Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Plano de Desenvolvimento: mais de quatro mil pessoas contribuem com o planejamento da Amesc

A Iniciativa da Unesc visa colaborar com o futuro dos 15 municípios do Extremo Sul Catarinense (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc)

Mais de quatro mil pessoas contribuíram na construção do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Amesc, realizado com os 15 municípios do Extremo Sul Catarinense ao longo dos últimos oito meses. Todas as etapas contaram ainda com participação ativa da sociedade em 60 encontros, entre os lançamentos e workshops e mais de mil contribuições foram consideradas na elaboração do plano. A informação foi repassada pela Pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, juntamente com os coordenadores do Observatório Socioeconômico e de Inovação da Unesc, Thiago Fabris e Melissa Watanabe, durante assembleia do colegiado de prefeitos, na manhã desta terça-feira (28/02), na sede da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc).

O Plano consiste em diagnóstico, visão de futuro e vocações, ecossistema socioeconômico, mapa estratégico, projetos estratégicos e governança. A ideia, analisada juntamente com os chefes dos Poderes Executivos, é de que em abril os documentos sejam encaminhados aos Legislativos de cada município para análise e aprovação para, posteriormente, apresentar à sociedade.

“Foi uma reunião muito produtiva com a participação ampla dos prefeitos no qual definimos algumas ações a serem adotadas a partir de agora. Portanto, a instituição, juntamente com o Executivo fará a apresentação do planejamento e estratégias para a Câmara de Vereadores de cada cidade. Após esse processo, o Executivo solicitará a aprovação deste documento que se transformará em projeto de lei e, a partir daí, a apresentação à sociedade”, explica Gisele.

Paralelo a isso, os coordenadores do Observatório Socioeconômico e de Inovação da Unesc, Thiago Fabris e Melissa Watanabe, realizam, já neste início de 2023, agenda de visitas em todos os municípios para apresentar os dados levantados durante os workshops, faltando apenas as visitas às cidades de Jacinto Machado e Sombrio para a validação dos projetos. 

União

Segundo Gisele, para tornar isso uma realidade precisa da união de todos. “Não conseguimos fazer nenhum tipo de diagnóstico nem tampouco proposições sem a participação popular e sem o olhar de quem vive a região. Somos uma universidade comunitária que atua com a comunidade e que contribui com o fortalecimento de toda a região. A função da Unesc é justamente isso, sinalizar e apontar as oportunidades e desafios existentes a partir das opiniões das pessoas e contribuir de forma efetiva para o aprimoramento e desenvolvimento das ações”, comentou.

De acordo com ela, outro diferencial da proposta é que a governança, ou seja, a orientação ativa sobre a forma como os projetos serão implantados e como os recursos para os projetos estruturantes serão captados, questão que já está dentro do processo de elaboração.

O presidente da Amesc, Almides Roberg Silva da Rosa, também salientou a importância da iniciativa e das estratégias daqui para a frente. “O plano vai nos nortear a desenvolver cada dia mais a região. Temos que estar unidos para que as ações sejam consolidadas. Sabemos que para a vida também tem que haver planejamento e na cidade não é diferente”, finalizou o prefeito de Santa Rosa do Sul e presidente da Amesc.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *