Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Professor da Unesc dá dicas para entrar no ano novo com as finanças no “verde”

Foto: Divulgação

Conhecer as despesas e ficar atento às próprias contas. Parece algo lógico, mas é, muitas vezes, sinônimo de problema já que o assunto, se não observado de perto, pode gerar consequências pesadas ao bolso. Por isso, para iniciar bem o ano, é fundamental avaliar os fluxos de entrada e de saída de valores nas finanças pessoais.

O coordenador do curso de Ciências Econômicas da Unesc, Thiago Fabris, dá dicas de como proceder para não ficar no “vermelho”.  “As despesas são de dois tipos: as fixas e as variáveis e, eventualmente, se as receitas superaram as despesas pessoais, se olha a parte de investimentos. O planejamento é anotar e conhecer todas as entradas e saídas”, conta.

Além disso, o professor dá sugestões de como utilizar o 13º salário. Aqui, segundo ele, entra novamente a importância de conhecer muito bem as próprias finanças. “A pessoa que planejou, que já conhece bem a situação financeira e que tem dívidas, precisa quitar, até porque os juros costumam ser elevados. Caso haja sobra, aproveite para o bem-estar, que também é importante. Se sobrar, depois destes gastos, pensa-se em investimentos”, cita.

Investimentos

Para quem pensa em investir, conforme Fabris, as oportunidades estão disponíveis a qualquer instante, sendo elas de baixo risco ou com risco mais elevado. “Isso vai do perfil de cada um dos investidores. Lembrando que estes investimentos devem ser realizados somente se as receitas superarem as despesas. Temos vários exemplos seguros, como os títulos do tesouro nacional, relacionado às emissões bancárias Os mais arriscados são de renda variável como ações, mercado futuro, modelos em que é necessário conhecer bem o mercado para fazer as escolhas”, ressalta.

Ele lembra ainda que o brasileiro tem o costume de investir na poupança bancária, mas faz um alerta. “O que percebemos é que neste caso o investidor acaba perdendo da inflação e geralmente a rentabilidade é negativa quando colocamos o nível de aumento de preços. Existem outras formas que rendem mais”, completa.

Portas abertas para a transformação

As matrículas para o primeiro semestre de 2023 já estão abertas na Unesc, sendo que os interessados em conhecer e fazer parte das experiências proporcionadas pela Unesc, como toda a gama de graduação em modelo presencial ou de Educação a Distância (EaD), podem entrar em contato com a Universidade para obter mais informações sobre as inúmeras oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915 0433.

Os interessados nos cursos de pós-graduação podem entrar em contato pelo telefone (48) 3431 2626 e pelos cursos técnicos no telefone (48) 3431 2671 ou pelo telefone (48) 3431 4500 (whatsapp).

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos pelo Whatsapp (48) (48) 99644 0170 ou no (48) 3431 2545 e presencialmente das 8h30 às 21h. Mais informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas no site unesc.net.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *