fizesse sentido para o nosso projeto, sugerindo e colaborando muito com o projeto”, acrescentou.

O resultado, para o artista, vai além do plano físico. “É algo que transcendeu uma simples escolha de objetos. Coisa de alma. Eles realmente conseguiram trazer algo que não é palpável. Se criou um clima, uma ambientação, algo que me deixou muito emocionado. Esses alunos são acima da média”, avaliou Edi Balod.

Ao acompanhar todo o projeto e a concretização dele em exposição, a coordenadora do curso de Artes Visuais, Daniele Zacarão, mais uma vez agradeceu a participação do colega e amigo. “Edi Balod não é só uma pessoa. É todo esse universo incrível que o envolve. Mais uma vez ele foi de uma generosidade única e nos permitiu uma experiência única. Apenas gratidão por essa grande inspiração”, pontuou.

Confira aqui a Galeria de Fotos da abertura da exposição

Detalhes que completam a experiência

Além de alunos e professores da Universidade, familiares, colegas e admiradores do artista também fizeram questão de prestigiar a abertura da exposição.

Na trilha sonora os presentes ouviram algo que fazia parte do cenário. Isso porque, junto da mostra com plantas, objetos, louças, obras de arte e tantas outras coisas, a coleção de discos de vinil de Edi Balod foi transformada em playlist no Spotify e em trilha para a exposição.

A seleção das músicas passou pela curadoria do músico Guigo Cardoso, egresso do curso de Artes Visuais da Unesc.

Os acadêmicos participantes da montagem da exposição são Elisa Gonçalves Souza, Emili Ribeiro, Julia Teixeira Francisco, Juliana de Oliveira Patricio, Kauana Cristina Goergen Veselosk, Lidiane Silva Cardoso Ferrari, Marcos Otávio Dagostim da Silva, Michele Sartor Rodrigues e Sara Cristina Barcelos de Oliveira.

A exposição estará aberta para visitação até o dia 28 de julho, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 18h30.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    • Sérgio Brody 2 de julho de 2023

      Foi muito legal ver as obras do meu ex professor Edjão, muito TOP e parabéns aos organizadores.