Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Curso de Engenharia Civil da Unesc promove formação abrangente e integrada

Egressos contam as suas experiências adquiridas e falam das oportunidades alcançadas (Fotos: Divulgação e Arquivo/Agecom/Unesc)

Inovação e tecnologia se encaixam muito bem com o curso de Engenharia Civil, amplo em tamanho, história e diversidade. Na Unesc, as oportunidades são diversas e o profissional do ramo sai habilitado para atuar em todas as etapas de uma obra, do planejamento e desenho da planta até a definição dos materiais de acabamento, passando por um estudo rigoroso do solo, cálculo de custos, análises de viabilidade, coordenação de equipes e planejamento das instalações elétricas e hidráulicas.

Para a excelência do processo de ensino-aprendizagem, a Universidade propicia diversos laboratórios específicos de cada área da Engenharia Civil por meio dos laboratório de materiais de construção civil; laboratório de mecânica dos solos e asfalto; laboratório experimental de estruturas e laboratório de geomática (topografia, geodésia e fotogrametria).

Para a coordenadora do curso, professora Elaine Pavei, o uso destes espaços possibilita simulações práticas de vivência real da profissão. “A Unesc, além desses laboratórios, disponibiliza uma ampla estrutura de laboratórios e recursos de informática que dão suporte às atividades do curso, e os acadêmicos têm interação com softwares de uso específico do profissional de Engenharia Civil”, comenta Elaine.

Segundo ela, o curso destaca-se também pela sua atuação no âmbito da pesquisa e da extensão. Já é tradição, os nossos acadêmicos terem os resultados dos projetos de pesquisa e extensão publicados em congressos e revistas de âmbito nacional e internacional”, menciona a professora.

Relação

A estreita relação com o mercado de trabalho também é outro diferencial da Unesc. Conforme a coordenadora Elaine, além de observar as movimentações de mercado, a Instituição consegue atualizar suas práticas docentes a fim de formar profissionais que realmente atendam as demandas do mercado e da sociedade.

O criciumense Carlos Feltrin é um deles. A bagagem que adquiriu na Unesc trouxe uma gama de possibilidades. Atualmente, está trabalhando como Engenheiro na obra de duplicação da Rodovia Castello Branco, em São Paulo, uma via que dá acesso a Alphaville, bairro nobre da cidade paulista e com ampla opção de comércio e serviços.

“É um trabalho complexo em uma região densa de São Paulo, com 26 obras de contenções, 10 de artes especiais, sendo duas pontes sobre o rio Tietê. O setor que atuo na empreiteira executora, é responsável pela área técnica dos projetos de implantação e planejamento executivo. Este empreendimento tem estimativa de impacto em três milhões de usuários por mês. Anteriormente, trabalhei na execução do metrô de Salvador (BA) e no setor de infraestrutura elétrica de Santa Catarina”, enfatiza.

Segundo ele, a carga de conhecimento técnico que adquiriu nos anos em formação na Universidade foi essencial para conquistar as oportunidades do mercado.

Construção

Com espírito empreendedor, o egresso do curso Tiago Prudêncio, 37 anos, é proprietário da Schumacher Construções e gera em torno de 60 empregos diretos e indiretos.  Orgulhoso, ele conta a sua trajetória e conquistas ao longo desses anos. “O tanto que a engenharia tem de desafiadora, tem de apaixonante. A Unesc mora no meu coração. Fiz grandes amigos, tanto no corpo docente quanto no discente. Para mim foi um período de desenvolvimento estudantil, profissional e pessoal. Entrei um adolescente e saí um empresário”, rememora ele, que se formou em 2009.

A empresa de Prudêncio realiza construções de casas de alto padrão em praticamente todos os condomínios da região, obras industriais e comerciais, e construiu a ala nova do Hospital Santa Catarina, local em que atuam os residentes da Unesc.

Empresário

Iago Sartor formou-se em 2019 pela Unesc e, desde então, a palavra mais utilizada por ele é inovação, tanto que hoje tem dois grandes negócios. É sócio fundador da Easy Alert, e juntamente do egresso do curso de Engenharia Civil, Fernando Zomer, atua nesta plataforma de gestão de manutenções preventivas em edificações. Seus clientes são construtoras e síndicos.

Ele também é sócio diretor da Vier Engenharia, empresa especializada em coordenação e compatibilização de projetos em Modelagem de Informação da Construção (BIM). Entre os clientes estão incorporadoras e construtoras.

Segundo ele, todo esse sucesso é graças ao apoio da Universidade. “Além de passar todo o conhecimento técnico, a Unesc é uma grande incentivadora da inovação, dando todo o suporte e auxílio ao acadêmico. Sou grato por tudo o que aprendi e auxílio que adquiri com os professores”, disse. Sartor atua na Vier Engenharia ao lado dos sócios Roberto Burigo, Luiz Bilesimo e Ana Claudia Bilesimo.

Internacionalização

Quem também está conquistando muitos espaços no mercado de trabalho é o egresso do curso de Engenharia Civil e atual pesquisador na Universidade Nacional de Singapura (NUS) Felipe Basquiroto, 30 anos. Em visita recente ao Brasil, ele fez questão de visitar a Universidade e foi recebido pela reitora Luciane Bisognin Ceretta. No encontro, o criciumense contou os aprendizados e as oportunidades vivenciados após os conhecimentos adquiridos na Unesc.

A NUS foi uma das instituições que fez parte da agenda de visitas da Comitiva Internacional composta pela reitora da Universidade e membros de outras instituições de ensino da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). Liderada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e pela Associação, a missão passou por instituições no Japão e em Singapura.

Alegre e orgulhosa, a reitora fez questão de agradecer todo carinho que o egresso tem com a instituição e relembrou a visita à NUS. “Temos grandes talentos pelo mundo e Felipe é um deles. Vemos o quanto sua vivência aqui conosco, desde o Colégio Unesc, foi transformadora. Tive a honra de encontrá-lo em Singapura e ver o lindo trabalho que ele faz por lá”, destacou a reitora.

Os passos iniciais nos laboratórios da Unesc e as aberturas concedidas pelos professores em Criciúma, de acordo com Felipe, foram fundamentais para a caminhada que chegou a outro continente. “O que aprendi, devo à Unesc”, disse o profissional, que atualmente estuda o efeito do aquecimento global nas fachadas de prédios.

 

Ampla atuação

O profissional da área de Engenharia Civil pode atuar na elaboração de projetos, especificação de processos construtivos, execução, supervisão e planejamento de obras, assessoria e consultoria, projeto de estradas e de abastecimento de água e saneamento, geotecnia, avaliações, perícias e pesquisas com novas tecnologias. E na maioria do tempo o engenheiro civil não trabalha sozinho, já que é papel do engenheiro liderar equipes e acompanhar os avanços de uma obra.

 

Portas abertas para a transformação

Os interessados em conhecer e fazer parte das experiências proporcionadas pela Unesc, como a internacionalização e toda a gama de graduação em modelo presencial ou de Educação a Distância (EaD), podem entrar em contato com a Universidade para obter mais informações sobre as inúmeras oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915 0433.

Já quem procura cursos de pós-graduação pode entrar em contato pelo telefone (48) 3431 2626 e pelos cursos técnicos no telefone (48) 3431 2671 ou pelo telefone (48) 3431 4500 (whatsapp).

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos pelo Whatsapp (48) (48) 99644 0170 ou no (48) 3431 2545 e presencialmente das 8h30 às 21h. Mais informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas no site unesc.net. As formas de ingresso ainda podem ser conferidas pelo www.unesc.net/formas-de-ingresso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *