Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

PPGCEM participa de Ciclo de Palestra no Centro de Tecnologia Mineral no Rio de Janeiro

Fabiano Raupp (Unesc) e Manuel Ribeiro (IPVC) de Portugal foram parceiros nas apresentações sobre sustentabilidade (Fotos: Reprodução/Unesc/Agecom)

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM), por intermédio do professor Fabiano Raupp e do pesquisador português Manoel Ribeiro, participou, na última semana, de um ciclo de palestras promovido pelo Centro de Tecnologia Mineral (CETEM). O evento, que fez parte do painel mensal: “4 as no Cetem”, é vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Com o tema “Desenvolvimento de Materiais Ecoeficientes Utilizando Resíduos”, Fabiano dissertou sobre suas pesquisas voltadas à reutilização de rejeito produzido pela indústria de Extração de Carvão. Ele apresentou o estudo intitulado “Desenvolvimento de novos produtos a partir da valorização de resíduos”.

Segundo o docente, a geração de resíduos é uma questão de sustentabilidade mundial. “Estima-se que para cada 10 toneladas (pessoa/ano) de matéria-prima consumida, mais de 90% se transforma em resíduo após a sua extração. Importantes aspectos técnicos,como características físicas e químicas e soluções de engenharia; econômicos, como disponibilidade de resíduos, pesquisa de mercado e logística de transporte, e ambientais, como legislação, perigosidade e impactos, devem ser considerados para a valorização destes materiais residuais”, explica.

Na avaliação de Raupp, é fundamental estabelecer critérios estruturantes para estrategicamente garantir a efetiva valorização e aplicação. “Assim, critérios sistemáticos de Classificação, Potencialidade, Quantidade/viabilidade e Aplicabilidade (CPQvA), foram estabelecidos como guia para a tomada de decisão do caminho investigativo de transição dos modelos lineares de consumo para modelos de desenvolvimento sustentável apoiados na Economia Circular (EC)”, detalha.

Raupp demonstrou ainda os estudos que está realizando com o reaproveitamento inteligente do uso de cinzas no desenvolvimento de novos produtos cimentícios: Geopolímeros para aplicações ambientais e Zeólitas para aplicação ambiental e agricultura.

O professor português do IPVC, Manuel Ribeiro, apresentou a sua pesquisa “Sustentabilidade dos materiais”, na qual aponta as principais metas ecológicas e os eco-indicadores mais usados em Auditorias Ambientais, com uma breve análise dos cinco materiais com maior contribuição no impacto ambiental e quais perspectivas relativas às suas diminuições num futuro breve.

A doutora Mônica Monerá, (Cetem/RJ), foi a coordenadora dos trabalhos. Mônica Bortini, do Cetem/ES, também participou, sendo a primeira palestrante da manhã. Ela apresentou alguns exemplos sobre a utilização de diferentes resíduos na produção de pavimentos cerâmicos e de vidros transparentes.

O evento contou com cerca de 1.100 ouvintes, sendo que cada um dos três palestrantes teve cerca de 20 minutos para apresentar a sua comunicação, havendo, no final, tempo para responder a algumas das questões colocadas pelos participantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *