Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Ensino de qualidade em ambiente tecnológico
promove destaque aos cursos da saúde na Unesc

Ensino de qualidade em ambiente tecnológico <br>promove destaque aos cursos da saúde na Unesc
Todos os anos, Unesc entrega à sociedade profissionais capacitados em todas as áreas do conhecimento visando um melhor desenvolvimento social, cultural e econômico da região. (Fotos: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc)

Quando precisamos de um determinado serviço de qualidade, pesquisamos até encontrar um profissional que nos atenda da melhor forma possível, com um trabalho ético e técnico de excelência para nossas necessidades. Isso se aplica ainda mais fortemente quando o assunto é saúde. Se o profissional que nos recebe em seu consultório tiver a formação construída em uma instituição de excelência, que prima pelo trabalho sério e humanizado, é tudo que precisamos para nos sentirmos seguros no nosso atendimento ou de nossos familiares.

Isso é o que a Unesc, única Universidade Comunitária da região, oferece e faz por meio de uma estrutura moderna, professores altamente qualificados e projetos que aliam a teoria à prática, desde o início da formação acadêmica. Tudo isso faz com que os acadêmicos conheçam, desde cedo, como as situações surgem na prática da vida profissional. Ensino de qualidade em ambiente tecnológico <br>promove destaque aos cursos da saúde na Unesc

“Eu vi e vejo na prática a diferença de um olhar diferenciado dos profissionais de saúde para a comunidade. Me orgulha muito saber que na nossa Unesc formamos pessoas que terão olhar científico, ético e humano com seus pacientes, além de uma visão global dos processos, sistemas de saúde e tudo o que envolve esse universo”, salienta a reitora Luciane Bisognin Ceretta, formada em Enfermagem e particular admiradora da área da saúde.

Entre os cursos de graduação da área da saúde da Unesc, estão Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Medicina.

Quem faz Unesc, reconhece

Para o egresso da primeira turma do curso de Medicina da Unesc e diretor técnico do Hospital São José (HSJ), de Criciúma, Raphael Elias Farias, a experiência em uma instituição comunitária foi importante, pois, além da interação entre as profissões, também há a vivência por meio dos projetos de pesquisa e extensão. “A experiência de estarmos em uma Universidade como esta é a interação de toda a equipe multiprofissional, assim como da equipe médica com a comunidade, conhecendo a realidade local, interagindo com a população em todos os aspectos, desde a atenção básica até a atenção terciária de saúde”, comenta.

Ainda segundo ele, a relação da Universidade com o ambiente, por meio da prática desde o início do curso, faz com que os profissionais cheguem ao mercado de trabalho preparados. “Além disso, a Universidade estimula o Ensino e a Pesquisa, bem como a continuidade, seja no nível de pós-graduação, mestrado, doutorado ou na área médica para a residência nas mais diversas especialidades ofertadas pelo curso de Medicina, o que é muito importante”, conclui.

Única Universidade com Centro de Realidade Mista na área da saúde

Enquanto tudo está conectado, a educação não poderia ficar de fora. Sempre atenta à evolução e buscando o melhor para o ensino dos seus acadêmicos, a Unesc inaugurou, em 2022, um Centro de Realidade Mista, projeto inovador e de destaque nacional ao utilizar a tecnologia à serviço da formação de novos profissionais.

O espaço, voltado aos cursos da área da saúde, contribui com a experiência dos alunos no ensino dos acadêmicos e coloca a instituição ainda mais em evidência no que diz respeito à qualidade de ensino, pesquisa e extensão por meio da tecnologia. “O acadêmico consegue ver o corpo humano inteiro em funcionamento por meio de um óculos 3D. Exemplos são: o aluno de Medicina, além de estudar anatomia por meio da realidade virtual ele pode também fazer uma cirurgia por meio desta tecnologia. Já o acadêmico de Enfermagem faz uma série de procedimentos da enfermagem, como aplicar uma injeção, por exemplo, tudo a partir de uma realidade mista”, diz a pró-reitora de Ensino da Unesc, Graziela Amboni Graziela.Ensino de qualidade em ambiente tecnológico <br>promove destaque aos cursos da saúde na Unesc

O Centro de Realidade Mista Antônio Carlos Althoff foi pensado com base no que há de mais moderno na área da saúde e faz parte do Centro de Práticas Inovadoras do Ensino da Saúde. Os alunos de graduação e pós-graduação podem ter aulas de anatomia de uma forma dinâmica e virtual, proporcionando uma experiência muito próxima da realidade. Inicialmente, o Centro ofertará 11 módulos de anatomia e de dois a três módulos de metacirurgia.

Outra novidade é a Microscopia Eletrônica Avançada, utilizada pelos alunos do curso de Odontologia, uma inovação que oferece uma experiência formativa, desenvolvendo competências e habilidades ligadas ao uso da tecnologia.

A adição destes equipamentos contemporâneos é fundamental e pertinente para que seja possível a melhora do acolhimento, do planejamento de ações e de prestação de serviços concedidos pela Unesc gratuitamente à população. Além disso, a incorporação de novos aparelhos fornece aos acadêmicos uma ideia real do que há de mais moderno e inovador na área odontológica.

Inovação proporcionada pela Graduação Multi

A Graduação Multi implantada pela Unesc no primeiro semestre de 2022 também chegou para revolucionar o ensino. Focada no futuro da educação superior, a Universidade iniciou em 2022 a proposta inovadora que propõe ainda maior envolvimento dos estudantes, desde a primeira fase, na prática e na resolução de problemas reais. O novo formato pedagógico para os cursos de graduação possui olhares voltados ainda mais à conexão com os setores produtivo e público, além da sociedade.

“Ao reforçar a relação teoria-prática já valorizada na Unesc, a Graduação Multi envolve os estudantes em seus futuros campos de atuação profissional a partir de aulas em diferentes formatos, aprimoradas com constantes provocações à busca de soluções inovadoras, adequadas ao que o cenário necessita”, reforça a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Ensino de qualidade em ambiente tecnológico <br>promove destaque aos cursos da saúde na UnescConforme Graziela, a Graduação Multi permite que os alunos tenham, desde o início, a prática da profissão escolhida. “Além disso, estamos promovendo integração  entre os cursos, o que possibilita capacitar estes profissionais mais qualificados para o mercado de trabalho, no qual cada dia mais mostra que é importante saber trabalhar em grupo. Uma das grandes dificuldades das pessoas é relacionar-se com os pares, às vezes, não conseguem desenvolver um trabalho em equipe adequado em função de não conseguir estabelecer o respeito e a integração que deve haver entre as profissões. O que muitas vezes priva o paciente de um tratamento multidisciplinar adequado e de melhores resultados. Quando um acadêmico aprende a interagir com outros estudantes, colegas de outros cursos, respeitar a opinião do outro e, juntos, construírem um projeto de saúde para alguém ou para uma comunidade, isso traz de fato a diferença. Estes serão os profissionais diferenciados”, destaca.

Para contribuir ainda mais com a aprendizagem, a Universidade possui ainda diversos serviços e projetos de extensão em saúde, entre eles o projeto Trilho da Saúde, e as Clínicas Integradas, espaço no qual os aprendizados são colocados em prática e uma gama de pessoas da sociedade são altamente beneficiadas.

Portas abertas para a transformação

Os interessados em conhecer e fazer parte das experiências proporcionadas pela Unesc na área da saúde, assim como toda a gama de graduação em modelo presencial ou de Educação a Distância (EaD), podem entrar em contato com a Universidade para obter mais informações sobre as inúmeras oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915 0433.

Já quem procura cursos de pós-graduação pode entrar em contato pelo telefone (48) 3431 2626 e pelos cursos técnicos no telefone (48) 3431 2671 ou pelo telefone (48) 3431 4500 (whatsapp).

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos pelo Whatsapp (48) (48) 99644 0170 ou no (48) 3431 2545 e presencialmente das 8h30 às 21h. Mais informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas no site unesc.net.Ensino de qualidade em ambiente tecnológico <br>promove destaque aos cursos da saúde na Unesc

Excelência comprovada

Em 2022, a qualidade da Unesc foi comprovada por meio das avaliações do Ministério de Educação (MEC). Desta vez, os cursos avaliados foram os cursos em Ead, que resultou em nota máxima aos cursos da Unesc Virtual, que certifica as graduações EAD em Processos Gerenciais e em Marketing, além do semipresencial em Gastronomia, com a nota cinco, a máxima do MEC e os cursos em modelo EAD em Gestão de Turismo e em Gestão de Recursos Humanos com a nota quatro.

Além das notas, os avaliadores destacaram a excelência no trabalho da Universidade, assim como a arquitetura pedagógica inovadora e o material didático de qualidade, pontuando ainda como “notáveis” as infraestruturas física, tecnológica e de capital humano.

Complementando este resultado, a Unesc aparece mais uma vez em uma seleta lista da revista inglesa Times Higher Education (THE), que avalia as universidades em todas as suas missões como ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais, tudo isso, baseado em 13 indicadores de desempenho cuidadosamente calibrados para fornecer as comparações mais abrangentes e equilibradas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *