Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

2022: O ano da virada de chave da Unesc

Consolidação do modelo Graduação Multi foi um dos destaques deste ano da Universidade (Fotos: Arquivo)

“O ano de 2022 foi significativo e marcou a virada de chave da Unesc”. A reflexão é da reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, ao avaliar as intensas atividades realizadas pela Instituição. Amparada nos princípios e valores para cumprir sua missão no ensino, na pesquisa, na extensão e na inovação, a Universidade, que abraça as causas do sul, que é sólida, ativa, transparente, plural, inovadora, tecnológica, forte e participativa encerra mais um período promovendo a qualidade e a sustentabilidade do ambiente de vida nesses 54 anos de história.

Para a reitora, fechar o ano com a Universidade posicionada do modo como está, com as pessoas engajadas e se sentindo pertencentes ao projeto de construção da Instituição, é gratificante. “Eu só tenho a agradecer pelo esforço e dedicação de cada um. Espero que tenhamos um ano de 2023 com muita coragem, muita resiliência, esperança, e muita gratidão por tudo que vivemos juntos e, desenhando juntos os projetos que queremos para a nossa Universidade para os próximos anos”, destaca Luciane, que neste ano passou a integrar os Conselhos Estadual e Nacional de Educação, além de presidir a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe).  

A Unesc, reconhecida como de excelência pelo Ministério da Educação (MEC) e uma das 20 melhores Universidades não estatais do país, com forte destaque nacional e internacional na produção de pesquisas esteve, neste ano, no Ranking Universitário Internacional, conquistando a 9ª colocação como a Universidade mais citada do país na área de neurociência. 

Também recebeu a premiação da Rede Estratégia dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como uma das três melhores Iniciativas Transformadoras do Brasil e, pela terceira vez, recebeu o Troféu Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), além de conquistar, pela sexta vez, o Certificado de Responsabilidade Social do parlamento. 

Recebeu, ainda, neste ano, o título de Universidade mais Empreendedora de Santa Catarina, classificando-se em primeiro lugar no estado no prêmio Reuni Challenge 2022, a maior competição de empreendedorismo universitário do país. Também foi destaque no Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação e esteve entre as marcas mais lembradas no prêmio Top Of Mind, promovido pela NSC Comunicação e Instituto Mapa, por ser a marca mais lembrada entre as instituições de ensino superior do estado. 

“A Unesc possui mais de 50 convênios internacionais, com mais de 100 grupos de pesquisa em parceria com países de todo o mundo. Aqui a pesquisa é pujante, o ensino é de excelência com todos os nossos 54 cursos de graduação com conceitos 4 e 5, e a extensão representada pelos mais de 300 projetos comunitários transforma a vida das pessoas”, enfatiza a reitora, lembrando ainda de outro importante feito: a classificação no ranking internacional Times Higher Education, que avalia as Universidades em todas as suas missões, como ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais, baseado em 13 indicadores de desempenho, colocando-a entre as 150 melhores instituições da América Latina. 

 

Graduação Multi

O ano também foi marcado pelo início de mais um projeto inovador: a Graduação Multi, voltada para os cursos de graduação presenciais e que tem como objetivo desenvolver habilidades e competências integrando os saberes relacionados à profissão escolhida pelo acadêmico, com o desenvolvimento necessário ao cidadão e profissional do século 21. 

Por meio da Graduação Multi, a Universidade se reorganizou e oferece uma contemporânea proposta formativa, muito além do que a Instituição já tinha, muito qualificada e focada na excelência. “Fizemos também uma reorganização no ensino a distância (EaD)  e estamos oferecendo cursos em todo o Brasil, tanto de graduação quanto de pós-graduação. Além disso, organizamos todo o sistema de inovação da Universidade que se transformou em uma referência no país e fora dele”, reforça a reitora.

Por ser uma Universidade Comunitária, a Unesc tem no seu DNA as atividades de extensão, aquelas que, das mais diferentes formas, levam cidadania e conhecimento da academia diretamente para a comunidade. Atualmente, a Instituição conta com mais de 300 projetos vinculados, 21 programas vigentes, 800 acadêmicos bolsistas e mais de 70 acadêmicos voluntários, 75 cursos de graduação presencial e EaD, 51 cursos de especialização, oito programas de mestrado e cinco de doutorado. 

Localizada em uma área de 190 mil metros quadrados, a Unesc conta com 155 laboratórios de ensino, 94 grupos de pesquisa certificados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e 404 projetos de pesquisa. Os atendimentos à população também são evidenciados por meio das clínicas integradas, que atendem, em média, 150 mil pessoas por ano.

“A Unesc nasceu comunitária, se desenvolveu comunitária e será perene como comunitária, um verdadeiro patrimônio intelectual do Sul do estado, que reinveste os seus resultados no desenvolvimento da sua região”, sublinha a reitora.

 

Inovação

Entre as peças que formaram o projeto inédito que marca um novo momento da Instituição está a contínua utilização de espaços diferenciados preparados para o processo criativo colaborativo, os chamados Hubs de Inovação, que fazem parte do programa Unesc Connect, aproximando ainda mais a Universidade da comunidade.

Seu foco é o desenvolvimento regional por meio da inovação e empreendedorismo com possibilidades de criação de novos negócios, fortalecimento dos já existentes por meio de soluções especializadas, transferência de tecnologia ou ainda uma solução acadêmica.

 

Realidade Mista

O metaverso, assunto que tanto tem se falado e que busca unir o mundo real e virtual, já é realidade nas aulas da Unesc. Esse universo ousado e inovador, que coloca a Universidade ainda mais em evidência no que diz respeito à qualidade de ensino, pesquisa e extensão por meio da tecnologia, está disponível aos cursos da área da saúde da Universidade, no Centro de Realidade Mista Antônio Carlos Althoff. O espaço tecnológico proporciona experiências diferenciadas no processo de ensino e aprendizagem, interligando saberes e compartilhando experiências por meio da Graduação Multi.

 

Contribuição

O ano também foi marcado pelo Plano de Desenvolvimento Socioeconômico para a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), com intuito de planejar o futuro juntamente da Administração Municipal e comunidade em geral. Após este processo de percepção, a Unesc fez uma proposição de objetivos estratégicos, de visão de futuro e vai apresentar o resultado do diagnóstico e para onde ele aponta. O planejamento é realizado em parceria com o Sebrae/SC.

 

Apoio ao esporte

O Criciúma Esporte Clube e a Universidade também renovaram a parceria neste ano. Atualmente, a Universidade oferece ao clube toda sua expertise na área da saúde. Além de profissionais capacitados no esporte e formação pessoal, as categorias de base e o futebol feminino também são beneficiados pela parceria, que oferece espaços da Instituição para formação dos jovens atletas. Em contrapartida, os acadêmicos da Universidade possuem oportunidades de estágio no Clube.

Ainda neste ano, em mais uma parceria com o Criciúma Esporte Clube e 16 municípios do Sul de Santa Catarina, a Unesc realizou o Projeto Tigrinhos. Em sua 12ª edição, o projeto beneficiou 50 crianças em cada um dos municípios, levando, muito mais do que aulas e prática esportiva, cidadania e oportunidades.

E as parcerias também se estenderam para o voleibol feminino do Mampituba, o sexto melhor time do país no Sub-19, além de muitos outros projetos importantes para a região.

 

Formação Continuada

Com o compromisso com a formação inicial e continuada de professores e gestores e atenta às demandas, a Unesc realizou atividades de formação continuada em diversos municípios de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, destinada para as redes pública e privada de ensino. A proposta visa contribuir para a construção da identidade e da unidade das formações oferecidas em diversas áreas para profissionais da educação básica, respeitando as especificidades locais e das áreas do conhecimento.

 

Instituto Mix

A história da Unesc Virtual e do Instituto Mix deu mais um passo significativo: a oficialização da parceria com empresários de todo o país que levaram a experiência e a credibilidade das marcas das instituições de ensino de Norte a Sul do território brasileiro. Atualmente, são 32 polos de graduação EaD nos estados de: Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Rio de Janeiro,  Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

 

Selo de Sustentabilidade 

Ciente da missão de educar, inovar e ser exemplo, a Unesc tem como um de seus objetivos, incentivar e implementar ações sustentáveis que gerem impactos positivos nas dimensões ambiental, social e econômica. Como resultado da preocupação e do cuidado com o desenvolvimento sustentável, a Universidade recebeu a Certificação 2030 Today, selo concedido após avaliações minuciosas de estrutura, operação e ações, em relação aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

Empreendedorismo

Foi com a proposta de criação de uma plataforma virtual capaz de diminuir as filas para cirurgias eletivas no Sistema Único de Saúde (SUS), que a equipe de professores e acadêmicos da Unesc, “Filhos de Hermes”, garantiu o título de campeã do Reuni Challenge 2022, considerada a maior competição de Empreendedorismo Universitário do Brasil, e recebeu o título de Universidade mais empreendedora do estado.

 

Passarelas e ampliação das clínicas de saúde

 

O ano também foi de inauguração e ampliação de espaços. Um deles, e muito esperado, foi de mais de 3.600 metros de passarelas que interligam todos os espaços do campus. Houve, ainda, o lançamento das obras de ampliação das clínicas de medicina e de psicologia, oportunizando mais atendimento a toda a população. Para os próximos anos, a Universidade contará com um novo complexo de clínicas construído, o que ampliará de modo significativo o número de atendimentos oferecidos gratuitamente à população de Criciúma e região.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *