Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Arte e Cultura

Espaço Unesc “Toque de Arte” abre nova exposição:
“Caminhar, Coletar, Imprimir”

Os trabalhos em exposição são da artista e professora da Unesc, Angélica Neumaier, do Curso de Artes Visuais (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc)

Da sua sensibilidade de apreciar a vida, a artista Angelica Neumaier, recolhe pelos caminhos e estradas em que transita elementos naturais que se transformam em arte através das suas mãos e criatividade. Folhas, flores, pétalas, gravetos, galhos e tudo que desperta a imaginação é coletado para uma futura impressão.

É sobre suas andanças pelas ruas, vielas e paisagens, que a professora do curso de Artes Visuais da Unesc constrói sua arte na exposição “Caminhar, Coletar e Imprimir”. aberta para visitação a partir da noite dessa terça-feira(09/05), no Espaço Cultural  “Toque de Arte” da Universidade. 

Em suas telas de tecidos e papéis são eternizadas a natureza através da serigrafia, impressão e monotipia. Em cada fragmento essão retratados a beleza abstrata de um olhar artístico, a valorização da perfeição e a admiração pela obra do Divino. 

Segundo a expositora e professora Angelica, o Espaço Unesc “Toque de Arte” é muito importante para a cidade. “Temos poucos espaços abertos como esse aqui em Criciúma, sendo um local com mais de 22 anos de existência, que vem oportunizando que diversos artistas apresentem seus trabalhos. Esse processo que eu exponho aqui é um trabalho de pesquisa que realizo há bastante tempo. Nesta exposição busco despertar no visitante a importância de observar ao seu redor. São vários elementos disponíveis na caminhada, que podem ser coletados , imprimidos e virar uma obra de arte”, comentou. 

A mostra artística faz parte das comemorações do Mês da Extensão, celebrado em alusão ao Dia da Extensão (2 de maio), na Unesc. “Este é mais um importante trabalho realizado pela Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, vinculada à Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex). Estamos muito felizes com essa possibilidade de abrir mais uma nova exposição, em especial de uma professora nossa, uma professora querida e que tem uma sensibilidade para imprimir sua arte por meio da serigrafia. A artista Angelica coleta no seu caminhar a esperança, o colorido da natureza, a alegria de viver e de ensinamentos para nós”, descreveu a diretora Fernanda Sônego.

Segundo a coordenadora do Setor de Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig, o olhar da expositora Angelica é diferenciado para a Arte. “Quanto eu olho para a professora Angélica percebo a sua consciência planetária e o compromisso com a natureza e com as pessoas. O quanto ela tem o interesse e esse espírito em pesquisar cada vez mais, fazer outras buscas, ora dentro de museus, hora na natureza, hora dentro de paleotocas. Ela é assim, essa busca incessante para criar. Uma hora está olhando para o chão, segundos depois já está apreciando o céu, o espaço. Sempre relacionando o cosmos, os microcosmos e os macrocosmos. A nossa professora está muito viva e muito atuante e fazendo isso com muita seriedade suas pesquisas e composições”,  argumentou.

A  Exposição “Caminhar, Coletar, Imprimir…” foi contemplada no edital nº 357/2021. Devido a pandemia eo Covid-19, foi adiada temporariamente e na noite desta terça-feira (9/05), teve abertura oficial, com a presença de autoridades da instituição e convidados. Os trabalhos ficam em exposição até o dia 31 de maio deste ano.

A Mostra está aberta para escolas e para toda a comunidade. Para agendar uma visita monitorada os interessados poderão enviar um e-mail para o setor de Arte e Cultura da Unesc:  cultura@unesc.net ou ligar para o telefone 48-3431-2622.

Dados da  Artista: 

 Angelica Neumaier é pesquisadora e professora do Curso de Artes Visuais – Bacharelado e Licenciatura na UNESC. Possui Mestrado em Educação e investiga a caminhada como prática artística, a partir do caminhar, coletar e imprimir e a arte dos povos originários e sua importância cultural e artística, atuando nas áreas de gravura e da arte contemporânea e seus processos.

Galeria de Fotos:

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *